A figura acima, divulgada pelo Instituto Geológico dos Estados Unidos , nos dá uma noção da 'pouca quantidade' de água que existe n...

Toda a água da Terra não passa de uma pequena gota


A figura acima, divulgada pelo Instituto Geológico dos Estados Unidos, nos dá uma noção da 'pouca quantidade' de água que existe na Terra, em comparação com os seus elementos sólidos.

Se todo o líquido do planeta pudesse ser concentrado em um único ponto, resultaria em uma esfera de diâmetro menor do que a região Norte do Brasil.

O estudo leva em consideração toda a água que flui na crosta, na atmosfera e no subterrâneo terrestres, incluindo os oceanos, rios, lagos, geleiras e até a água que entra na composição dos seres vivos.

Também é pequeno o volume do ar que nos envolve. Na imagem abaixo, todos os gases atmosféricos estão concentrados em uma bolha de diâmetro menor do que o continente europeu.


Dessas ilustrações resultam duas conclusões: (1) a Terra não é o 'planeta água' que muitos pensam; (2) não é à toa que tanta gente se preocupa com assuntos como desertificação, emissão de gases tóxicos e poluição das águas.

Fonte: USGS

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE
  1. Muito curioso a água estar justamente no continente norte americano não ?

    ResponderExcluir
  2. Olá, Mimi,
    Dê uma nova olhada. Agora a água é toda nossa.
    A bolha está em cima do Brasil :)

    ResponderExcluir
  3. Vamos pegar todo o oceano, que cobre 2/3 da superfície do planeta e com profundidades maiores que o Monte Everest, juntamos tudo em um único ponto e o resultado seria uma bolha menor que o norte do Brasil.

    Estão nos tirando pra retardado né? E os continentes nisso, seria o que? Menor que Floripa?

    fala sério...

    ResponderExcluir
  4. isso é a maior mentira!!!!!
    não se pode acreditar nisso,
    esse ponto seria apenas a água contida nas nuvens acima de nossas cabeças que são verdadeiros rios flutuantes,PESQUISEM!!!

    ResponderExcluir

leia também