Os Misteriosos Cones no Deserto do Saara

panoramio | voutsen

À primeira vista, podemos pensar que se trata de um truque armado para simular mais uma daquelas mirabolantes histórias de extrarrestres.

panoramio | voutsen

Na verdade, essas estruturas cônicas não têm nenhum mistério. Elas são parte de uma obra de arte denominada Desert Breath, construída no Deserto do Saara, em uma região próxima ao Mar Vermelho, no Egito (veja a localização exata no final do post).

panoramio | vousen

Os cones foram dispostos em duas espirais. Uma delas é formada por 89 cones côncavos e a outra por 89 cones convexos; os côncavos resultaram do deslocamento da areia utilizada para criar os convexos.

panoramio | gizmocica

As espirais cobrem uma aréa de 100.000 metros quadrados. Sua construção durou cerca de dois anos e foi concluída em março de 1997.

panoramio | danae stratou

Um lago redondo, com uma pequena ilha (também em formato cônico), foi construído no ponto onde convergem as duas espirais

panoramio | voutsen

O projeto foi idealizado pelo grupo DAST e pela artista plástica grega Danae Stratou. A sua aparência harmoniza-se com a paisagem desértica e com a história antiga do Egito, apresentando certa semelhança com as pirâmides. 


A foto acima foi tirada logo que a obra foi concluída. Abaixo, a imagem do Google Maps mostra como a estrutura se encontra atualmente. Não deixe de ver o faraônico resort que fica a pouco quilômetros das espirais (à direita).

VEJA TAMBÉM

Clique para ampliar o mapa
COMPARTILHE:
VEJA TAMBÉM:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
COMENTE VIA FACEBOOK
comments powered by Disqus