Sim, leitor, que seria da vida sem os prazeres? É o prazer a grande atração da vida. Fez bem o filósofo Epicuro em colocar o prazer como a g...

Ah, os prazeres!

Sim, leitor, que seria da vida sem os prazeres? É o prazer a grande atração da vida. Fez bem o filósofo Epicuro em colocar o prazer como a grande temática de sua filosofia.


Um dos maiores é, sem dúvida, o sexual. E o orgasmo é uma modalidade de êxtase. Êxtase da carne, mas êxtase.


Mas vamos aos outros prazeres, que são muitos. A Natureza sabe o que faz. Sem o prazer, não haveria a vida. Agora mesmo, que prazer estar diante deste computador, este grande agente da comunicação. E haverá maior prazer do que a comunicação? Vida isolada, vida incompleta. Estamos a todo momento procurando o outro, aquele outro que Jesus ensinou a que o amássemos como a nós mesmos. Que lição difícil!


A solidão, o isolamento são bons só por algum tempo. Ninguém é feliz, sozinho. A todo momento estamos com um celular no ouvido buscando a presença do outro.


Prazeres materiais, prazeres espirituais. Prazer de saborear uma gostosa manga rosa! Se as frutas não fossem saborosas. quem as procuraria?


O prazer de uma boa leitura, de uma boa conversa, de um bom sono, de uma apetitosa refeição, de uma saborosa bebida, de uma boa notícia, do cumprimento de um dever, de um bom trabalho. E quanto maior a carência, maior o prazer. A sede quanto maior, mais prazerosa se torna a água que a mata. E que dizer do prazer de uma boa caminhada, da presença da pessoa querida, de um passeio à beira-mar, de um reencontro?


Há prazeres de várias espécies. Há prazer até em chupar e soprar a fumaça de um cigarro, envenenando o organismo. Prazer em beber uma cachaça, dessas que queimam que só fogo.


Há outros tipos de prazer de natureza moral. O prazer de perdoar, o prazer de se reconciliar com alguém, o prazer da vingança, o prazer do orgulho, do poder, o prazer de humilhar alguém, o prazer de comprar um carro novo, de isolar-se numa praia, não por egoísmo, mas como terapia.


Há o prazer de uma viagem, conhecer novas culturas, novas geografias, novos povos, novos costumes, novas experiências.


O prazer é a grande atração da vida. Se não houvesse o prazer, a vida desapareceria. E o prazer estético? O prazer de ouvir uma boa música, de ver um belo quadro, de ministrar e ouvir uma bela aula?

Mas há uma modalidade de prazer, que muitos não provam. O prazer de fazer o bem, de ajudar alguém, de esquecer mágoas. O prazer de amar.

Como tudo na vida tem o seu contrário, o contrário do prazer é a dor, o sofrimento. Mas, como eles ensinam! E que prazer quando saímos de uma longa enfermidade! O prazer da convalescência... Viva o prazer da sabedoria, da maturidade consciente, da viva bem vivida, sem remorsos, sem arrependimentos.

E viva o maior de todos os prazeres: o prazer da consciência tranquila!

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE

leia também