Eis aí duas coisas importantes em nossa vida. O apetite não é só para a comida. Lembrar que a vida é um alimento precioso. Feliz, pois, a...

Apetite e inapetência

apetite viver autoajuda ambiente de leitura carlos romero

Eis aí duas coisas importantes em nossa vida. O apetite não é só para a comida. Lembrar que a vida é um alimento precioso. Feliz, pois, aquele que não é inapetente para a vida. Mas lembrar, desde já, que apetite não deve se confundir com gula. Gula é o abuso do apetite.

Ah, como é bom a gente estar com apetite diante da mesa cheia de bons pratos! E a sabedoria divina criou a saliva para que o alimento seja bem digerido. Aí entra a participação da água, que sem ela não há vida.

Triste aquele que diz: “estou sem apetite”. Apetite não só para a comida, como para a própria vida. Estão aí as crianças, sempre com água na boca para existência, que lhe surge como um prato delicioso. Vejam como a criança sorri, corre, pula, grita, diante do fenômeno da existência. E não sei a razão dessa corrida, se ela tem tanto tempo para viver...

Existe, também, o apetite para o conhecimento, que é a curiosidade. Quem não tem curiosidade, não aprende. Não satisfaz a fome da ignorância.

Deus dotou o mundo de muitas belezas que o homem ainda não soube aproveitar. Daí a sua inapetência, o seu pessimismo, o seu mau humor, a sua depressão.

As plantas nunca estão com inapetência. Equilibradas nas raízes, elas procuram logo o estrume, a luz, a água para matar a sua ânsia de viver, o seu apetite para a vida.

A vida é isso, leitor. Nada de inapetência, nada de enjoo, nada de cara amuada, nada de mau humor, nada de dizer: “tudo bom e nada presta”. Que estupidez pessimista!

Você já viu a cara de um homem sem apetite diante da comida? Chega a dar dó.

As crianças têm muito o que nos ensinar. Ensinam apetite para a vida, ensinam alegria onde há tristeza, ensinam curiosidade onde há saciedade.

E que dizer do apetite para a leitura? Este é um bem aventurado. E com que ganância eu agarro este livro! O livro, que seria deste iPad sem ele?

Viver, leitor, é, em suma, ter apetite. Apetite para as muitas coisas deste mundo, do qual somos transitórios passageiros...

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE

leia também