Em 1938, Neville Chamberlain era o primeiro-ministro britânico. No auge da popularidade, do poder e da influência, ele lutava desesperadam...

Chamberlain, Churchill e um canalha entre eles

historia segunda guerra churchill chamberlain
Em 1938, Neville Chamberlain era o primeiro-ministro britânico. No auge da popularidade, do poder e da influência, ele lutava desesperadamente para evitar a guerra com a Alemanha de Hitler. Havia visto e sofrido tantas perdas na Primeira Grande Guerra, acontecida há apenas vinte anos, que jurara fazer o possível – e o impossível – para não permitir outro conflito armado, até porque o país e seu povo ainda não tinham se recuperado totalmente da tragédia anterior. Daí entender que seu papel de estadista, naquele momento, era o de perseguir a paz a qualquer custo e até mesmo a qualquer preço.
historia segunda guerra churchill chamberlain
Winston Churchill ▪ 1874—1965CC0
Esse pensamento pacifista guiou toda a sua política – e as suas decisões apaziguadoras.

Na mesma época, Winston Churchill era membro do Parlamento e, como tal, contestava veementemente as posições conciliadoras de Chamberlain. Via as coisas e o cenário internacional com outros olhos, completamente distintos dos do primeiro-ministro. Para ele, não adiantava perder tempo confabulando com o alemão, em quem só enxergava dissimulação diplomática e determinação para deflagrar uma guerra de conquista por toda a Europa. Com as negociações de Chamberlain, a Inglaterra perdia tempo em preparar-se militarmente para o inevitável conflito, enfraquecendo-se, por isso, para o futuro que prometia ser negro. Por essa postura, Winston era chamado de belicoso, de irresponsável e até de fanfarrão.

O fato é que o país todo queria a paz. Os políticos, os empresários, os militares, a classe média e os trabalhadores. Ninguém queria mandar para a morte seus entes queridos, nem ver as cidades e os campos destruídos. A lembrança da guerra anterior era ainda muito nítida. Mesmo com a vitória, a nação sofrera – e muito. Não dava para repetir, caso fosse possível evitar. Por isso, o primeiro-ministro se empenhava tanto, e por isso os ingleses o apoiavam. Mas é a velha história: quem quer a paz, se prepara para a guerra. Churchill batia nesta tecla, Chamberlain tomava chá com Hitler.

O alemão queria tomar dos tchecos a região dos Sudetos, de forte presença alemã. A França tinha um tratado com a Tchecoslováquia
historia segunda guerra churchill chamberlain
Neville Chamberlain ▪ 1869—1940CC0
para socorrê-la em caso de agressão, e a Inglaterra tinha um acordo com a França para segui-la em suas decisões de apoio aos tchecos. O que se buscava, portanto, era convencer estes últimos a abrir mão consensualmente do território requerido por Hitler, de modo a não ser necessário envolver a França e a Inglaterra numa luta armada que, a princípio, não era deles, luta essa que podia facilmente se alastrar por toda a Europa – e até mais além.

Chamberlain foi mais de uma vez à Alemanha para discutir a questão. Hitler já sabendo o que de fato queria e o que iria de fato fazer, ficava enrolando o inglês, não só quando adiava temporariamente a invasão da Tchecoslováquia, mas principalmente quando garantia que sua única pretensão territorial na Europa limitava-se à referida área dos Sudetos. Ansioso pela preservação da paz, Chamberlain esforçava-se por acreditar na palavra do alemão. Churchill era um descrente, pressentia a má-fé de Hitler e pregava a preparação imediata para a guerra.

E no fim de tudo a guerra veio, inevitável que era. Não em 1938, mas no ano seguinte. E com ela, Churchill substituiu Chamberlain à frente do governo, e liderou a resistência que culminou com a derrocada nazista. Com isso, a estrela do substituto brilhou cada vez mais, e para sempre, enquanto que a do substituído foi se apagando, apagando, chegando praticamente a desaparecer. Para receber o selo definitivo de grande estadista,
historia segunda guerra churchill chamberlain
Churchill e Chamberlain, em 14 de março de 1935Wikipedia ▪ CC0
Chamberlain precisava da paz, enquanto Churchill precisou da guerra. Assim funciona a história – e a vida. A má sorte de um é a oportunidade de outro.

Não sei dizer como a figura de Chamberlain é vista hoje pelos ingleses. Se afinal reconhecem sua boa-fé e seu esforço imenso pela paz ou se o veem apenas como um ingênuo que acreditou em Hitler, retardando o engajamento total da Inglaterra nos preparativos bélicos indispensáveis à guerra. Espero muito que lhe tenham feito justiça. De minha parte, à distância, através de livros e filmes, sempre o vi como um incompreendido e um injustiçado. Aprendi a simpatizar com ele, sem prejuízo da admiração por Churchill.

Os fatos, em 1939, mostraram que Churchill estava certo: o alemão queria a guerra de qualquer maneira, pois almejava dominar o mundo, na megalomania típica dos tiranos. Mas isso não pode servir de pretexto para se denegrir quem acreditou que a paz era possível, minimamente possível. Chamberlain, de qualquer modo, conseguiu retardar a deflagração da guerra por praticamente um ano, tempo que foi devidamente utilizado pelos ingleses para se prepararem melhor para o combate. Sua falta de sorte ou seu equívoco foi pensar que estava a tratar com um homem de Estado, quando na verdade lidou o tempo todo com um canalha malévolo.

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE
  1. Ai de nós, se não tivesse havido um Sir Winston Churchill.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ou não tivesse existido um sujeito chamado Avtomat Kalashnikova, que pôs a funcionar os primeiros prototipos do que viria a ser conhecido depois por Ak-47

      Excluir

leia também