Quando José Lins do Rego publicou Usina , em 1936, e ofereceu a Graciliano Ramos, o romancista alagoano, que a intelectualidade brasileira...

'Usina': mais de 70 anos de antecipações

critica literaria jose lins rego cartas graciliano ramos homossexualidade usina
Quando José Lins do Rego publicou Usina, em 1936, e ofereceu a Graciliano Ramos, o romancista alagoano, que a intelectualidade brasileira viria a entronizar depois, era preso político confinado na Ilha Grande.

Em Memórias do Cárcere, encontra-se o registro da explosão de sentimentos provocada pela dedicatória. Sentimentos aparentemente paradoxais, mas que se fazem compreensíveis pela circunstância vivida. Quase de revolta contra o amigo que se arriscara na solidariedade da homenagem. O recado através de Heloísa revela o nível da preocupação:

"Diga a José Lins que deixe de ser burro. (...) E enviar bilhete é doidice. Se ele quiser falar comigo, mande um recado por intermédio. Coisa verbal. Nada de escrito."

O Brasil vivia sob a presidência de Getúlio Vargas, caudilho cujo papel Graciliano caricaturiza em traços burlescos: "Era um prisioneiro como nós; puxavam lhe os cordões e ele se mexia, títere, paisano movido por generais."

Usina era o quinto romance do paraibano que já firmara na literatura brasileira uma linguagem inovadora, plasmada sobretudo na estilização da oralidade e da expressão popular; uma temática que propiciava a redescoberta do país e uma vigorosa forma de narrar que confundia a crítica ainda sem parâmetro para a leitura da simplicidade habilmente construída.

Cândido Portinari ▪ 1939
Recebendo Zelins na Academia Brasileira de Letras com o discurso intitulado "Sois um tema literário e humano bastante complexo", Austregésilo de Athayde contesta claramente equívocos e preconceitos repetidos sobre o grande escritor da várzea da Paraíba. E estabelece a perspectiva indispensável para a abordagem de seus romances, esclarecendo-a com o recurso da comparação:

"As vossas facilidades são enganosas aparências que se desfazem com a meditação da obra e do homem, assim como sucede com as paisagens distantes, muito simples nas grandes linhas da dimensão fotográfica, porém de perigoso e complicado acesso para os viajantes das montanhas, dos vales, das florestas e dos descampados que de longe se confundem em lisuras verdes e plácidos caminhos."

O compromisso de revisitar Usina, no aniversário de 70 anos, implica essa certeza da dificuldade. Porque não basta repetir a história e as avaliações críticas anteriores. É preciso acrescentar. Descobrir significados. "Infundir vida"

Usina não se inclui entre os romances de Zelins mais estudados, embora encerre o chamado Ciclo da Cana-de-Açúcar, recorrência permanente, quando se trata do grande narrador paraibano.

critica literaria jose lins rego cartas graciliano ramos homossexualidade usina
No ano do lançamento, o livro foi saudado com entusiasmo por Jaime de Barros, em Salvador. E, no Rio de Janeiro, pelo poeta Manuel Bandeira que cria uma bela imagem para definir o estilo do romancista em cuja obra, segundo sua avaliação, "está o ponto de partida da verdadeira prosa brasileira".

"O estilo de José Lins do Rego é um estilo de cheia de rio barrento, libidinoso, arrastando tudo que encontra na cabeça de água; troços de mocambo, porteiras de engenho, árvores derrubadas, gado afogado, o diabo." Em 1973, Hélio Pólvora afirma a permanência de Usina, mesmo que o considere o menos estimado, entre os romances pertencentes ao Ciclo da Cana-de-Açúcar. A importância do artigo está no combate aos que ainda desprezam a escola regionalista e na releitura de José Lins do Rego "como um dos tributários do novo romance hispano-americano bordado nos mitos da terra e do homem".

Verifica-se que o percurso da crítica literária, em relação a Zelins, é tortuoso e desigual. Nele será sempre necessário separar as afirmações fundamentadas na análise, na leitura criteriosa, das motivadas por razões que se originam no conflito histórico modernismo x regionalismo, com suas profundas implicações ideológicas.

