Durante os dias que antecederam a passagem do ano novo, ocorreram chuvas em algumas partes da Paraíba e, suponho, trouxeram alento e esper...

Chuva e terra úmida

literatura paraibana cronica chuva verao agricultura brejo desmatamento meio ambiente
Durante os dias que antecederam a passagem do ano novo, ocorreram chuvas em algumas partes da Paraíba e, suponho, trouxeram alento e esperança para muita gente. Cabaceiras e Arara, onde a chuva tem o costume de passar longe, na época a pluviosidade foi além do veranico.

Observando agora estas chuvas de março, recordo passagens dos romances de José Lins do Rego quando ele aborda a vida de sua gente e as paisagens da várzea do Rio Paraíba, descritas com suavidade poética, das muitas que nos deixou, contendo a alma do povo. As cheias do Paraíba andam conosco depois da leitura de “Menino de Engenho”.

Nos seus romances, nos deixou diálogos com elementos sociológicos, de alto nível psicológico e com linguagem de valor estético que representam o emoção do homem do campo, daquele que está agarrado à terra, dessa gente que sente a presença da chuva nos sinais do céu. Um tantinho de chuva fecunda a sua alegria. Basta uma florzinha na beira da estrada para que a terra se transforme em coisa bonita.

Os sinais de chuvas observados no final de ano apontaram esperanças no homem do campo, confirmando os prognósticos de que o ano será de fartura por lá. As chuvas de agora confirmam aos prognósticos. Fizeram-me lembrar de meu tempo de caboclo do mato quando acompanhava meu pai nas experiências climáticas e no preparo do roçado.

Como a paisagem das capoeiras, serrados e planícies mudou bastante nestas cinco décadas, do tempo quando fazíamos as experiências de previsão de chuva, dificilmente os presságios se realizam como previstos. Sabe-se que o desmatamento é responsável pela redução das chuvas,
situação que no semiárido se agravou ainda mais do que na região abrejada e no litoral.

Sem as árvores, os dias ficam mais quentes e as tardes mais compridas, tristes, parecendo que o vento afasta-se apressado do Litoral, passa desembestado pelo Brejo, cortando as cordilheiras da Serra da Borborema, chega ao Cariri e segue com destino ao Sertão.

O questionamento é sobre o que vem sendo feito para recuperar as áreas degradas, melhorar as regiões destruídas ao golpe da foice. O desmatamento foi patrocinado pelo poder público, principalmente quando incentivou a pecuária e a expansão da cana-de-açúcar em áreas apropriadas para outras culturas.

Olhando a devastada vegetação do Sertão e do Brejo, até chegar ao Litoral, sem os pés de paus de outrora, a gente sente um desgosto. Sem as árvores, as chuvas se encantam. O homem deveria estar misturado com a natureza, entendê-la e vivê-la, mas atua pelo contrário. Deveria nunca assassinar a natureza, mas amá-la e fazê-la procriar. Somente assim poderia viver bem.

A barra de chuva que presenciamos nos dias posteriores ao Natal, chegaram em abundância, e, com a terra úmida, plantaremos nossos roçados, nem que seja um espojadouro, mas que faça rebrotar as esperanças de outrora.

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE
  1. Belíssimo texto de José Nunes .Tudo a aprender/confirmar e eteceteraetal.
    Paulo Roberto Rocha

    ResponderExcluir

leia também