Fui Pilatos na Paixão de Cristo e camponês paupérrimo, que se dana e se zanga, na caatinga paraibana do filme A Canga. Fui, também, no ...

A volta a um mundo, aos oitenta... anos

literatura paraibana biografia waldemar jose solha poesia teatro romance pintura
Fui Pilatos na Paixão de Cristo e camponês paupérrimo, que se dana e se zanga, na caatinga paraibana do filme A Canga. Fui, também, no cinema, fazendeiro escravagista do Ceará dos inícios da República, tenente de polícia nada abúlica, que perseguia um cangaceiro, fui pistoleiro, delegado nada nobre, fui aposentado... doente e pobre, um pequeno tirano - empresário pernambucano, e até Deus ( numa comédia pra TV, do Cristóvão Tadeu ). - Em junho de 1940 eu era um espermatozoide na gigantesca corrida de debiloides, em meio a um Nilo, dilúvio, um Tibre... de que, na arca ou cestinho, escapei, no óvulo, em que – trêmulo como deveriam estar Rômulo e Remo - me enfiei,

o que não me impediu, num lapso, de ser a Besta do Apocalipse - conforme lavadoras de roupas, no rio de Pombal, no alto sertão paraibano – quando mostrei aos intelectuais da cidade, incluindo um padre, - Onde já se viu!, como chegara à conclusão de que Cristo jamais existiu. - Fui ... Exu, segundo o babalorixá de Fortaleza, após um cru duelo de proezas, em que, atuado, me desafiava de todo lado, e dancei, ao natural, sobre o fogo, tive as mãos e os braços – incólumes - incendiados, e venci o jogo ao apagar , coisa muito louca, várias velas do altar com a boca.


Mas... pés no chão: eu, de “origem humilde” ( lugar comum, mas... como não? ) fui – conforme os meus planos – aos quinze anos – o escriturário de uma loja de eletrodomésticos e tive, três anos depois, o emprego número dois: bancário por doze meses nada burgueses, - e fui – por três décadas – funcionário da estatal ... Banco do Brasil, depois do que – de modo quase acidental, viu? - me tornei um “dirigente sindical” e coisa e tal, até que, mais um ano ou dois, depois, me vi - bastante desconfiado ( com tal sorte, por me ver ainda longe, muito longe da morte ) - aposentado.
-
Quantas vezes fui piqueteiro, nada talibã, mas tirado pela polícia da sede do Paraiban e – sozinho - do estacionamento do BB, cuja entrada eu fechara – um tanto bizarro – com meu carro, aqui e ali a sofrer violências – felizmente breves, mas nada cômicas – como a de fura-greves na Caixa-Econômica. - Aí, com ação sindical mais pausada, fui... artista plástico – atividade durante anos abandonada – cáustico, pois fiz, no Sindicato, num ato bastante específico, político, A Ceia,

clareando uma sensação de que vinha sendo tomado, pois centrei-a... em Marx que, no lugar de Cristo, comove ao dizer a Lênin e Stálin, Mao, Che e Allende, além de Fidel , Trótski, Ho-Chi-Minh, Gorbachóv, que um deles o trairia, o que faria ... de mim... profeta, pois o comunismo – se essa lembrança é correta – começaria seu fim seis meses depois, na queda do muro de Berlim. - Aí – artista assumido, depois de tanto tempo sumido - expus na Galeria Gamela, na campanha – bela - contra a fome - desfechada por Betinho, transformando-me, do eremita, quase misantropo, que sempre fui, num filan tropo.
-
Isso, no momento em que, eu, que já fora, a um só tempo, ao nascer, filho e neto, irmão, primo, e – de fininho – sobrinho, me vi ... transformado, vinte e tantos anos depois, em homem ... casado: com Ione, a própria criação de la Divina Proporzione
e, ao mesmo tempo, genro e cunhado, pai em seguida, quando, ( é a vida ) tudo passado, sem participar de novo complô, me tornei avô. - Aos vinte e um, no sertão, tomo posse no BB, realizado: livrara-me do angustiante monitoramento dos pais e da pecha de subempregado.
-
Nove meses, em 97, sem sair do ateliê, pintei, para a UFPB, minha homenagem ao Shakespeare, que chamo de Biu, sobre o qual fui, também, viu?, palestrante, no encontro – em extensão com a cidade – promovido pelo CCHLA da Universidade, na coincidente data em que nasceu e morreu – 23 de abril - em que teve, portanto, seu to be e, também, o not to be. - Alvinho, de 11 anos, magrinho, eu, de luvas e muita moral, fui o porta-estandarte da bandeira nacional, ao ter a medalha de ouro ao fim do curso primário – lá em Sorocaba - da Escola Municipal.