Na lição de Manuel Bandeira, uma "unidade de ordem superior" se completa com Usina. "E vista destas alturas, a obra de Zelins assume uma importância como talvez não tenha nenhuma outra de ficção em nossas letras." De modo que é preciso ler Usina sem perder de vista Menino de Engenho, Doidinho, Bangüê e Moleque Ricardo. Pois entre eles, constata-se uma sequência espaço-temporal e significativa recorrência a motivos, temas e personagens.

critica literaria jose lins rego cartas graciliano ramos homossexualidade usina
critica literaria jose lins rego cartas graciliano ramos homossexualidade usina
critica literaria jose lins rego cartas graciliano ramos homossexualidade usina
critica literaria jose lins rego cartas graciliano ramos homossexualidade usina

Esse quinto livro de Zelins se compõe de duas partes: O retorno e Usina. Na primeira, tem início a viagem de volta. E voltar, na ideologia do romance, não será uma forma de renascer.

O moleque Ricardo, saído da prisão em Fernando de Noronha, embarca na segunda classe, seguindo de trem à procura do Santa Rosa. Mas não é a viagem ao "paraíso perdido", como afirmam alguns críticos, para concluir que o escritor idealiza a vida nos engenhos e mascara a miséria dos trabalhadores da cana-de-açúcar.

Na visão crítica do narrador, Ricardo deixara o Santa Rosa "há oito anos, fugido como de um presídio, de uma ilha de trabalhos forçados. Fugira de lá para não ser um alugado e fora pior do que isso." (U. p. 40)

C. Portinari ▪ 1938
Portanto, as duas alternativas que o escritor expõe para a vida do personagem são igualmente dolorosas e degradantes criando-se para ele a imagem da vida como um beco sem saída.

No campo, o alugado. O eito. O regime de trabalho que representa o último degrau na escala social. O sucedâneo da escravidão. Daí, na retórica da narrativa, o Santa Rosa é equiparado a um presídio, a uma ilha de trabalhos forçados.

Na cidade, muitas descobertas e novas formas de sacrifício e de exclusão. Até o encarceramento em Fernando de Noronha que fez de Ricardo uma pessoa ainda mais sofrida, só e sem perspectiva.

De modo que, em Usina, voltar não sinaliza para o reencontro. Mas para a desesperança, a solidão e a morte.

"O coração do negrinho de outrora voltava murcho, como se um bicho qualquer tivesse chupado tudo o que ele tivesse de seiva." (U. p. 3)

"Ele voltava e a vida que lhe apareceu foi uma vida de encarcerado sem esperança. (.....) Aonde encontrar uma pessoa, um ente de carne e osso para conversar, ter confiança?" (U. p. 33)

Foi nesse estado de espírito que pensou no Santa Rosa, em mãe Avelina e em Rafael, seus únicos pontos de referência.

Quando sentia "uma ânsia, uma vontade de gritar naquele carro para todo mundo: Eu sou um negro infeliz, sem amigos, sem mulher, sem vontade de amar." O moleque Ricardo é um personagem-síntese do trabalhador rural,
critica literaria jose lins rego cartas graciliano ramos homossexualidade usina
C. Portinari ▪ 1934
no êxodo para a cidade. Mais que um expatriado. Um homem sem lugar no mundo. Um excluído da possibilidade de viver. Um personagem denso, de grande simbologia, profundamente enraizado na realidade socioeconômica e cultural vivida pelo autor, com rara sensibilidade, e recriada na ficção com a força de uma profecia.

Por essa razão, Graciliano se espanta com O moleque Ricardo e confessa em carta ao amigo:

"Não encontrei figura semelhante às dos romances negros que aqui lemos. Os seus negros e os seus mulatos são muito diferentes."

Compreende-se o espanto do mestre Graça, explicitando-se essa diferença. É que Zelins acabava de dar vida e humanidade a um personagem complexo, cujo grau de verossimilhança era inexistente na ficção brasileira.

Um personagem que tem sua força simbólica atualizada com a passagem do tempo.

Quem não identifica, na realidade contemporânea, os milhões de Ricardos excedentes, marginalizados pela revolução tecnológica e pela ideologia da globalização? Milhões de Ricardos para quem sobrou a última classe e nenhum destino.

critica literaria jose lins rego cartas graciliano ramos homossexualidade usina
C. Portinari ▪ 1934
Outra característica que diferencia a construção ficcional de José Lins do Rego é a densidade dramática que ele imprime aos seus personagens, sem distinção da classe social que representem. É um aspecto do tratamento dispensado à cultura popular, fonte original de sua criação, que não se deforma na superficialidade da abordagem folclórica. A obra de Zelins elimina não apenas o distanciamento entre a cultura erudita e a popular mas, sobretudo, a hierarquia entre essas duas formas do saber.

