Luizinho tem 10 anos, completou faz seis meses, perto do Natal. Como acontecia todas as manhãs, no dia do seu aniversário um beijo doce d...

A mãe de Luizinho

literatura paraibana conto celio furtado pandemia intubacao dia das maes
Luizinho tem 10 anos, completou faz seis meses, perto do Natal. Como acontecia todas as manhãs, no dia do seu aniversário um beijo doce de mãe o acordou cedo, chamando para as aulas remotas dos tempos de pandemia. Estava em cima da hora. Comeu um pão com manteiga e tomou leite achocolatado enquanto conectava o celular e se debruçava na mesa cheia de material escolar.

Mais tarde a sala tinha se transformado. Agora a mesa mais lembrava um estádio de futebol, decorada com muito carinho. Sobre a toalha verde havia um mundo colorido com balões, bolas e camisas do Barcelona, o time preferido de Luizinho. Bem no centro um bolo com a estátua do ídolo Lionel Messi.

Pai e mãe entoaram os parabéns, esforçando-se para parecerem felizes na foto que mandariam para o grupo da família. Sem a presença dos avós, tios e primos faltava entusiasmo, além da gritaria e do corre-corre dos colegas mais chegados. Mesmo assim, Luizinho parecia feliz de verdade!

No dia 2 de abril, Sexta-feira Santa, pela madrugada, o menino ouviu a mãe tossir. E de manhã, como sempre acontecia, ela não veio até seu quarto para acordá-lo com o carinho de sempre. Pelo contrário, ela ouviu a porta do seu quarto bater:

- Mãe, a senhora está tossindo...

- Eu vou tomar alguma coisa e logo vai passar, meu bem! Seu café está pronto! Hoje não tem aula, então por que não dorme mais um pouco, filho?

- Eu estou preocupado com a senhora!

- Não é nada demais, Luizinho!

Mas a tosse foi se intensificando à medida em que o dia avançava. Veio a noite e ela já tossia muito. Depois tudo aconteceu de modo muito rápido. A outra madrugada trouxe dor no corpo, febre e um cansaço que evoluiu até ela não ter mais forças para falar. Depois de ser hospitalizada, o estado de saúde da mãe de Luizinho piorou mais e mais, dia após dia.

A família entrou em desespero. O choro da angústia era estancado com a força da fé e outra vez retomado pela dor da possibilidade da ausência definitiva. O menino se abrigava nos braços do pai, e os pedidos pela recuperação da mãe passaram a fazer parte das preces intermináveis, dos grupos de orações que já pediam pela saúde de outros doentes, pela alma dos que não resistiram e pelo consolo dos que ficaram.

E veio o que ninguém esperava, mas o que todos temiam: a intubação. Ela aceitara o anúncio com o silêncio de uma mãe que se despede do filho. De repente, tudo escureceu, inclusive para os que podiam olhar para o céu e divisar alguma luz de esperança.

“Às vezes, quando a dor da saudade é muito grande, tão grande que não cabe no peito, então a gente chora porque a lembrança insiste em dizer que o passado ainda não passou, e que continua a existir dentro da gente aquilo que parece não existir mais.”

Foram dias difíceis, de tristeza e incerteza. O pai de Luizinho chorava pelos cantos, na sua frente tentava confortá-lo, e até ajudava, mesmo assim faltava consolo porque nas horas de dor dilacerante somente a mãe pode aquietar o coração de um filho.

O pai passou a acordar Luizinho, que já não se concentrava nas aulas, e temendo o pior começou a prepará-lo para a dura realidade que se avizinhava. Desse modo, a angústia e a incerteza iam transformando a rotina daquela família.

Quando vinha a noite a solidão batia à porta do coração de Luizinho e mandava a saudade entrar, trazendo junto um choro mudo. Então começava a rezar baixinho a oração do Santo Anjo do mesmo modo que lhe ensinara a mãe. Se ela rezava pedindo proteção para ele, agora rezava pedindo proteção para ela. Adormecia com pedaços de oração entre os lábios, confiando que logo Deus a traria para casa.

Numa dessas manhãs o pai não conteve as lágrimas ao encontrar algo escrito no meio das tarefas do filho:

“Mamãe... Sinto falta do seu abraço, do beijo que sempre me dava na hora de acordar. Disseram que as mães são como rosas, e a vida como jardim, e por isso elas são as rosas do jardim da vida, e que servem para perfumar e encher esse jardim de cor e beleza. Disseram também que ela é o sereno que chega de manhãzinha para molhar o jardim. Deve ser por isso que você passava o dia tão bonita!

Nossa casa ainda existe, mas são somente o jardim, as paredes e o telhado. Mas isso não é existir porque a senhora não está aqui.

A sua falta chega quando a gente menos quer, e não sei por que, é a hora que eu mais queria que a senhora estivesse aqui. Ninguém é igual a você. Por isso, se tivesse de escolher alguém pra ficar perto de Deus ia dizer a ele que não podia ser você.

Queria que estivesse aqui para me dizer, baixinho, no meu ouvido: Dorme, meu filho, dorme porque amanhã você tem que acordar cedo.

Que saudade eu sinto, mãe!”


Sexta-feira, antevéspera do dia das Mães, ligaram do hospital.

O médico disse que ela estava reagindo, que tinha sido extubada e estava fazendo tratamento com oxigênio para os pulmões ficarem mais fortes.

Abraçando o menino, o pai disse baixinho:

- Mamãe acordou, filho!

Nesse domingo, dia das Mães, pela primeira vez sua mãe não estava presente, mas estava viva e se recuperava, e em breve voltaria para casa. À mesa, durante o café, pai e filho agradeceram a Deus pelo milagre da vida, e para celebrá-la uma festa seria feita no seu retorno.

Foi quando Luizinho lembrou do seu aniversário, do mundo colorido com balões, bolas e camisas do Barcelona, do bolo com a estátua de Lionel Messi. Ele parecia feliz de verdade, e como se gritasse silenciosamente para todo o seu coração ouvir, disse para si: “ – Messi, você é um grande jogador, mas ídolo eu só tenho um: a mamãe!”


COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE
  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Que conto emocionante! Parabéns, é uma narrativa que retrata bem os dias que estamos vivendo. Comovente e com um final cheio de esperanças. Terminei de ler em meio as lágrimas. Mais uma vez, parabéns pela escrita, é fantástico como vc nos prende do início ao fim.

    ResponderExcluir

leia também