A obra de arte sempre reflete o estado de espírito do artista, o ambiente em que vive, pois existindo harmonia em sua alma, ele coloca paz ...

Pinturas que são poemas

ambiente de leitura carlos romero jose nunes valeria antunes pintura paraibana poesia arte e poesia

A obra de arte sempre reflete o estado de espírito do artista, o ambiente em que vive, pois existindo harmonia em sua alma, ele coloca paz naquilo que constrói. Seja um poema, um romance ou uma pintura, tudo traz o gozo desta quietude.

Na arte está o sorriso do artista que a modela. Do artista profundamente sensível ao que sua alma exprime, que faz a obra aflorar como flor que desabrocha no terreno fértil de um horto. A harmonia do coração, inevitavelmente, estará também expressa naquilo que ele produz.

ambiente de leitura carlos romero jose nunes valeria antunes pintura paraibana poesia arte e poesia
Observando os quadros da artista Valéria Antunes, veio-me a impressão de que foram produzidos por quem carrega a delicadeza no olhar, a sutileza do sentir e a força que vem de um coração acalentado.

Seus quadros emocionam. Mesmo tendo a visão do aprendizado construído nos limites das prateleiras de minha biblioteca, foi-me gratificante observar a expressão de seus trabalhos, que comovem como as melodias de Mozart e os poemas de Neruda.

E a arte nos aproximou. Contou-nos que sua infância foi construída por bela história vivida numa fazenda onde a mãe, artesã habilidosa, conduzindo-a ao contato com o artesanato ricamente produzido no interior de Goiás. Foi seu primeiro contato com a arte.

Naquele lugar, envolta na abundância dos frutos que brotavam das mãos que cultivavam a terra, foi se envolvendo com os mistérios do ambiente saudável. o que lhe proporcionou condições de absorver as emoções manifestadas ao redor. Quando criança começou a riscar papéis brancos, depois a desenhar e colorir seixos retirados do rio que abastecia a fazenda onde se criou, usando neste trabalho tinta retirada da própria natureza.

ambiente de leitura carlos romero jose nunes valeria antunes pintura paraibana poesia arte e poesia

Assim despertou e tomou gosto pela pintura. Na fase seguinte vieram as lascas de madeira e os retalhos de tecidos de algodão.

O mundo da arte se abriu mediante o acesso à Faculdade de Arquitetura, acrescentando novos saberes ao aprendizado rudimentar do tempo da fazenda.

ambiente de leitura carlos romero jose nunes valeria antunes pintura paraibana poesia arte e poesia
Tivemos uma conversa agradável. Concordamos com a junção entre poesia e pintura, uma coisa completando a outra. “A poesia é explícita e isso me assusta, portanto me contenho” - justificou para despistar suas inclinações mais para a pintura e menos para a poesia.

Difícil adentrar no sentido de sua arte. Tentar descrevê-la é cair num embaraço sem chegar à essência estética de seu emocionante trabalho . São belas as expressões contidas em suas telas.

Uma Pintura que envolve e emociona. Pinturas que são poemas.


José Nunes é poeta, escritor e membro do IHGP

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE

leia também