Por isso, nos seus personagens, a condição de deserdados pelo sistema produtivo não é obstáculo para a expressão dos conflitos interiores. Dos grandes conflitos que constituem em todos os tempos a marca essencial da humanidade. Zelins redimensiona e restaura, para sempre, o que a ideologia da exclusão reduziu e estigmatizou no falso conceito de "homem simples do povo".
Guilherme Rogato ▪ 1932
É este o sentido da galeria que começa com Ricardo, continua com Bentinho e Aparício e se completa com o mestre José Amaro.

Seria essa a provável tradução para o espanto de Graciliano Ramos.

Há quem defenda que a primeira parte de Usina é superior à segunda. Certamente, considerando os recursos narrativos.

Mal começa O Retorno e o narrador de terceira pessoa já se confunde com o monólogo interior. O tempo é o da duração da volta. Um tempo que se acumula na dupla viagem: a que segue pelos trilhos e a que se processa na memória do personagem, trazendo para o presente da narrativa o recente passado de Ricardo. A vida como presidiário em Fernando de Noronha e a sobrevivência no Recife, após a saída do presídio.

O fluxo das lembranças reproduz o mesmo ritmo do trem, arrastado e repetitivo, na sequência das estações de um longo calvário. E nelas a reiteração dos grandes temas que constituem o universo ficcional de Zelins: o desamparo, o sofrimento, a solidão e a morte.

Mas, na constituição temática de Usina, um aspecto ainda não incluído na obra do autor. A abordagem da homossexualidade como uma ampliação do enfoque reservado ao amor.
critica literaria jose lins rego cartas graciliano ramos homossexualidade usina
C. Portinari ▪ 1941
Ou ao "estatuto do corpo", como diria Drummond.

O romancista expõe a relação de Ricardo com o cozinheiro do presídio, Seu Manuel, sem nenhum eufemismo. Tratando-a com a mesma liberdade, riqueza de detalhes, sentimentos e emoções que reservou a outras manifestações da sexualidade.

É um ponto de vista desafiador que se antecipa ao debate aberto da questão e às mudanças de mentalidade que só as últimas décadas do século XX iriam propiciar.

Na vivência conflituosa de Ricardo, reflete-se o medo da censura, a realidade da interdição social. Mas o amor do cozinheiro louro se sobrepõe a todas as resistências.

"Para Ricardo, naquelas noites de chuva, naquelas noites pesadas da ilha, fora-lhe Seu Manuel uma mãe, uma rapariga, um irmão. Tudo que tinha era para lhe dar. Um amor mais feroz que o de Isaura na hora boa, mais pegajento que o de Odete." (U.p.20)

O narrador não julga. Expõe e confere, sem jamais reproduzir o preconceito ou deixar-se conduzir por ele. E, nas reflexões do personagem, vai crescendo a importância desse amor que mais se afirma na qualificação que lhe é atribuída.

"Ninguém no mundo tivera para ele um amor como aquele de Seu Manuel. Ele, Ricardo, seria um Deus se quisesse para o outro. Seu Manuel rezava para ele, cantava, trabalhava. O dia de Seu Manuel, os pensamentos, a alegria, a tristeza, tudo era dele." (U. p. 23).

O tema não fica restrito à circunstância do presídio. Ricardo lembra dos homens-mulheres do engenho, embora fossem em menor número. Nessas lembranças se destaca "Mané Pereira que dormia na cama de vara com moleques que eles todos conheciam." E com a ressalva de que "na frente do negro velho ninguém ousava uma palavra, um dito safado. Respeitavam o coitado, não diziam nada que não fosse da maior consideração." Como se vê, Zelins dedica ao tema um tratamento inusitado, indo de encontro ao interdito, confrontando um tabu que nem a televisão, hoje, consegue enfocar sem se expor à censura.

critica literaria jose lins rego cartas graciliano ramos homossexualidade usina
C. Portinari ▪ 1941
A comparação entre os amores vividos por Ricardo é um importante recurso retórico que se repete com frequência na narrativa, estabelecendo sempre a superioridade do relacionamento homossexual: na dedicação, no prazer, na delicadeza, nas múltiplas formas de sentimento reconhecidas nesse amor.

