Quarenta anos depois de cruzar o umbral da redação de A União, este jornal continua suprindo a Universidade que continua distante de mim...

A União como a voz do campo

Quarenta anos depois de cruzar o umbral da redação de A União, este jornal continua suprindo a Universidade que continua distante de mim.

Quando fui adotado, em 1980, sua redação revelava-se paisagem dos meus devaneios, e à medida que os anos passavam, me deu guarida e agasalho, do jornal recolhi amigos que sempre apontaram horizontes para consolidar aspirações pessoais e os caminhos da Arte.

Quando meus passos se consolidaram na redação, pois chegava como repórter depois de engatinhar pelo ambiente de O Norte, onde copiava telegramas enviados pelas agências nacionais e internacionais de notícias, a diretoria decidiu editar um suplemento agrícola, ajudando no diálogo do governo com o agricultor. Talvez por causa de minha procedência da agricultura ou pelo jeito de camponês de andar, convidaram-me a integrar a equipe que cuidaria do suplemento agrícola.

pb.gov.br
A União sempre teve essa aproximação com as classes produtoras, assumindo papel de porta-voz quando os parlamentares se ausentavam das propostas que garantiam o fortalecimento da economia rural, base de sustentação de qualquer plano econômico, ainda no tempo quando tinha em abundância a força do braço para escavacar a terra e semear os grãos.

No tempo do meu bisavô João Mendes, este tomava conhecimento das políticas públicas para o setor agropecuário, do preço da saca de café, do garajau de rapadura à arroba de carne bovina pelas páginas de A União. Na década de 1930, o jornal chegava de trem até Borborema e dali seguia para Serraria, em lombo de animais. Dos poucos leitores da cidade, meu bisavô reservava as tardes para sua leitura, recostado na cadeira de jacarandá, levantando a vista apenas para observar o pôr do sol com nuanças avermelhadas e cinza margeando o alto das serras, a perder de vista.

Sóter
O deputado Francisco Duarte Lima, que Serraria exportou ao Senado no ano de 1936, eleito para substituir José Américo de Almeida que renunciou para concorrer à presidência da República, cujo plano foi frustrado por Getúlio Vargas que desejou ser ditador, servia de gozação porque cobrava melhor preço para a rapadura. O homem do campo tinha voz no parlamento e o jornal era palco de discussões e debates.

Naquela época, A União editava, toda semana, um suplemento agrícola – Parahyba Rural – com reportagens e artigos abordando temas de grande relevância para a agricultura. Os cuidados para o controle de pragas e insetos que atacavam os cafezais, os algodoais e o bicho da seda, além da cana que abundava nas várzeas do Rio Parahyba e todo o Brejo, fontes de renda que engordava a economia da Paraíba, eram repassados por agrônomos especializado em cada assunto. A Paraíba ganhava escolas agrícolas em Bananeiras e Areia, em Umbuzeiro e Alagoinha funcionavam estações de pesquisa para o melhoramento genético de bovinos. Ao final do milênio passado, os olhares ainda estavam voltados para as coisas do campo, e na Paraíba não poderia ser diferente. Se antes a preocupação era para a produção de alimento, àquela época, como agora, além de saciar a fome, setores da sociedade se preocupam com as causas e os efeitos danosos sobre a Natureza, que trazem enormes consequências para o futuro da humanidade. A União daria uma grande contribuição se, como há cem anos e depois nos anos que antecederam a chegada do novo milênio, promovesse discussão sobre a questão ambiental, o uso racional da terra.

pb.gov.br
Este jornal sempre foi instrumento usados pelos governos para mostrar suas atividades administrativas, em épocas com maiores ou menos abrangências, o que se propõe desde sua fundação, em 1893, contudo, sem nunca deixar de registrar a evolução econômica e social da Paraíba.

Conhecendo o passado é possível construir o futuro com pedras sólidas, resistentes às ventanias e tempestades. O esforço individual ou coletivo ajuda nessa tarefa de construção uma sociedade onde existam menores dores e mais sorrisos. Assumindo a voz do campo, este jornal contribuirá para a efetivação do fortalecimento da economia e da melhor condição de vida.

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE
  1. Nunes, pode ser que me engane, mas não há, na Paraíba, ninguém mais apaixonado pelo que faz, do que você. Isso já me ficou visível anos e anos atrás, quando eu via sua quase veneração a Nathanael Alves, o imenso respeito e admiração por Gonzaga Rodrigues.

    ResponderExcluir

leia também