A revista cultural Bula elaborou uma ótima lista com as 15 melhores músicas da MPB de todos os tempos . No entanto, a julgar pelos coment...

As 10 Melhores Músicas da MPB



A revista cultural Bula elaborou uma ótima lista com as 15 melhores músicas da MPB de todos os tempos. No entanto, a julgar pelos comentários, os leitores consideram a relação um tanto injusta, por ter deixado de fora diversas composições reconhecidamente geniais.

Na verdade, quando se trata de "lista de melhores" nunca há consenso. E a coisa fica ainda mais complicada quando o assunto é música popular brasileira, com tantas obras magníficas, merecedoras dos primeiros lugares.

Em contraposição à Bula, apresento essa modesta seleção com outras 10 excelentes obras musicais brasileiras, considerando, principalmente, a mensagem trazida no texto das canções.

Responda a enquete no final e indique, em seu ponto de vista, qual a melhor das canções listadas ou alguma outra que merecia estar nessa relação.


10O Sal da Terra

Intérprete: Beto Guedes
Letra: Beto Guedes / Ronaldo Bastos
Música: Beto Guedes / Ronaldo Bastos

Um dos mais bonitos lamentos contra as atrocidades que são cometidas diariamente contra o planeta Terra. A letra da música conclama todos a uma reflexão sobre a importância de cuidar desse pequeno ponto do espaço, que nos acolhe com os seus frutos e que nos dá condições de sobrevivência. É preciso que todos reunam suas forças para atingir um objetivo comum: a igualdade entre os povos.




9Luar do Sertão

Intérprete: Maria Bethânia
Letra: Catulo da Paixão Cearense
Música: João Pernambuco (ver Wikipedia)

A autoria dessa bela canção nordestina foi alvo de disputa entre Catulo da Paixão Cearense, que se dizia o único autor, e João Pernambuco, que se queixava de ter sido vítima de plágio. Atualmente, a letra é atribuída a Catulo e a música é atribuída a João, com base em depoimentos de personalidades como Heitor Villa-Lobos e Mozart de Araújo. É uma das músicas brasileiras mais gravadas de todos os tempos, tendo sido, inclusive, interpretada pela atriz Marlene Dietrich durante visita ao Brasil.




8Tempo Rei

Intérprete: Gilberto Gil
Letra: Gilberto Gil
Música: Gilberto Gil

A passagem do tempo é um tema recorrente nas canções brasileiras e internacionais. Mas esta, com certeza, é a melhor. Gilberto Gil brinca poeticamente com a vaidade humana, chamando a atenção para o implacável caminhar do relógio, que, no final, transforma tudo em poeira.




7As Baleias

Intérprete: Roberto Carlos
Letra: Roberto Carlos / Erasmo Carlos
Música: Roberto Carlos / Erasmo Carlos

A dupla de compositores de grande sucesso comercial é venerada e, ao mesmo tempo, rejeitada por muitos. Nessa música, Roberto e Erasmo abandonam o tradicional romantismo que tanto caracteriza a sua obra e incursionam em um tema delicado, alertando sobre a necessidade de preservação das espécies, em particular das baleias. Não se pode negar que a música tem uma letra tocante.




6Monte Castelo

Intérprete: Legião Urbana
Letra: Renato Russo (cit. Soneto 11, de Camões, e Carta aos Coríntios, Cap. 131)
Música: Renato Russo

Com transcrições da Bíblia, a letra desta canção fala da importância do amor entre os seres humanos. Monte Castelo é o nome do local onde a FEB (Força Expedicionária Brasileira) ganhou sua principal batalha durante a Segunda Guerra Mundial - ou seja, uma alusão a um ato de desamor da humanidade. O título, portanto, é uma referência antagônica à mensagem da letra.




5Terra

Intérprete: Caetano Veloso
Letra: Caetano Veloso
Música: Caetano Veloso

A letra da música tem duplo sentido. É uma homenagem à Bahia e, ao mesmo tempo, ao Planeta Terra. O compositor enaltece a beleza da visão globo azul, isolado no meio do espaço. O sussurro do intérprete enfatizando a palavra 'Terra' é um dos momentos mais marcantes da música brasileira (leia mais: A Terra de Caetano Veloso)




4Rosa de Hiroshima

Intérprete: Secos & Molhados
Letra: Vinícius de Moraes
Música: Gerson Conrad

Poema de Vinícius de Moraes, musicado por Gerson Conrad. A canção é um grito pacifista e antinuclear. Fala sobre os bombardeios atômicos que aniquilaram as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, durante a Segunda Guerra Mundial (Wikipedia).




