Em geral, as causas dos acidentes aéreos costumam ser esclarecidas rapidamente, graças às famosas caixas pretas , em que são gravados os d...

5 misteriosos acidentes aéreos



Em geral, as causas dos acidentes aéreos costumam ser esclarecidas rapidamente, graças às famosas caixas pretas, em que são gravados os diálogos da tripulação, além das conversas com os centros de controle e outros dados importantes dos voos. Contudo, ao longo da história da aviação civil e militar, algumas tragédias ficaram sem uma resposta concreta. Veja abaixo cinco desses acidentes misteriosos.


1Egyptair Voo 900 • Oceano Atlântico

FOTO | WIKIMEDIA

Aconteceu em 31 de outubro de 1999. O avião da EgyptAir que fazia o trajeto entre Los Angeles e o Cairo, com escala em Nova York, mergulhou vertiginosamente no Oceano Atlântico, causando a morte das 217 pessoas que se encontravam a bordo, entre as quais 33 políticos egípcios. Houve divergências sobre a causa do acidente. Nos Estados Unidos, os investigadores presumiram que o copiloto era um maluco suicida que teria derrubado o avião por motivos desconhecidos. No Egito, disseram que a aeronave fora afetada por falhas mecânicas. A verdade é que jamais se saberá o que realmente ocorreu naquela data. Na gravação da caixa preta, o piloto dizia, com voz de pavor:
O que é isso? O que é isso? Você desligou os motores!
Enquanto isso, o copiloto repetia:
Eu confio em Deus... eu confio em Deus.


2Avengers Voo 19 • Triângulo das Bermudas

FOTO | WIKIMEDIA

No dia 5 de dezembro de 1945, cinco aviões Avenger decolaram de Fort Lauderdale, na Flórida, com 14 pessoas a bordo, em uma missão de treinamento da marinha dos Estados Unidos. O céu estava claro. Mas, após 90 minutos de exercícios aéreos, a torre de comando perdeu o contato com os pilotos, e nenhuma das aeronaves jamais foi vista novamente. Muitos supõem que os aviões explodiram simultaneamente, já que sumiram do radar em um piscar de olhos. O acidente deu origem à lenda do Triângulo das Bermudas.
VEJA TAMBÉM


3Voo 191

FOTO | WIKIMEDIA

O Voo 191 não se refere a um acidente específico, mas, digamos assim, a uma 'maldição', pois diversas tragédias já ocorreram envolvendo viagens aéreas designadas com aquele número. Desde 1960, cinco voos com o número 191 sofreram acidentes fatais, incluindo o pior desastre de avião na história norteamericana, da companhia American Airlines, que resultou na morte de 273 pessoas. Em 2012, no voo 191 da JetBlue Airways, o piloto enlouqueceu em pleno ar e começou a discursar sobre religião e sobre os terroristas dos atentados ocorridos em 11 de setembro de 2001. Ele foi expulso da cabine pelo copiloto e controlado pelos passageiros. Em terra, acabou internado em um hospital psiquiátrico.


4Pan Am Voo 7 • Oceano Pacífico

FOTO | RUTHAS

No dia 8 de novembro de 1957, o Voo 7 da Pan Am, que se dirigia de San Francisco a Honolulu, caiu misteriosamente no Oceano Pacífico. 44 pessoas perderam a vida. Uma semana mais tarde, vários corpos foram vistos flutuando perto do Havaí. A causa do acidente permanece desconhecida. Relatórios médicos revelaram que os passageiros tinham níveis elevados de monóxido de carbono em seus organismos. Algumas das teorias atuais envolvem vingança de um membro da tripulação, fraude de seguros e falha do motor.


5Star Dust • Cordilheira dos Andes

FOTO | RUTHAS

O Stardust pertencia à British South American Airways. Em 2 de agosto de 1947, no trajeto entre Buenos Aires e Santiago, o avião desapareceu na Cordilheira dos Andes. Antes de sumir, a aeronave transmitiu uma intrigante mensagem em código Morse: STENDEC. Nunca se soube o que realmente ocorreu com o avião. O destino da aeronave e de seus ocupantes permaneceu desconhecida por meio século. Nos anos 90, os destroços do avião foram encontrados em uma geleira e, em nova investigação, realizada em 2000, os especialistas concluíram que a queda da aeronave foi ocasionada por más condições climáticas. Até aquele momento, havia várias especulações sobre o acidente, tendo se cogitado até mesmo de abdução por extraterrestres. Qualquer que tenha sido a causa, o significado de STENDEC é um mistério até hoje.

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE
leia também