Microconto, miniconto ou nanoconto são como uma tentativa de drible no futsal: tento fazer no menor espaço possível e, na maioria das veze...

Minicontos

literatura paraibana miniconto nanoconto microconto stelo queiroga poesia paraibana minimalismo
Microconto, miniconto ou nanoconto são como uma tentativa de drible no futsal: tento fazer no menor espaço possível e, na maioria das vezes, com uma palavra ou tema prévios. Algumas vezes faço o título gigante; em outras, acrescento informações adicionais. Às vezes também imponho a rima, para aumentar a dificuldade.

SÓ ELE SABIA, MAS... – Não, não conto!
FICOU CLARO QUE NÃO DAVA MAIS PRA CONTINUAR. TINHA QUE ACABAR TUDO DE UMA VEZ POR TODAS, MAS É DIFÍCIL, TALVEZ UMA CARTA, OU QUEM SABE, UM TORPEDO... – Fui!
FOI-SE Levou tudo que era dela. Meu coração, inclusive...
ÚLTIMO CONTO Foi dormir bem, absorto. Quando acordou... ‘stava morto.
TORRES De tanto, o Torres, falar da torre. Ouviu da noiva um: — NÃO TORRES!
QUEDA CÔMICA Palavra do dia: revestrés. Dois do dois de vinte vinte, plena data palindrômica. Levantei de revestrés e levei uma queda cômica.
FUBÁ — ONOMATOPÉIA SUICIDA Palavra do dia: fubá. Pistoleiro de aluguer, de regra, o luso Vavá, sempre depois de atirar, soprava seu revólver. Na hora do bafafá, ordem era: bá e fú. Se distraiu e... fu bá!
JEKYLLHYDESTELENSON Palavra do dia: monstro. Esquento, mas não demonstro. Ora médico, ora...
DOMINGO NO PARQUE Palavra do dia: paralelepípedo. João o rei da confusão, José o da brincadeira, viu no parque a Juliana em atitude traiçoeira. Lançou-lhes como um torpedo, paralelepípedo, vil tragédia domingueira. (Saudade do tempo em que Gil fazia só música.)
TRATADO SOBRE ELA Ela some e sou fantasma. Se me aparece, asma...
ATROPELO Palavra do dia: Matrícula. Cruzava a rua o poeta e achou a morte ridícula. Colheu-lhe uma bicicleta. – Alguém anotou a matrícula?
TORNOZELO À MOSTRA Palavra do dia: tornozelo. A conheci num lava a jato e foi paixão de primeira, mas não pôs o pé no laço, era arredia e inzoneira. Usava um longo modelo a esconder-lhe o tornozelo e aquela tornozeleira.
BENEPLÁCITO Palavra do dia: beneplácito. Com o maridão Benedito havia um acordo tácito, ela dançar despacito, mas sob seu beneplácito. Eis que surge a confusão, aparece um ricardão e ele o mesmo Bené, plácido.
ESPIRRO Palavra do dia: espirro. Hipocondríaca, a Cássia, esvaziou a farmácia. Mas foi vitória de Pirro, tudo água a baixo: um espirro!
HELIOPATIA Palavra do dia: heliopatia. A lua amava o sol desde as mais remotas eras. Somente desconhecia, que a heliopatia causava aquelas crateras... (Olha o verão aí, gente!)
CHOVA VACINA, SÃO JOSÉ! Palavra do dia: proteção. Chuva e proteção divina, era a prece recorrente. Hoje o pleito é diferente, pede chuva de vacina!


comente

leia também