Às vezes o amor simplesmente acontece. Manso, ele te encontra numa rua sem asfalto, em tarde de sol. De repente, tudo brilha e refulge ao ...

O amor acontece

beatles get back john paul george ringo
Às vezes o amor simplesmente acontece. Manso, ele te encontra numa rua sem asfalto, em tarde de sol. De repente, tudo brilha e refulge ao teu redor. Ele te faz rir, desarmado. Um instante depois te atira numa espiral que converte a vida em turbilhão. Um frenesi de gozo e lágrimas regado a sangue escaldando e que te faz escutar algo feroz rugindo no teu peito a ponto de espalhar dor e sal, mel e água de rosas no teu espírito atemorizado. Não tão simples e nada manso, afinal. Amor, dizem. De quem falo neste texto? De mim, de ti, dos Beatles ou de Get Back, o documentário de Peter Jackson? De todos nós, por certo, já que “Get Back” me fez escrever sobre os Beatles com um olho fixo nas impurezas e no esplendor que movem a nossa humanidade. Um filme que contém todo o deleite, a tensão, as ásperas lutas e a graça da existência.

beatles get back john paul george ringo
beatles get back john paul george ringo
beatles get back john paul george ringo
beatles get back john paul george ringo
beatles get back john paul george ringo
Paul McCartney ▪ Ringo Starr ▪ John Lennon ▪ George HarrisonEtsy

Na tela não há heróis ou vilões. Apenas os dramas de todo mundo elevados a status superlativo porque são os Beatles – e só houve quatro deles na história do planeta. Ali estão – na pele de John, Paul, George e Ringo – nossas histórias cotidianas, nossos corações despedaçados, risos infantis, aspirações, ciúmes, traumas, solidão e vaidades.

Diante dessas emoções finamente servidas por Peter Jackson, a estilista Stella McCartney chorou. Deu-se conta de que durante boa parte da sua infância e dos irmãos, seu pai enfrentava os efeitos devastadores da separação – um período que Paul não hesita em apontar como o pior da sua existência. Por isso, Julian Lennon disse que assistir ao documentário o fez amar novamente o pai. Stella, Julian Lennon e Sean Ono Lennon assistiram juntos à première, publicaram fotos no Instagram chamando uns aos outros de família e marcaram os filhos de George Harrison e Ringo Starr. A nova geração quer cura e libertação das dores passadas.

beatles get back john paul george ringo
beatles get back john paul george ringo
Julian Lennon, Stella McCartney e Sean Ono LennonInstagram

Get Back é um filme sobre arte e artistas. Fala, sem medo, da dor dilacerante que é criar, misturando sentimentos, talento, expectativas próprias e alheias, mercado, traumas, dinheiro e frustrações. É arte, mas é também emprego, sonho, pão de cada dia, sobrevivência como indivíduo.

A química Lennon-McCartney transpõe a tela. Os dois se entendem no olho, respondem rápido ao desejo do outro, riem e escrevem canções como se o resto do mundo pouco importasse. E, ao mesmo tempo, provocam-se mutuamente e disputam espaço. Parcerias artísticas deveriam ser território intocado: punição severa aguardaria aquele que se interpusesse entre dois artistas que criam juntos. Maridos, esposas, filhos e os próprios parceiros na arte, acautelai-vos:
beatles get back john paul george ringo
Lennon & McCartney
há gavetas separadas para cada seção. Na da parceria artística vivem segredos que estão além do compreensível e explicável em linguagem-de-gente. O preço a se pagar é o mesmo de um casamento que se desfaz sob ódio: veias abertas.

Lennon e McCartney ultrapassaram limites ao isolar George Harrison, também ele parceiro. A edição do filme destaca o sofrimento de George no estúdio. Rosto e corpo não escondem a frustração de alguém que continuava a ser tratado como o irmão mais novo, artisticamente desdenhado e a quem se permitia apenas voos de galinha. O episódio 1 termina com George abandonando os amigos ao som de uma das suas mais emblemáticas canções: “Isn't it a pity?” (Não é uma pena e uma vergonha como partimos os corações uns dos outros?). Nesse instante vêm à mente todas as situações em que a arte incorporou na sua mala de sonhos as disputas menores e as armadilhas da egolatria. E assim esmagou preciosidades.

Haverá quem se pergunte por que George – o Beatle quieto, o que meditava e mergulhou na cultura indiana – foi justamente o que cedeu à irritabilidade. Qualquer praticante sério de meditação lhe dará a resposta sincera: porque faz parte do processo estar exposto a si mesmo, aos seus desejos insatisfeitos, à incompreensão dos amigos, às zombarias e à indiferença. Nem sempre se consegue ser yogue em meio ao caos, embora se tente desesperadamente. É uma experiência transformadora, que põe um espelho diante do rosto e determina, entre a provocação e a frieza: enxergue-se agora. E aprenda. George não foi exceção.

beatles get back john paul george ringo
George Harrison

Quando ele deixa o estúdio, os demais reagem de forma passional. Jackson mostra tudo numa sequência crua e inquietante. Os três Beatles restantes atacam os instrumentos num frenesi. Não há música, mas descarrego de raiva e ressentimentos acumulados. Yoko vai até o microfone e grita algo selvagem. Todos parecem em busca de redenção e catarse.

A personalidade galhofeira de John, sua inteligência cativante e non-sense estão sempre a postos durante a filmagem. John dança, canta, faz piadas e ri (demais) no estúdio. Ele tem 28 anos, está apaixonado por Yoko, as veias tomadas por heroína, adora provocar o mundo e anda farto de ser criticado. Está claramente testando os limites dos companheiros ao impor Yoko no estúdio. Uma diversão perigosa, na qual de vez em quando desponta, sob o comportamento esfuziante, uma crueldade e uma indiferença que contrastam com os abraços que distribui.


Há outras mágoas. Ringo se refugia no habitual silêncio de esfinge. É uma estratégia. No episódio 2, um Paul McCartney desamparado e com os olhos cheios de lágrimas se dá conta de que seu sonho se acabava. Sua banda, sua vida, seu trabalho e sua paixão se desfaziam diante dele. Os outros estavam cansados, tinham planos e sonhos diferentes. Ele, não. Era (e ainda hoje é) um Beatle. Lutou o quanto pôde para impor alguma disciplina ao caos criativo da banda, seu perfeccionismo o fez pesar a mão e ferir George, e foi o único a discordar dos amigos, alertando-os de que iam entregar a carreira nas mãos de um predador, que manipulava artistas talentosos. Perdeu tudo. O período após a separação o atirou num inferno de infelicidade, bebida e agonia. Até hoje se mantém musicalmente ativo, embora próximo aos 80 anos. Muitos amaram os Beatles; só um deles amou a banda tanto quanto o mais apaixonado fã.

Para Paul McCartney o amor aconteceu e cobrou tributo: abriu-lhe a boca e nela derramou a previsível espiral de risos altos e gritos de dor. Como acontece comigo, contigo e com todos os que se atrevem nesse jogo arriscado e viciante chamado vida.

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE
  1. Muito obrigada, meu querido. É uma honra estar aqui. Um abraço carinhoso.

    ResponderExcluir

leia também