Quando vemos alguém adotando o comportamento de quem se acha superior, excesso de soberba e arrogância, podem anotar, são pessoas que usam...

A teoria da empáfia

empafia arrogancia prepotencia egocentrismo
Quando vemos alguém adotando o comportamento de quem se acha superior, excesso de soberba e arrogância, podem anotar, são pessoas que usam desse artifício para encobrir suas falhas e têm uma visão de si próprias muito acima do que são na realidade. Existe um velho ditado que diz: “quanto mais vazia a carroça, mais barulho ela faz”. Precisam chamar a atenção através da prepotência, para serem respeitadas. Assumem a postura de liderança não pela capacidade de cativar, mas pela demonstração de que possuem o poder de fazer o mal. Ao invés de serem admiradas, são temidas.

Mas essa é a “teoria da empáfia”. A petulância é irmã gêmea da mediocridade. Esquecem que a fama passa,o dinheiro acaba e o poder é efêmero.
Os egocêntricos são, por natureza, orgulhosos e vaidosos. Então se valem do império da força para se posicionarem na condição de comando. Fazem da intransigência uma espécie de escudo, uma vez que não têm convicção do acerto de suas decisões. Preferem cometer erros e culpar outros do que admitir ideias ou conselhos de um subordinado. Nunca dão o braço a torcer. Vivem na hipocrisia, o que induz à perda do senso do ridículo. A empáfia nada mais é do que uma máscara.

Não é fácil lidar com esse tipo de gente. É necessário ter a humildade e a consciência de que não pode se deixar ser influenciado pelo seu mau humor. Sim, porque os arrogantes gostam de estragar momentos de felicidade, porque se satisfazem em causar polêmicas e discórdias. Então o recomendável é se esforçar em encontrar neles alguma qualidade que possa contrabalançar os defeitos. Praticar a inteligência emocional, de modo a que nunca seja visto como um competidor. Não entrar em disputa com eles, e exercitar o “jogo de cintura” sempre que possível. Manter a calma para que o ambiente não se torne complicado e o convívio insustentável. Talvez assim consiga construir uma relação saudável.

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE

leia também