A poda foi criminosa por dois motivos: a violência do fato em si e a grave consequência. O ninho que abrigava o filhote de bem-te-vi veio ...

Ele agora é do mundo...

bem-te-vi amor aos animais natureza bichos meio ambiente
A poda foi criminosa por dois motivos: a violência do fato em si e a grave consequência. O ninho que abrigava o filhote de bem-te-vi veio ao chão com galhas e lágrimas da cajazeira depenada. Uma pena...

Eis que sai do morno aconchego uma coisinha de asa e cauda, com mancha amarela no papo, assustada, olhinhos brilhando sem entender nada. Os pais aflitos piavam de um lado pro outro numa algazarra sonora, em sinais de alerta e protesto. E agora?

Os passarinhos filhotes dependem visceralmente dos pais, que os protegem, alimentam e não os largam enquanto não adquirem vida própria. Nisso até que se parecem com os humanos de bom senso, que dividem justa e igualmente as responsabilidades sobre os rebentos.

Preocupações e deveres compartilhados, mãos à obra! Logo, logo, “dona bem-te-vi” trazia uma minhoca de bico a bico para o “Silvinho”. De longe, o pai sondava os perigos da área e constatava, aflito, a vulnerabilidade da situação. Era um problema.

Felizmente há no mundo quem sublime bichos e plantas como a si e aos seus. E o grau de evolução da humanidade se mede pelo respeito à Natureza. Enquanto alguém se julgar superior a qualquer ser que tem vida, continuará longe de entender o valor da existência e da Criação Divina.

Meu amigo companheiro que nutre um amor admirável pelos seres inocentes e indefesos deste planeta logo achou um galho seguro para o “Silvinho”. Pronto, pelo menos lá no pé de cereja-da-praia ele podia ver e ser alvo de proteção dos pais, que não paravam de trocar sonoramente suas ideias e cuidados a respeito da afligente condição do bem-te-vinho.

Com o crepúsculo veio a preocupação. A demora das estrelas prenunciava chuva, e à noite todos os gatos, além de pardos, podem estar famintos. E, pouco mais, Silvinho estava muito bem acomodado numa caixa de papelão no quarto de depósito. Podia dormir tranquilo. E tranquilos também pareciam ter ficado os seus pais, decerto abrigados nalgum galho ali por perto.

O fato foi a primeira lembrança ao acordarmos, manhã cedo. Pulamos da cama direto para vê-lo. Pela brecha, avistavam-se os olhinhos bem abertos, cheio de vida,
que me tiraram o sono. Enfim, era uma nova jornada.

Assim foram as manhãs seguintes. Silvinho pra dentro, Silvinho pra fora, “cuidado com o gato”, “olha a chuva”, “traz ele pra caixa”, "vê se ele comeu". Puxa!... tá todo molhado, vamos colocar uma lâmpada para aquecê-lo”. E o danadinho já fazia parte do nosso cotidiano.

Certa manhã, de volta após comer várias minhocas trazidas pelo bico de “dona bem-te-vi”, Silvinho parecia ter ganhado mais força e começou a ensaiar vôos de adulto, alçando galhos cada vez mais altos. Já era difícil enxergá-lo no topo da cajazeira, sempre acompanhado de perto pelo “Sr. Bem-te-vi”.

Mais um crepúsculo e menos uma preocupação. Entretanto, na hora de buscá-lo, quem achou? Nada, nem na sombra do último galho. Juntamos os quatro olhos catando-o por entre as estrelas que já surgiam, e não mais o vimos.

Com os olhos no céu, sem entender direito o que havia acontecido, meu amigo dizia: “Calma, ele agora é do mundo!... Bem-te-vimos.

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE
  1. Puxa, que história bonita! Que bela crônica! De deixar os olhos úmidos...
    Bela atitude de vocês, sorte do Silvinho. Mas ele um dia vai voltar, soltando o seu lindo canto. Quem sabe, já um pai-de-família...
    Parabens, Germano, pelo belo gesto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, amigo José Mário. Sabemos igualmente de seu amor à causa da. proteção animal

      Excluir

leia também