A linha tênue, ainda obscurecida pela noite, vai, aos poucos, clareando e se torna mais nítida no horizonte sobre o mar. O silêncio da ampl...

Os sons da imaginação

ambiente de leitura carlos romero germano romero alexander scriabin sinfonia nr 1 musica sinfonica emocao imaginacao musica classica

A linha tênue, ainda obscurecida pela noite, vai, aos poucos, clareando e se torna mais nítida no horizonte sobre o mar. O silêncio da amplitude se representa na sonoridade do suave pedal que se inicia com base nas cordas e trompas, quase pianíssimo. Assim Alexander Scriabin estreia a primeira de suas cinco grandiosas sinfonias, há exatos 120 anos.

ambiente de leitura carlos romero germano romero alexander scriabin sinfonia nr 1 musica sinfonica emocao imaginacao musica classica
Talvez ele seja o compositor que conseguiu, com o espírito monumental de sua eloquente concepção orquestral, exprimir de forma mais fiel a extasiante reverência à Criação Divina.

No primeiro movimento da obra com que inaugura o seu célebre pentateuco sinfônico, o autor já notabiliza a magnitude de sua deificada admiração. Um retrato do dia, e por que não da vida, se configura desde o início.

Paulatinamente, a aurora se descortina quando o pontinho luminoso da grande bola dourada vai surgindo no mundo brilhante de uma jornada sobre o mar. No solo do clarinete, a frase ascendente em um tema de sol a sol, sucede-se variada num tom acima. Está definida a alvorada fulgurante, plenificada no coro crescente de sopros e cordas que reiteram e consolidam a exposição da melodia.

A seguir, os trinados de flautas refletem os feixes de luz que escapam dançando por entre as nuvens que se aproximam. Ao esconderem o Sol, faz-se um quase silêncio, quando os violinos assumem o trinado sombrio e misterioso. Mas a nuvem vai passando e as flautas, em duo agudo, anunciam sua lenta reaparição, reforçada por solos isolados de cordas e clarinete, contornando o cenário com toda a poesia que o instante expressa.


O motivo é novamente reapresentado em sequências e variações com mais densidade sonora, afirmando que o dia se fez dia, consolidando-se e se expandindo na imaginação do ouvinte em toda plenitude. A emoção não mais se restringe ao horizonte de onde brotou a luz. Agora o conjunto harmônico se amplia poeticamente nas melodias que dialogam por cordas, metais, madeiras, ritmadas no pizzicato dos baixos, em vários planos, a exprimir o contagiante romantismo que abrange a cena completa.

ambiente de leitura carlos romero germano romero alexander scriabin sinfonia nr 1 musica sinfonica emocao imaginacao musica classica
Por fim, o drama começa a ser arrematado pela reexposição sequencial do tema nos sopros e madeiras, que, em clima de despedida, passam a se alternar com as cordas, dialogam com as trompas, e já sugerem tons crepusculares.

Sob a paz emergente da ideia de um ciclo coroado com lições da vida que nasce, cresce, substancializa-se na essência e, como tudo o que existe, esmorece para se despedir na esperança do renascer.

Tudo se conclui com o diálogo entre cordas e as trompas, unidas em direção ao acorde final, desenhando o epílogo de adeus etéreo e imantado de profunda esperança.

É assim que Scriabin se inaugura no mundo das sinfonias, revelando não a ponta de um grande iceberg, frio e submerso, mas um Sol imenso, repleto de vida, calor e imaginação. Para percebê-lo, basta escutá-lo com os ouvidos da imaginação e da fé no que a vida mais tem de divino.


Germano Romero é arquiteto e bacharel em música

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE
  1. Ângela Bezerra de Castro28/8/20 14:25

    É um milagre de percepção Nunca imaginei que a música pudesse ser descrita ou interpretada assim. Um sentido implícito no som de cada instrumento e nos diálogos mantidos entre eles. Estou deslumbrada !!!

    ResponderExcluir
  2. salvas pelo texto!!!
    Paulo Roberto Rocha

    ResponderExcluir
  3. Realmente nunca havia lido um comentário musical em forma tão poética. Sensacional! Parabéns duplamente.

    ResponderExcluir

leia também