Há uma tendência natural a achar que a aparente opinião da maioria revela a verdade. Somos imbuídos a compreender que a realidade dos fat...

Distorção perceptiva

literatura paraibana percepcao distorcida rui leitao divergencia opiniao
Há uma tendência natural a achar que a aparente opinião da maioria revela a verdade. Somos imbuídos a compreender que a realidade dos fatos está no olhar majoritário das pessoas. Quando assim nos comportamos, assumimos o risco de adotar o que se chama de “distorção perceptiva”. Recusamos o direito de pensar por nós próprios. Deixamo-nos ser influenciados pelas informações que nos são transmitidas, sem o cuidado de analisá-las ou interpretá-la

Somos reféns de um processo de convencimento produzido por discursos de líderes demagogos, pela propaganda habilmente dirigida ou pelo intenso noticiário que nos é oferecido pela mídia, muitas vezes falseando a verdade dos fatos. A partir da percepção obtida por essas influências, definimos a nossa maneira de ver o mundo e reagimos na conformidade desse entendimento.
Sem percebermos, passamos a ignorar alguns aspectos, potencializando outros que atendem circunstancialmente aos nossos desejos. Somos movidos a motivações, intenções e emoções.

O pensamento é resultado da percepção. Daí a necessidade de sermos cautelosos e prudentes quando formamos nossos juízos de valor sobre determinados fatos ou pessoas. Evitemos cair na “distorção perceptiva”, definindo conceitos em função de satisfações ou insatisfações que dominam nosso espírito.

A “distorção perceptiva” pode alimentar crises, agigantar dificuldades, provocar desesperanças, enxergar horizontes tenebrosos. Nessas situações nos deparamos com a impossibilidade de fazer escolhas certas, porque fomos absorvidos pela sensação de que o mundo conspira contra nós.

Não devemos ver e ouvir o que os outros nos condicionam a apreender. É importante que nos libertemos dessa influência perniciosa. Sejamos emocionalmente equilibrados para formar nossa própria visão da realidade, sem admitir que essa percepção seja determinada por outros.

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE

leia também