Esse “Deus lhe pague” não se trata daquele retumbante sucesso teatral de autoria de Joracy Camargo, cuja estreia ocorreu em 30 de de...

''Deus lhe pague''

ube pb antologia literaria lingua portuguesa
Esse “Deus lhe pague” não se trata daquele retumbante sucesso teatral de autoria de Joracy Camargo, cuja estreia ocorreu em 30 de dezembro de 1932, no Teatro Boa Vista, em São Paulo, pela Cia de Comédia e que colocou nos palcos nada mais e nada menos do que o icônico Procópio Ferreira. Não é por essa seara que vou me enveredar nas linhas que se seguem, mas pelo sentido intrínseco que o vocábulo traz consigo, pois pretendo me apropriar da locução para alguns agradecimentos
ube pb antologia literaria lingua portuguesa
que considero de bom alvitre fazê-los neste poderoso rotativo.

Deste rogo, “Deus lhe pague”, nos valemos quando a dívida é impagável e nos faltam forças ou recursos para saudarmos o débito. Então só Ele mesmo para nos socorrer. Vou me valer dessa máxima porque não tenho salvatério disponível, tal o débito que trago às costas. Este é o meu caso.

Dias atrás, a entidade que tenho a honra de presidir, a União Brasileira de Escritores, seccional da Paraíba, promoveu mais um evento, o lançamento da Antologia IMAGENS LITERÁRIAS, a realidade e o sonho III” que ocorreu no Jardim Academus da Academia Paraibana de Letras. Reunir gente talentosa, não creio que haja local mais apropriado do que nas páginas de um livro; foi o que fizemos.


Atrelado ao acontecimento que trouxe muita gente àquele casarão em noite festiva dedicada à arte da escrita, está o débito que não estou apto a pagar. Nas próximas linhas, listo os credores para os quais sinto-me penhorado. Fá-lo-ei em ordem cronológica para evitar quaisquer descortesias.

Começo com a nossa vice-presidente Rose Pereira que comigo saiu à cata de recursos com os quais pudéssemos concretizar uma série de projetos que nossa UBE vem realizando ao longo desses anos. Uma peregrinação incansável até que fôssemos atendidos pelo vereador Marcílio Ferreira.
facebook
Este edil, entrou com a chamada “medida impositiva” junto aos seus pares, que uma vez aprovada, contamos com a sansão do prefeito municipal, o Sr. Cícero Lucena, e então pudéssemos aplicá-la em parceria com a Fundação Cultural de João Pessoa, na figura de seu presidente, o poeta Marcus Alves. É o que estamos fazendo no sentido de valorizar homens e mulheres das letras em terras paraibanas.

Irei me concentrar aqui na publicação de nossa Antologia e seu lançamento em 3 do corrente mês. Outras nossas ações, que a comunidade literária é testemunha, ficam para outra ocasião.

Ah, como não citá-los, membros da incansável comissão que teve o trabalho de selecionar os textos vindos, muitas vezes, de terras distantes, de outros estados e até de outros continentes. Rose Pereira, José Edmilson Rodrigues, Cibele Laurentino, Ludmila Saharovsky e Neide Medeiros. Aliás, foi da lavra de nossa querida professora Neide, o título da obra. Deram-se ao trabalho de analisar crônicas, contos, poemas e ensaios literários e assim pudéssemos chegar aos 74 nomes que compuseram o volume. Nem imaginam as incontáveis discussões, trocas de opiniões. Os textos chagavam anônimos às mãos dessa equipe com a intensão de que a análise fosse respaldada pela mais absoluta isenção.

ube pb antologia literaria lingua portuguesa
Edmilson Rodrigues
ube pb antologia literaria lingua portuguesa
Cibele Laurentino
ube pb antologia literaria lingua portuguesa
Ludmila Saharovsky
ube pb antologia literaria lingua portuguesa
Neide Medeiros

Essa Antologia chega às nossas mãos com a dor e a satisfação de um parto, fruto de uma gestação trabalhosa e arriscada. Mas chegou. E aqui temos que gradecer ao presidente Ramalho Leite que foi nosso anfitrião naquela casa cheia de magia e encantamento que é Academia Paraibana de Letras. Nosso abraço fraterno à toda gente que faz a EPC (Empresa Paraibana de Comunicação), na figura de sua presidente Naná Garcez e o do jornalista William Costa (também um dos autores) pela divulgação do evento. Ao jornalista Abelardo Jurema Filho (também outro dos autores) pela divulgação em sua coluna e na TV, o mesmo para a apresentadora Thereza Madalena.

ube pb antologia literaria lingua portuguesa
Abelardo Jurema
ube pb antologia literaria lingua portuguesa
Naná Garcez

Outro grande abraço os nossos ilustres convidados, a presidente da UBE- RJ, a poetisa Eurídice Hespanhol. Ao crítico literário Ivan Cavalcanti Proença pelo texto da contracapa e sua esposa Isis Proença que trouxeram grandeza à nossa festa literária.

Aos 24 confrades e confreiras de nossa UBE que participaram da Antologia, como é bom tê-los em nossos sonhos. Vocês fazem a grandeza de nossa UBE . À Livraria do Luiz (Ricardo e Janaína) pelo apoio de sempre. Julinha pelo som encantador do seu violino e por comandar aquele trio fantástico que trouxe poesia aos ouvidos dos nossos convidados.

Enfim, o mais especial dos abraços, à minha mulher, Ana, que cuidou de todos detalhes, acolheu nossos convidados, e fez o mais difícil: me suportou. Sem ela nada teria sido possível.

A cada um que citei aqui e a qualquer outro que trouxe sua colaboração, só posso dizer: Deus lhe pague!

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE
  1. Parabéns, Professor Paiva. Foi uma noite memorável.

    Poeta Raniery Abrantes

    ResponderExcluir

leia também