A Rádio Tabajara, de que fui um dos seus diretores, está aniversariando, completando 80 anos. Portanto, batamos palmas, cantando-lhe os par...

Parabéns à Rádio Tabajara

A Rádio Tabajara, de que fui um dos seus diretores, está aniversariando, completando 80 anos. Portanto, batamos palmas, cantando-lhe os parabéns. Eis aí uma instituição que merece a nossa admiração e o nosso respeito. Tanta gente para recordar, desde o irrequieto Pasqual Carrilho, ao sereno Orlando Vasconcelos. E Nelie de Almeida, com sua linda voz e a sua simpatia? E o nosso ex-deputado Fernando Milanez, que foi seu locutor com uma voz bonita e serena?

Sei não, a Rádio Tabajara daquele tempo me dá muitas saudades. E eu desejava tanto ser seu cantor... Mas fui eliminado num concurso de calouros, quando cantei “Balalaica”. Foi uma vergonha.

Orgulho-me de ter promovido, naquela emissora, um programa de música erudita, que foi um sucesso. O programa chamava-se “Paisagem Sonora”. Tinha muitos ouvintes, inclusive o professor Flósculo da Nóbrega, que chegou a telefonar para a rádio pedindo o “Va pensiero”, da ópera Nabuco, de Verdi.

A Rádio Tabajara sempre foi uma instituição que imprimiu muito respeito. Era lá que se realizavam as posses dos imortais da nossa Academia de Letras, dentre outras importantes solenidades.

Desejei ser seu cantor e nada, seu locutor também e nada, mas terminei como seu diretor, que para mim foi uma honra. Soube que meu retrato lá está, numa galeria.

A Tabajara teve ótimos diretores, a exemplo de Carmelo Santos Coelho e do ex-ministro Abelardo Jurema, cuja crônica “Do teatro da guerra”, sobre a segunda Guerra Mundial, era declamada diariamente.

A emissora mantinha a Hora da Saudade, que fazia muita gente chorar. Meu pai, José Augusto Romero, tinha um programa espírita chamado Neblina Espiritual.

É verdade que, com a TV, o rádio perdeu a receptividade que tinha. Mas a vida é assim, um festival de mudanças.

Termino a crônica desejando que a Tabajara continue difundindo música, cultura e informação.

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE
  1. Anny Karoline Ramalho Silva24/11/23 10:14

    Sou neta do locutor que foi da rádio tabajara o senhor Antônio Ramalho Silva

    ResponderExcluir

leia também