Decerto o inquieto e producente Arthur Kösztler viveu o conceito que emulou e a que denominou “the oceanic feeling” (o oceano de sentiment...

O estudo do Mistério

ambiente de leitura carlos romero sam cavalcanti musica seculo xx estado de consciencia lsd rautavaara musica finlandesa misticismo musical

Decerto o inquieto e producente Arthur Kösztler viveu o conceito que emulou e a que denominou “the oceanic feeling” (o oceano de sentimentos). Köstler (como grafava sua mãe vienense) era judeu, tendo incorporado toda a mística hebraica, e experienciado estados alterados de consciência seja no uso de drogas como LSD, seja pelo que relata em seu trabalho autobiográfico "The Invisible Writing", onde a mística o alcançou no cárcere. Esses homens, dados à vivência intensa e à experimentação, fazendo de suas mentes e corpos cobaias do sentir e do pensar, são forte influência para os artistas, sobretudo quando publicam com tamanha riqueza de detalhes e arte mesmo no escrever.

ambiente de leitura carlos romero sam cavalcanti musica seculo xx estado de consciencia lsd rautavaara musica finlandesa misticismo musical
Arthur, com seu conceito de ‘oceano de sentimentos’, é influência indelével no compositor finlandês Einojuhani Rautavaara. Tendo nascido na geração seguinte a de Arthur, Rautavaara é nome que emerge na Escandinávia pós-Sibelius, com criativa força mística de extremada expressão.

Especialmente prolífico, Rautavaara legou-nos uma vasta obra. Em 1969 compôs um breve ciclo de seis Estudos para piano solo, sob o opus 42, no qual há, como em toda sua criação, uma intensa relação entre técnica e seu universo místico. Para adentrar nesse misterioso mundo é mister que busquemos uma concentração, um isolar-se no qual a percepção própria flua. Interpretar nesse sentido é perceber idéias musicais e inteirar-se delas no todo sígnico que é a obra musical. O patrono deste Ambiente de Leitura, o saudoso cronista Carlos Romero, numa de suas colunas, é extremamente feliz ao versar sobre premência em concentração e isolamento, inerentes da vida artística:


“A solidão também é necessária. É por meio dela que o homem conversa consigo mesmo, que se encontra com a sua consciência, que se autoanalisa, que se ilumina [...] A consciência é um espelho que se revela no silêncio da solidão. É recomendável, vez por outra, olhar para ele. Ou será que andamos com medo de nossa própria imagem? Aliás, temos três espelhos na vida: o espelho material, que tanto pode ter uma superfície polida como a de um lago; o espelho que está na visão dos outros – aquele que enxerga os nossos defeitos; e o espelho mental, isto é, a nossa consciência”.

(extrato do texto Solidão... quase sempre)


Se para mergulharmos no nosso eu, para desenvolvermos nossa sensibilidade, para apurarmos nossa percepção do mundo, da vida e das coisas que nos rodeiam, necessário é que nos isolemos, nos miremos fundo; muito mais é requerido ao depararmo-nos com uma obra tão rica e densa como é a de Rautavaara. É aí que o sentido de Arte sobrevém e nos apanha, metalinguisticamente, constrangendo-nos a sermos um pouco artistas, também, ao ouvi-lo: mistério imanente do conviver em Arte.

O opus 42 de Rautavaara é constituído de seis estudos: I. Terssit (Terças); II. Septimit (Sétimas); III. Tritonukset (Trítonos); IV. Kvartit (Quartas); V. Sekunnit (Segundas); VI. Kvintit (Quintas). Pronuncia-se neles muito do pensamento perseguido em obras mais robustas como se o estudo não fosse, meramente, pianístico. Há, tanto o desafio de incorporação de seu linguajar harmônico, sinuoso, com superposições triádicas perfazendo acordes complexos; quanto melodias de vetores intervalares espaçados, cuja força expressiva é peculiar e denota sua voz própria, seu pendor à mística e ao mistério. Aliás, os intervalos entre os sons musicais – base para os constructos escalares, as gamas de notas diatônicas e cromáticas – são tanto estrutura da arquitetura harmônica, como da engenharia linear nas melodias e efeitos de ambientação nos arpejos.



Os filósofos Deleuze e Guattari alertam para as múltiplas interpretações possíveis quanto ao plano organizacional. Sendo este plano definido e rigorosamente obedecido no que diz respeito à forma, com parâmetros musicais e lógica discursiva pré-estabelecidos, a transcendência das fronteiras se impõe nas técnicas e modelos estéticos aos quais o compositor submete sua obra. O intento é, de fato, ir além, valer-se de regras sistêmicas, mas burlá-las se necessário, ou confirmá-las no único propósito de promover o suporte adequado para a expressão final. Tudo, portanto, – materiais e procedimentos técnicos – está a serviço do objetivo consciente de transcendência. A idéia, inaudível e amorfa, se concretiza quando revestida das necessidades humanas de início meio e fim; mas o plano é misterioso e oculto:


“na música, o princípio de organização ou de desenvolvimento não aparece por si mesmo em relação direta com aquilo que se desenvolve ou se organiza: há um princípio composicional transcendente que não é sonoro, que não é "audível" por si mesmo ou para si mesmo. Isto permite todas as interpretações possíveis. As formas e seus desenvolvimentos, os sujeitos e suas formações remetem a um plano que opera como unidade transcendente ou princípio oculto [...] Plano de vida, plano de música, plano de escrita, é igual: um plano que não pode ser dado enquanto tal, que só pode ser inferido, em função das formas que desenvolve e dos sujeitos que forma, pois ele é para essas formas e esses sujeitos”.