E quantas vezes fui, também, o proponente, contratante, adquirente, testemunha, avalista, o supracitado, eleitor, abaixo-assinado, procurador, requerente, presidente - até isso - do Conselho de Desenvolvimento Municipal de Pombal, e – felizmente – muito mais amigo de médicos do que paciente!
-
E aí estou, chefe da carteira agrícola do Banco do Brasil por 4 anos, subgerente depois, por mais dois, fase que, mesmo mais efêmera, tornou-me o romancista ... com a produção... imprevista do Israel Rêmora. - Em 68 assumo o papel de dramaturgo ao escrever O Vermelho e o Branco, e de ator teatral, quase num tranco, passando a ser, no palco, o líder do movimento estudantil que culmina com o assassinato do garoto Édson Luís, no restaurante do Calabouço, Rio. - No ano seguinte, solto a franga: torno-me encenador, com minha peça A Canga

e (de inexperiência ilimitada ), fundo – com José Bezerra Filho – a Cactus Produções Cinematográficas Ltda.
-
68, além de me pôr diretor de teatro, botou-me de quatro: tornou-me ... dono de um caminhão-caçamba a trabalhar ao longo da faraônica Transamazônica, o que acabou por me tornar – como reação .... necessária - inimigo número um dos controladores da área, e, por isso, tinha de ser: cabra marcado pra morrer. - Mas nada – evidentemente – deu certo, pois inda tô aqui, ... um pouco mais esperto.

E, de repente, o maestro Kaplan cria a Cantata pra Alagamar e – numa grande conquista - fui o seu libretista. - E, sem falha: fiz versos, também,. pra Mahler, Alban Berg, Stravinsky , De Falla, malta de gênios que me desencalacra a Professora Ilza Nogueira, no Oratório Via-Sacra.
-
E eis-me libretista de ópera - Dulcineia e Trancoso - do maestro Eli-Eri, e, igualmente orgulhoso, com igual gana, roteirista de um balé, que o maestro Carlos Anísio compõe pra coreógrafa Rosangela Cagliani: Caldo da Cana, - Nada capiongo, soltei-me no poema longo, e – poeta – criei o Trigal com Corvos ... e a série que se completa, se a vida nos próximos dias não me demite, na edição de 1/6 de Laranjas Mecânicas, Bananas de Dinamite. - Ah, fui repórter , em Paraguay que se lê Paraguaje, e Necrotério (denúncia de um crime na Penitenciária local, muito sério) . - Fui ... cronista, com os diabos!, substituindo Gonzaga Rodrigues por um mês, no jornal dos Associados - e ... crítico literário com meu ... atilado “Sobre 50 Livros de autores brasileiros contemporâneos que eu gostaria de ter assinado”.

literatura paraibana biografia waldemar jose solha poesia teatro romance pintura
EPÍLOGO: JÁ FUI TUDO NA VIDA. SÓ ME FALTAVA SER ALPINISTA – é o que diz o Tom Mix (ou Hopalong Cassidy) num gibi, escalando uma montanha em perseguição a um bandido, coisa que vi quando menino e de que me lembrei, em 62, no alto - aos 21 anos - da serra que circunda Patos, no alto sertão paraibano, conforme foto minha, na ocasião, que vai ao lado.

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE
  1. Bravo, gigante Solha! Obrigada pelo raro prazer que nos propirciona: ler e pensar em como a arte, Medeia sedutora, nos refaz, a cada nova experiência. Parabéns pela vida plena de grandes conquistas que, mais que suas, são da literatura, do teatro, do cinema, enfim, da melhor arte brasileira.

    ResponderExcluir

leia também