Um extenso muro separa a densamente povoada cidade de Tijuana , no México, da área urbana de San Diego , nos Estados Unidos, 33ª cidade mais...

Imagens da fronteira México-Estados Unidos

Um extenso muro separa a densamente povoada cidade de Tijuana, no México, da área urbana de San Diego, nos Estados Unidos, 33ª cidade mais rica do mundo.




Na verdade, a barreira não se limita a essas duas cidades. Ela tem mais de 3.000 quilômetros, estendendo-se, de forma descontínua, desde a foz do Rio Grande, no Golfo do México, até as praias do Border State Park, que é banhado pelo Oceano Pacífico.





A região fronteiriça é caracterizada por desertos e sol abundante. Em determinado trecho, o muro se alinha com os rios Grande e Colorado, dois obstáculos naturais nos quais muitos já perderam a vida, na tentativa de alcançar as terras do país mais desenvolvido (5.000 mortes nos últimos 13 anos).




Do lado dos Estados Unidos, a vigilância é constante e ferrenha, não só para conter a imigração ilegal, como também para coibir o perigoso tráfico de drogas que assola a região.




Infelizmente, não só a condição humana é afetada nesse monumento de segregação, mas também o meio-ambiente, pois algumas espécies animais, especialmente de gatos selvagens, têm sido levadas à extinção, por serem privadas do acesso às fontes de água no deserto causticante.









Foto: Tomas Castelazo

Veja onde fica, no Google Maps:



fonte:Wikipedia

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE
  1. Creedo. Não sabia desses muros ou dos gatos selvagens :/ esse povo priva até os animais de sobreviverem? Em parte eu apoio essa segregação, já que evita de estrangeiros tomarem os empregos de muitos americanos. E o país precisa cuidar de quem está dentro de lá, e não de fora :/
    Beeijos <3

    ResponderExcluir
  2. Além de terem roubado territórios do México (Califórnia, Texas, Novo México e outros), os americanos ainda cravaram esta cicatriz na fronteira entre os dois países.

    ResponderExcluir
  3. eu tbm acho uma pena, mas libera tudo pra ver oq acontece.... eh um assunto muito delicado....

    ResponderExcluir
  4. Se liberar, os americanos fumam o Mexico!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Meu mone: Sergio e moro em NJ USA
    Sou ex-brasileiro e moro aqui nos USA. Concordo plenamente com o muro. Temos que evitar que vagabundos brasileiros e mexicanos venham tirar o nosso sossego. Fiquem onde estao e comam o lixo que o governinho que voces cansam de eleger preparam para voces. Fiquem longe de nos. Aqui nao tem violencia e assim espero que continue. Paiseco que da 80% de credito de governo para Lula e Dilma nao merece coisa melhor. Nem do futebol podem mais se orgulhar.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo1/1/12 22:01

    Ao Sergio que mora nos EUA, eu queria dizer em primeiro lugar que os brasileiros realmente não gostam de viados, deve ser por isso que vc foi morar nesse país onde é considerado cidadão de 5ª classe, e ser comido por gringos que deve ter a cabeça do pau verde da cor do dólar...Um beijão na sua bunda!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Quando entrarmos,feche a porta e tranque.

    ResponderExcluir

leia também