(extrato de MIL PLATÔS, Capitalismo e Esquizofrenia,Vol. 4)


Não é inusitado usar sistematicamente os intervalos para passear pela topografia pianística e criar estudos desafiadores – Claude Debussy e, aqui no Brasil, o querido Edino Krieger, são exemplos notáveis –, mas Rautavaara dá o sentido de estudo composicional de seu espírito místico em cada peça deste opus.

O primeiro é concebido em forma ABA – um tema, suas consequências e desenvolvimento, e o retorno variado ao início – e tem um discurso apoteótico com dois gestos interagentes: os acordes em fortíssimo, acentuados, e os arpejos velozes em cinco oitavas ascendentes, realizados duas vezes, abrindo a peça. É como se um portal abrisse-nos os ouvidos e a atenção para o que se decorre em seguida. Toda essa estruturação é elaborada a partir da ligação harmônica de/em terças (por exemplo: Ré-Fá-Lá-Dó-Mi), quer superpostas, quer subsequentes. Dessa atmosfera, emerge uma melodia marcada e misteriosa, envolvida pelo acompanhamento dos arpejos incessantes.

O segundo estudo tem rítmica intrincada, complexa, irregular, seguindo o princípio de melodia acompanhada, mas, tendo no acompanhamento, um interesse amplo, baseado no vetor intervalar de Sétima Maior – apresentando-nos uma sistemática alternativa à harmonia organizada em oitavas, e que já é jargão pianístico. Nisto, Rautavaara concebe uma textura pianística e, a pouco e pouco surgem acordes resultantes que adensam dramaticamente a peça. O andamento é extremamente depressa e se precipita, ao fim, com furor, em direção ao grave, numa nota final única, fatalmente forte e contundente, como quem sabe dos acontecimentos bruscos do viver.

O terceiro estudo é um primor de contraponto feito numa única página. O trítono é chamado na História da Música de diabolus in musica, não só porque remeteria – como reza a crendice em torno da proibição eclesial – a uma sonoridade “diabólica”, mas, sobretudo, porque divide por igual a escala cromática. Novamente, Rautavaara dá um sentido lento e grave que eleva-se pela tessitura do instrumento e esvai-se ao escuro em puro mistério.
O quarto estudo alude à ideia do primeiro e do segundo, com uma nova organização intervalar das chamadas “Quartas Justas”, intervalos considerados perfeitos desde a Idade Média. Consonância que se dilui pela progressão harmônica característica da persona composicional. Há uma ponte em acordes agressivos e fortes, de expressão aguerrida, e retorno ao tema inicial com finalização semelhante ao segundo estudo. Já o quinto estudo é o mais misterioso de todos porque mantém, em forma espelhada, utilizações motívicas entre as mãos e entre as tessituras dos extremos do instrumento. Um fio condutor sob a base intervalar de Segunda Menor, e arabescos mágicos no agudo que transformam-se em assombros com o uso do pedal nos graves.

Por fim, o último estudo, é uma espécie de mini-rondó (que é um gênero no qual uma idéia se apresenta de maneira recorrente e em ciclos), com notas-pedais, sobre as quais as mãos se alternam em frenesi. Vale-se de técnica muito semelhante ao que concebe Heitor Villa-Lobos em diversas obras para piano. O estudo é breve e rápido como um redemoinho de folhas secas que rodopiam e pairam, mas que caem subitamente. Recomendo tanto a gravação da pianista finlandesa Laura Mikkola, disponível com partitura para os que lêem – e por que não para os que ainda não lêem?... – quanto o registro ao vivo da participação do pianista judeu-californiano Kyle Orth no Concurso Internacional de Piano em Helsinque. Que em tempos pandêmicos aprendamos a lidar com a solitude, e ter na Arte um espelho de nossas almas: plano de vida que pela Música podemos conhecer e quiçá mergulhar em sentimentos oceânicos a que ela misteriosamente nos reserve...


Sam Cavalcanti é mestre em música, compositor, crítico e escritor

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE
  1. Parabéns pelo excelente texto, Samuel Cavalcanti. A cada leitura tenho sempre um oportunidade de aprender mais, e, nessa excelente reflexão nos foi ofertado um momento de apreciação do brilhantismo virtuosistico e o multifacetado domínio musical ao instrumento. Novamente, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, professor Samuel Cavalcanti! Belíssimo texto! Sem dúvida tens o dom da percepção da Arte. Que o silêncio também seja para ti um celeiro de boas obras.

    ResponderExcluir

leia também