Bancos de dados musicais são ótimas fontes de informações quando se pretende conhecer a história que envolve o surgimento de uma determin...

5 excelentes bancos de dados musicais

bancos de dados musicais carlos romero

Bancos de dados musicais são ótimas fontes de informações quando se pretende conhecer a história que envolve o surgimento de uma determinada canção.

Essas informações vão desde o ano de lançamento da música ao nome dos instrumentistas que participaram de sua gravação, e podem servir, por exemplo, para "taggear" e organizar os arguivos mp3 de sua coleção. 

Confira 5 dessas bases de dados, todas excelentes.

O site é brasileiro, como o nome já denuncia. Nele, é possível efetuar pesquisas por discos, intépretes, participações especiais, arranjadores, compositores etc. Experimente, por exemplo, fazer uma consulta na opção "intérprete" digitando o nome "Caetano Veloso". A discografia do artista baiano será apresentada em ordem cronológica, com a descrição de cada uma das canções gravadas.




2 • All Music
Este é um dos sites mais interessantes (e talvez o melhor). Ele tem uma interface agradável e é praticamente completo, contendo, inclusive, dados sobre músicas eruditas. Digitando o nome de uma música, você poderá saber todos os intérpretes que já a gravaram, desde a data do lançamento até os dias atuais.




3 • Discogs
Entre outros critérios, a pesquisa pode ser feita por gênero, estilo, formato, ano e pelo país de origem das cancões. O melhor de tudo é o excelente acervo de imagens das capas e encartes dos CDs (frente e trás). As ilustrações têm uma boa definição e são ideais para associar às músicas da biblioteca do iTunes.




Digite o nome de um artista no campo de busca que fica no canto superior direito da página. A procura pode ser feita, também, pelo nome de uma música, de um álbum ou de um gênero musical. A discografia é apresentada por ordem cronológica decrescente, incluindo os lançamentos nos antigos discors EPs e Compactos.




5 • Songfacts
O site fornece o DNA de uma infinidade de canções, contando as suas histórias a partir do depoimento de quem as compôs. Digite, por exemplo, o termo "A Day In The Life" no campo de pesquisa para saber porque a famosa música dos Beatles tem esse nome e que fato teria inspirado a letra aos compositores John Lennon e Paul McCartney.


COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE
  1. faltou o groveshark!!!

    ResponderExcluir
  2. Hey, Anônimo,

    O Grooveshark.com não é um banco de dados musicais, mas um site para ouvir músicas.

    Ele já está relacionado em outro post. Confira:
    http://www.carlosromero.com.br/2008/07/msicas-online.html

    ResponderExcluir

leia também