Um pouco de Natal Ponha um pouco de Natal Na sua preocupação, Acenda velas de tranquilidade, Deixe que venham a paz e a oração.

Seja sua própria árvore

ambiente de leitura carlos romero cronica conto poesia narrativa pauta cultural literatura paraibana volia loureiro amaral natal maria nazare menino jesus ser visceral
Um pouco de Natal
Ponha um pouco de Natal Na sua preocupação, Acenda velas de tranquilidade, Deixe que venham a paz e a oração. Ponha um pouco de Natal Na sua tristeza, Enfeite-se de bolinhas de alegria, Distribua-se com grandeza. Ponha um pouco de Natal No seu mau humor, Enfeite-se de sorrisos de festão Seja mais diversão. Ponha um pouco de Natal No seu egoísmo, Acenda no alto uma estrela brilhante, Resplandeça a humildade de forma edificante. Ponha um pouco de Natal Dentro de si, Seja sua própria árvore, seu presente, Seu presépio. Natal só precisa de amor, Faça-se esse obséquio.
Homenagem a Maria
Já era noite, Uma noite escura e fria. E as pés da cruz, A chorar por Jesus, Encontrava-se Maria. Como pode alguém, Sofrer assim? Como pode uma mãe, Suportar tamanha dor? Em ver o seu filho amado, Ter o corpo dilacerado. Em vê-lo só e humilhado Em um vil madeiro pregado? Como pode uma mãe, Suportar a humilhação, De ver seu amado filho, Justo, bom e santo, Ser crucificado, Qual fosse um ladrão? Já era noite alta, E aquela mulher, Tão bela e doce, Aos pés da cruz chorava. E aos rudes soldados suplicava: Dá-me o corpo de meu filho! Já está morto, Já é cumprido o castigo lhe imposto.
Deixa-me lavá-lo, Deixa-me sepultá-lo, Deixa-me, enfim, Ainda em um último instante, Que eu possa tê-lo no colo, E amá-lo! Por fim, um nobre homem, De nome Arimatéia, Permite que o corpo, Daquele filho amado, Em suas mãos seja entregue. E Maria, consternada, Recebe o corpo exânime, Daquele ser tão amado. Desta feita, martirizado, Ferido e ensanguentado. E a sua alma se abrasa, Na dor mais profunda, Que alguém pode suportar... E com suas lágrimas, O corpo amado do seu filho, Ela se põe a lavar. Quantas chagas! Quanto sangue! Oh, Humanidade infame! Que fizeste do meu filho, Que a ti veio servir, E te ensinar a amar, Veio te mostrar a luz, Que dentro de ti pode brilhar? A dor da mãe revoltada, Ardia em seu coração. Mas, diante dos divinos olhos, Ao ver o doce olhar de Jesus, Viu nele o brilho da paz, Pois luzia nos seus olhos, Ainda o brilho das estrelas, E, com elas, a promessa de voltar, E assim teve plena certeza, Do seu breve ressuscitar. Deixou a revolta de lado, E abraçou a Humanidade, E junto com os seus discípulos, Na casa humilde do caminho, Passou a fazer a caridade. Tornou-se a mãe de todos, E, hoje , a Ela saudamos, Maria e seu amor profundo, Represente, nesse instante, Todas as mães do mundo. M.D. (Página psicografada em 09/05/2014) Com permisso
Deixa que eu fique mais um pouco Até que passe a chuva, Até que venha o sol E eu te cantarei os velhos fados, Que aprendi além-mar. Deixa que eu me sente ao teu lado Até que a tarde passe devagar E venha a noite. E eu velarei teu sono com ternura. Deixa que eu acompanhe teu caminhar Até que ele se torne cansado e vacilante E eu te darei meu braço, porto seguro, E caminharemos mais distante. Deixa que eu fique do teu lado Até que não precisemos mais das palavras E o meu olhar te falará poemas de amor, Assim, onde estiveres, o meu sol Aquecerá os teus mais rigorosos invernos de silêncio. O menino e o velho
Viajando nas asas da eternidade, O velho e o menino percorriam os espaços, Enquanto as nebulosas desenhavam coloridas espirais Colorindo e enfeitando os mundos siderais. O menino sentado no colo do ancião, Alisa-lhe as barbas longas com a mão, E, cruzando as perninhas finas, Pensativo, põe-se a indagar: Velho tempo, me esclareça, De onde vem a tua serenidade? Responde-lhe o tempo: Esqueces que sou dono da eternidade? Dize-me então velho amigo, Por que sendo como tu tão antigo, Sou ainda uma pequena criança, E tu tens na pele a ancianidade?
Ah, terna criança! Resolver as dores do mundo é tarefa inglória, Tudo na vida depende do tempo... Tempo de nascer, tempo de morrer, Tempo de semear, tempo de colher, Tempo de lembrar, tempo de esquecer. O trabalho de sempre renovar, leva-me a envelhecer. Quanto a ti, doce infante, Semeias por aí doces sementes, Trazes alegria aos amantes, Iluminas os corações apaixonados, Em tua labuta, estás sempre renovado. Porém, meu dileto amigo, Eu como amor, semeio o carinho, A pureza e a docilidade, Mas muitos enfeiam a efêmera flor, E o ciúme e o egoísmo, Terminam por me expulsar do coração humano, E em meu lugar fica a dor. O Velho Tempo concorda, Com a cabeça a balançar. É... E quantas vezes sou convocado, Para sanar seu semear. Tem dores de amor que, somente o tempo, É capaz de curar. O menino abraça o velho, Com respeitosa amizade, Será que um dia, como tu, Eu serei imortal, serei dono da eternidade? Espera minha, criança, Aguarda no tempo, a vitória, Trabalhemos o terreno do coração humano, E o Homem, compreendendo-te, Far-te-á eterno em sua história.
Poema barroco
Ontem eu sabia escrever poemas calmos Que falavam de alegria e paz, Mas os ventos resolveram rebelar-se E a tormenta instalou-se na minh’alma. E os versos continuam a nascer, Mas não são brandos, são como chicotes. São versos barrocos, cheios de paradoxos, Antíteses e contradições. Porque assim se encontra meu coração. São versos violentos, Que ferem os ouvidos Para que a dor faça sangrar E acordar a quem dorme. Porque dormir é morrer, Dormir é negar-se ao real E eu quero estar desperta Para o nascimento de mim. Sei que renascerei de minhas cinzas Qual fênix poderosa, E saberei sorrir e caminhar comigo Saberei ser bastante para mim mesma E não haverá mais a palavra saudade No dicionário de meu eu.
Visceral Às vezes sou assim: Visceral, E o verso queima como brasa, Tem sangue, excremento, Faz com que minha alma arda. É o lado loba que uiva nas noites insones. E traz de longe,das profundezas Em que me perco, versos insanos. Às vezes eu sou assim: Suave, Puro sentimento, E o verso abranda a alma docemente, Tem perfume, ungüento. Faz repousar a alma. É o lado anjo que ora nas madrugadas, E traz de longe, dos sonhos, Em que me perco, versos diáfanos. E vivo assim, nessa dicotomia de sentimentos, Ora sou sangue, ora sou vento, Ora sou santa, ora sou fera, O que sei é que sou alma que grita, Que vive, que ama, que desespera. E não se entrega somente, Ao que de mim se espera.


COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE
  1. Parabéns🙌🙌🙌🙌🙌🙌 Vólia !!!belos poemas 🌲
    Paulo Roberto Rocha

    ResponderExcluir

leia também