O Dr. Giovanni Londres da Nóbrega era mesmo uma figura. Médico com doutorado em São José do Rio Preto, mal chegou a João Pessoa e já possuí...

O split


O Dr. Giovanni Londres da Nóbrega era mesmo uma figura. Médico com doutorado em São José do Rio Preto, mal chegou a João Pessoa e já possuía grande clientela. E olha que nem convênios tinha.

Homem de muitos amigos, havia aqueles da caminhada matinal. Tinha os colegas do Sindicato. E os da roda cativa, no MAG Shopping (que insistem em chamar mégui).

Solteirão convicto (foi sócio-atleta no antigo Clube Maravalha!), logo se tornou partidão na nossa cidade.

Homem refinado, gourmet, bom garfo e bom copo, às vezes até pantagruélico, não perdia uma boca-livre. Tinha apetite para tudo.

Sentiu de repente vindo das profundezas, do mais íntimo do seu ser...
A clientela cresceu e agranfinou-se. Passou a freqüentar as colunas sociais. Daí foi um passo para ver que seu consultório precisava de uma boa reforma, que o tornasse moderno por dentro mantendo a fachada tombada. Para isso contratou uma arquiteta.

Projeto grã-fino exige refrigeração moderna. Por isto, por recomendação da arquiteta, decidiu adquirir um split, aparelho de ar-condicionado com o qual vinha namorando na internet há já algum tempo.

Uma segunda-feira, de ressaca, estava a desfrutar das maravilhas do split: frio polar, bem distribuído por todo o ambiente, tornando o ar homogêneo. Às vésperas havia abusado da muqueca do Badionaldo. E logo acompanhado de rum Montilla! À noite jantou buchada com batatas doces. Completou com pastéis-de-nata de dona Nisa. Não bastasse essa verdadeira bomba prestes a explodir, ao chegar ao consultório tomou um café Nespresso de intensidade 12. E foi se refrescar no consultório.

O interfone o tira do cochilo: a atendente anunciou a entrada de um jovem paciente, acompanhado de sua mãe. Após uma anamnese demorada, muito bem feita como lhe era peculiar, examinou escrupulosamente o menino, voltando para o seu birô para elaborar a conduta.

Quando estava orientando a mãe sobre os achados clínicos, os exames a serem realizados, e a conduta a ser adotada, sentiu de repente vindo das profundezas, do mais íntimo do seu ser, do âmago, aquela manifestação tão conhecida, que sempre antecipava explosões ruidosas. E dos quentes, ainda por cima! Sentiu-se momentaneamente perdido.

Súbito, teve então uma idéia salvadora. Segurou-se como pôde, e disse para a mãe:

“Eu tenho umas amostras do remédio dele no meu armário. Vou buscar já.”

E dirigiu-se rapidamente ao outro lado do consultório, mais distante do birô, onde havia um biombo salvador. Aliviou-se o mais silenciosamente possível: Ahhhh! De novo: Ahhhh!

De repente, ouviu um grito vindo do outro lado:
“Ai, mãe! Num fui eu não!”

E a mãe:
“Quando chegar em casa você me paga, seu cabrito!”

Dr. Giovanni amarelou, gelado: o split!!


José Mário Espínola é médico e escritor

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE
  1. Oi, Zé Mário, recebi, hoje de manhanzinha esta beleza de crônica através de Leninha.Seu jeito de escrever é cativante. Espontâneo, sem firulas, como quem fala. Exatamente como, ao meu ver, deve escrever um bom cronista. Seu texto me fez dar uma boa risada, o que nestes tempos de pandemia, convenhamos, não é fácil. Obrigada pelo envio, amigo. Um abraço em Ilma e em você. Maria das Graças.

    ResponderExcluir
  2. Fatos reais da vida
    Atirem a 1
    Pedra,.que nao foi vítima

    ResponderExcluir

leia também