Numa guerra quem primeiro morre é a verdade. Não busque a autoria da sentença, você se cansará. As opções vão de Ésquilo , o pai da tragéd...

A primeira vítima

historia guerra mapa ucrania
Numa guerra quem primeiro morre é a verdade. Não busque a autoria da sentença, você se cansará. As opções vão de Ésquilo, o pai da tragédia grega, até Snowden, o ex-agente da CIA, o sujeito em quem o governo americano quer pôr as mãos por haver dedurado o esquema de espionagem que ainda hoje escandaliza o planeta. Inimigo, ou amigo, ninguém escapa dos grampos do Tio Sam, mostrava Snowden nos idos de 2013.

historia guerra mapa ucrania
A autoria, porém, é o que menos importa, pois a frase lapidar tem atravessado os tempos e os conflitos. Em 1975, rendeu o livro “A primeira vítima”, em cujas páginas, quase seiscentas, o jornalista Phillip Knightley conta como a imprensa é usada para propagar mentiras no calor das batalhas, mesmo das internas, a exemplo dos combates da Guerra Civil Americana.

A derrota do último bastião da resistência ucraniana, em Mariupol, desmente o que vinham nos contando sobre o rumo dessa guerra as redações ocidentais dispostas à replicação de despachos como se fossem sucursais da Fox News.

É o tema central dessa conversa cujo começo não poderia ser outro: Todas as guerras são abomináveis. Onde quer que aconteçam, elas nascem do propósito de conquistar e dominar. Advêm da cobiça, da ganância e, assim, dos demônios que habitam o coração do bicho-homem. São decididas em gabinetes fechados, em recintos secretos, onde os muito ricos e poderosos batem ponto e tomam assento. Falo daqueles com grana e poder suficientes para dividir o mundo em pedaços, conforme lhes sejam o alcance e o tamanho dos exércitos. Falo da imensidão e da podridão de certos conglomerados e organizações. Trato, enfim, dos que lucram com o bombardeio de homens, mulheres e crianças.

No princípio, as brigas conduzidas pelos chefes tribais davam-se pela posse de fontes d’água, animais e lavouras. Em seguida, inventado o dinheiro, serviriam, também, à captura de seres humanos para as escravidões dos tempos bíblicos. Não menos, para a serventia abjeta, impiedosa, das colônias que a Europa cristã e civilizada espalharia no mundo. Sempre assim: a Bíblia na frente e a espada atrás.

historia guerra mapa ucrania
Ah, os homens de bem, seus princípios e seus cuidados... A cautela recomenda que deles desconfiemos. E me vem à lembrança uma frase atribuída a Millôr Fernandes: “Nunca vi uma guerra iniciada por um monte de bêbados”.

Também lembro dos idos de outubro de 1962, quando o Velho Clemente, nosso vizinho, consultava o prefeito da ocasião em busca de uma escavadeira. Pretendia transferir a família da cidade para um buraco no pé de serra onde mantinha o roçado.

É que ouvira no rádio sobre a iminência da terceira guerra mundial. Terceira e última porquanto se travaria com ogivas atômicas e, por consequência, com a extinção da humanidade. Achava que um buraco naqueles ermos, para onde levasse alguns móveis, a mulher e os filhos, poderia livrá-lo, e aos seus, da morte certa.

De hora em hora, com locução de Paulo Rosendo, o Informativo Tabajara, na emissora do mesmo nome, o punha em contato com os acontecimentos ao derredor de Cuba onde a Marinha de Guerra dos Estados Unidos tinha ordem do presidente Kennedy para afundar qualquer navio de bandeira soviética disposto a aportar em Havana.

Motivo daquela encrenca: aviões americanos haviam fotografado, dias antes, escavações em território cubano logo identificadas pelo Pentágono como procedimento para instalação de mísseis. Isso significaria bombas russas a menos de 200 quilômetros da Flórida. A ONU intercedeu com bons resultados: Khrushchov desistiu da empreitada e, então, Clemente em seus 80 anos, eu nos meus 15 e o resto do mundo respiramos aliviados. Foi a tal crise dos mísseis da qual São Google hoje nos dá conta, com lapsos de segundo, em centenas de matérias.

historia guerra mapa ucrania
Fico a pensar no que os netos do meu antigo vizinho acham, hoje, em dia, da guerra na Ucrânia. Será que a identificam como mais uma disputa entre os detentores dos dois maiores arsenais atômicos do planeta? Entendem, porventura, que a anexação da Ucrânia pela Otan representaria foguetes ocidentais apontados para o coração da Rússia a 300 quilômetros de Moscou? Percebem que a mesma confusão se repete, 60 anos depois, desta vez em sentido inverso?

Sabem, por fim, que estão em disputa, agora, os negócios trilionários do petróleo e do gás numa Europa dependente em 40% daquilo que os russos fornecem?

Acho que não sabem, posto que a propaganda de guerra, seja aonde for, decide quem é mocinho e quem é bandido, enquanto impede que as vozes do lado oposto falem ao julgamento dos povos. É assim aqui e na Cochinchina. Mas devem desconfiar de que as guerras somente existem porque há quem ganhe com elas, onde quer que se travem.

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE
  1. Flávio Ramalho de Brito27/5/22 16:27

    Infelizmente, Frutuoso essa coisa tão óbvia nem sempre é considerada como ponto de partida na análise dos conflitos: as guerras somente existem porque há quem ganhe com elas, onde quer que se travem.

    ResponderExcluir
  2. Ângela Bezerra de Castrotro28/5/22 11:30

    Frutuoso, abordagem verdadeira, culta e inteligente, valiosa contribuição para conscientizar os que não pensam e ignoram as referências históricas. Parabéns, meu querido. Usarei seu texto em minha próxima aula, na APL, para os professores do Estado.

    ResponderExcluir

leia também