3A Novidade

Intérprete: Os Paralamas do Sucesso
Letra: Gilberto Gil
Música: Bi Ribeiro, Herbert Vianna e João Barone

A música faz uma metáfora entre o onírico surgimento de uma sereia na praia e as diferenças socials. Enquanto os poetas veem o ser mitológico com admiração, a classe menos favorecida visualiza a beldade marinha como um simples alimento. Carnaval e fome total são os dois elementos utilizados por genial Gilberto Gil para descrever o abismo que separa as classes sociais.




2Apesar de Você

Intérprete: Chico Buarque
Letra: Chico Buarque
Música: Chico Buarque

A canção, por lidar implicitamente com a falta de liberdades durante a ditadura militar, foi proibida de ser executada nas rádios brasileiras pelo governo do general Emílio Garrastazu Médici. Só foi liberada oito anos mais tarde, no final do governo de Ernesto Geisel. A cantora Clara Nunes, que regravou a música 'sem saber de seu tema implícito', foi obrigada a se apresentar nas Olimpíadas do Exército de 1971 para compensar o mal-entendido (Wikipedia)




1Aquarela

Intérprete: Toquinho
Letra: Toquinho
Música: Toquinho / Maurizio Fabrizio

A música foi gravada primeiramente na Itália, e sua letra surgiu das mãos de um compositor italiano (Guido Morra). Mesmo assim, não podemos dar o braço a torcer, porque nela tem o traço de Toquinho, com sua melodia que remete às boas lembranças da infância. Vamos dizer, assim, que a canção, com sua letra em português traduzida pelo próprio Toquinho, é brasileira e, como tal, é simplesmente a melhor. Ela fala de coisas boas, de bons momentos e, no meio de tudo isso, da incerteza do futuro, que é uma nave que ninguém sabe ao certo onde vai parar...

Leia mais: A História da Música Aquarela.






Outras músicas indicadas pelos leitores:


COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE
  1. Oi, Carlos!
    Eu seria péssima para fazer uma lista com as melhores músicas brasileiras, pois a cada dia descubro uma música nova, principalmente aquelas que não são do meu tempo. Prefiro até não fazê-la. Tenho ouvido mais músicas antigas, para conhecer mesmo! Gostei que na lista da revista Bula esteja Cartola. Ontem ouvi uma música em várias versões: "Kalu" de Humberto Teixeira, entre elas, a minha amiga Cristina Motta :), Chico, Maria Bethânia, Angela Maria.. mas preferi quem gravou primeiro: Dalva de Oliveira. A música é sonoramente feliz e nostalgia. Imagino que a minha adoraria ouví-la. Se eu a colocaria em uma lista.Lógico que não! Não vou fazer lista! (rs*)
    Parece que no passado, o sentimento era melhor expresso e de forma bem simples e acessível para aquele brasileiro, muito mais sensível as questões do cotidiano.
    Da sua lista gosto de "Sal da Terra", mas como cantor, Beto Guedes deixa a desejar. Final de semana que passou, comprei o CD do Flávio Venturini recém lançado. Pena que os festivais de Boa Esperança e Clube da Esquina não existem mais.
    Vou te confessar uma coisa, eu não gosto do Renato Russo. Me xingue!! :D
    Bom fim de semana!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  2. Tem musicas que são horrivel como,sal da terra,luar no sertão com Maria Bethania,terra com Caetano Veloso,tempo rei com Gilberto Gil, novidade com os paralamas do sucessos,olhe que sou dos anos 50 e maiorias destas musicas nunca tinha ouvido nos radias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pôxa, Anônimo. Acho que pelo menos "Tempo Rei" não merecia esse adjetivo tão tenebroso :)

      Excluir
  3. Eu daria mais enfoque a música propriamente dita que a letra, pois letra é poesia, já a música é em essência a melodia. Não considero por exemplo Cartola como grande compositor do samba brasileiro, mas sim como grande poeta do samba brasileiro. Ele não tinha tantas melodias que se tornaram clássicas assim, fora As Rosas Não Falam. Logo, segundo meu entender, é complicado fazer uma seleção colocando mais em primeiro plano a letra. Ao mesmo tempo......letra é também essencial. Acabei voltando a estaca zero.Complicado né?rsrssrsr

    ResponderExcluir
  4. Dez é muito pouco, só do Roberto sinto falta de Fera ferida e Detalhes

    ResponderExcluir

leia também