O traçado das ruas precisava ser reencontrado após décadas de pseudodesenvolvimento construtivo. Era necessário desbravar, por entre as esquinas da memória, as antigas passagens, os velhos moradores, remontar cenários e cenas. A amizade, lado a lado, ajudava na reconstrução de tudo. Uma lembrança, um olhar, um acontecimento, uma figura, uma remontagem.
E, no meio de tantas novidades novas e antigas, as velhas imagens brotavam dos arquivos das recordações. Uma brincadeira, um vizinho, uma temporada, um lugar, algumas presenças, várias ausências.
GD'Art
Porém, as ruas mantêm os nomes, mas se encaixam em outras vias, como tentáculos que surgiram e emendaram o que antes eram chácaras, mata fechada, fronteiras a serem exploradas. O tempo, contudo, não apagou suas identidades: Trabalho, Prosperidade, Exportação, Indústria, Criatividade...
Ali era a casa de fulano, aqui morava beltrano, naquela rua vivia tal pessoa. E as peças vão se encaixando, as cenas vão se conectando no enredo e emaranhado de personagens, períodos e acontecimentos.
E quase é possível sentir o pó seco do chão batido nas peladas de fim de tarde durante o verão, o cheiro da chuva dos aguaceiros dos meados dos anos, a fragrância das festinhas em fins de semana, o esperar do ônibus para ir à escola cedo da manhã, as resenhas pré e pós os jogos das “peladas”.
GD'Art
Se nunca teve um charme específico, uma beleza diferente, a importância de um nome, um fato histórico, ali sempre possuiu significância e despertou sentimento de pertencimento naquelas pessoas que viveram os bons tempos naquele lugar; que sorriram, cantaram, jogaram, dançaram, brincaram e até choraram pelos terrenos, muros, casas e ruas. Para elas, sempre foi o lugar mais importante.
O velho bairro mudou. E, ainda assim, não morreram as lembranças e o carinho dos seus antigos moradores. Descaracterizado, mais desordenado urbanisticamente, ainda é capaz de tocar a alma e o coração e reviver os adolescentes apegados àquele pedaço de recanto da cidade. E tudo se reflete nos cabelos brancos e corpos meio cansados.