"De noite Seu Manuel ia para o quarto dele. Trancavam-se e o criminoso de três mortes botava a cabeça de Ricardo nas pernas, passava as mãos na carapinha, como nunca mulher nenhuma teria feito com ele. (...) aquelas mãos que se ensanguentaram alisando sua cabeça com a delicadeza que nem Isaura nem Odete souberam ter." (U.p.15).

Percebe-se, claramente, que o romancista tem um plano estabelecido para o tratamento do tema. Uma convicção ideológica que domina todas as cenas. É uma forma de amor que ele está trabalhando em sua narrativa. Não um desvio de conduta ou uma anormalidade. E a conclusão de Ricardo é categórica:

"Via assim que havia amor no mundo e que o amor era capaz de mover o mundo." (U. p. 23).

Em mais de setenta anos, inexiste o registro da crítica a essa antecipação do grande romancista. Encontra-se, levemente, a referência. Mas nenhuma análise, nenhuma leitura.

A segunda parte de Usina trata da ascensão e queda da Bom Jesus. Dr. Juca reúne vários engenhos da família e investe na nova forma de produção. A princípio, máquinas modestas. Depois, entusiasmado com a perspectiva do lucro, aposta em máquinas modernas. Mas os gastos desenfreados, o endividamento excessivo e a oscilação do preço do açúcar levam a Bom Jesus à falência.

critica literaria jose lins rego cartas graciliano ramos homossexualidade usina
C. Portinari ▪ 1947
Fechando a série que denominou "um tanto enfaticamente de Ciclo da Cana-de-Açúcar", Zelins já compreendia que a sua obra ultrapassava infinitamente essa circunstância.

E hoje, relendo Usina, é comovente constatar que, vivendo a realidade da industrialização incipiente, o grande romancista trata, com a maior ênfase, dos problemas que, no final do século XX, irão apresentar-se como desafios cujo enfrentamento se faz condição para a sobrevivência da espécie humana.

Usina coloca em discussão os aspectos da ecologia que constituem, hoje, preocupações mundiais. A devastação dos ecossistemas, da biodiversidade, a poluição das águas e a degradação dos homens. E em sua percepção o que sobressai é a visão de conjunto, a apreensão da problemática no vértice de suas implicações. Não se trata de salvar apenas as baleias ou o mico leão-dourado ou as tartarugas marinhas.

A obra de Zelins antecipa a consciência crítica de hoje que preconiza uma articulação ético-política entre os três registros ecológicos: o do meio ambiente, das relações sociais e o da subjetividade.
▪ Do livro da autora, Um certo modo de ler, Editora Ideia, 2008

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE
  1. Delícia de estudo a respeito de Zé Lins! Do que ele fez sobre o ciclo da cana-de-açúcar, com sua série de romances, a senhora fez uma análise que - numa História da Arte - teria o nome de "horizonte alto", ao contrário do que eu tinha com as panorâmicas e travellings vividos nos muitos anos em que fui o encarregado de fazer os pareceres sobre propostas de financiamentos das usinas de açúcar e álcool de nossa região, na agencia centro do Banco do Brasil, onde - num dia de 1982 - recebi ligação do Fernando Teixeira, pedindo-me que adaptasse Fogo Morto para o teatro, tendo em vista a inauguração do Espaço Cultural José Lins do rego por Burity, o que me foi bastante fácil , porque - seis anos antes - eu fora o Tenente Maurício da adaptação cinematográfica do romance, torturando o Mestre Amaro ( Jofre Soares ) e derrubando, na escadaria da cadeia de Pilar, com uma bofetada , o Coronel Vitorino Carneiro da Cunha, vulgo Papa-Rabo ( o nosso Rafael de Carvalho ) . No mesmo ano fui um delegado na adaptação de A Bagaceira - o filme Soledade, de Paulo Thiago -, em que, a cavalo, trouxe, com uma corda no pescoço um personagem vivido por Sávio Rolim, que fora - dez anos antes - o grande Menino de Engenho do Walter Lima Jr. Assim, imagine o prazer que tive ao ler este seu ensaio, permitindo-me a visão "voo de pássaro", sub specie aeternitatis, do que conhecera de forma bastante pedestre, dizendo a cada instante: "Isso!", "exato!", "confere!" Zé Lins iria gostar!

    ResponderExcluir

leia também