As folhas secam pelo sol, pelo fogo, pelo tempo, mas ainda preservam a beleza. Podem mudar de lugar, porque assim desidratadas, voam com m...

Folhas Secas

natal nostalgia natalina arvore natal familia saudade
As folhas secam pelo sol, pelo fogo, pelo tempo, mas ainda preservam a beleza. Podem mudar de lugar, porque assim desidratadas, voam com mais leveza e rapidez. De Bananeiras a João Pessoa, seguem uma escala de cores temporária, do verde ao cinza, como se o brejo se tornasse sertão.

“Perdoa-me, folha seca, Não posso cuidar de ti. Vim para amar neste mundo, E até do amor me perdi” (Cecília Meireles).

Antigamente procuradas para o preparo de arranjos natalinos e árvores de natal, às vezes acompanhadas dos galhos secos, enrolados em chumaços de algodão, ou pintadas com tinta prateada. E, em casa, a tradição nos primeiros dias de dezembro, reunia a família em torno da árvore, para a ornamentação. O pai, montador responsável pela tarefa. A distribuição das pequenas lâmpadas ao longo de sua altura, iniciava o evento.
Em seguida, a abertura das caixas de papelão recobertas com papel de seda branco, contendo os enfeites guardados. Um fundo musical próprio da época, em baixo volume, permitia a escuta da conversa, sobre como preparar o coração para o Natal. Um dia aguardado ansiosamente, com participação na escolha do lugar especial para as bolas, os sinos, as bengalas... por último, desembalar cuidadosamente o Espigão, que encerrava o acontecimento, posicionado no alto da Árvore. À noite, todos assistiam o teste da iluminação das luzes do jardim, coloridas, tonalizando as flores do velho jasmim.

“O valor da transitoriedade é valor de raridade no tempo” (Freud).

Atualmente essa cena descrita, evoluiu para a praticidade contemporânea. As pessoas contratam preferencialmente, funcionárias das lojas de decoração, para a ornamentação de suas residências. Não há relação afetiva e simbólica com o ato. E assim, a abstração foliar e suas associações, partiu da estrada do brejo rumo a Paris,
pois o som do carro complementava a observação regressiva, com a música Feuilles Mortes... de Joseph Kosma e letra do poeta Jacques Prévert. A interpretação magistral de Gilbert Bécaud, entre tantas, durante décadas, a mais bonita e intimista. Um recorte na saudade, com lembranças de um romance passado, e como tal, perfeito. Relata um sentimento que superou a distância de tão intenso.

“Há desejos a longo prazo que duram toda a vida, de modo que não se pode esperar o seu cumprimento” (Rilke).

A evocação de uma música que marcou essa história de amor, e a culpa? Do tempo, certamente, um destruidor de emoções!

”O tempo separa os casais tão docemente, sem fazer barulho”. “As folhas mortas que servem de título, são sinais do outono europeu, ou da maturidade”. “Repara que o outono é mais estação da alma do que da natureza” (Carlos Drummond de Andrade)"

Prévert, na sua memória poética, questiona se a antiga companheira ainda lembra de tudo... atenta para as perdas e para as peculiaridades do que foi vivido, e... guardado... como todo reprimido tende a voltar à superfície. Ele recolhe as folhas secas do passado com a pá da recordação.

“Somente a lembrança de um sofrimento passado cria a ilusão de um bem presente” (Schopenhauer).

A juventude e a paixão estavam no sol mais brilhante, na identificação (eu te amava e tu me amavas), e perdida entre outras palavras, discretamente, o termo” remorso”, outro vilão do relacionamento. Quem perdeu quem?

A consciência do luto e seus riscos poderia ter alterado o final, levando o casal a um futuro a dois. E encerra com o mar apagando os passos do par desunido, e agradece à vida que proporcionou a felicidade, mas que viverá escutando a canção que ela cantava... sempre.

O refrão volta às imagens perdidas, e serve de alerta a quem encontrar um outro, que corresponda às suas expectativas com tal fidelidade, possa evitar a dor da separação, um caminho livre de folhas mortas...

Ao final da música, o sol rapidamente brincava de esconde-esconde das fotos do entardecer, um desejo de ”repetir” um hábito dos velhos tempos surgiu, após o encantamento com Bécaud... e estacionando no acostamento, com uma tesoura recém comprada para novas plantas, e a disponibilidade de arranhar a pele com essa aventura, as folhas secas foram cortadas, do tamanho exato do suporte que aguardava. A sensação agradável e a adrenalina, disfarçou os espinhos, carrapichos, que atrapalhavam o acesso às melhores conquistas.

Com um quase buquê de folhas diversas, agora já se despedindo do dia, o tempo sofreu uma dobra e proporcionou semelhante prazer.

“Eu não vivo em mim mesmo, mas tomo parte daquilo ao meu redor, e para mim, montanhas são um sentimento” (Lorde Byron).

No dia seguinte, um arranjo natalino, original e fluido, foi composto delicadamente, e transformou-se no centro das atenções familiar. As folhas secas nunca foram tão belas, ressignificadas, num misto de passado e presente.


Folhas secas, vegetais, Folhas finas, lâminas de ouro de Florença a Veneza. . . De papel-ofício, de seda. . . Folhas perfumadas, Nos antigos cadernos de poesia. Palavras imaginadas, desenhadas, escritas. Páginas perdidas de um calendário. Folha-pauta musical ecoando sem instrumento. Folha-pele do carinho, que se corta e cicatriza. Folhas secas, folhas mortas, Itinerário desejado, Do melancólico esquecimento.


COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE
  1. Eita viajei com voce nesse caminho de folhas meu deis, como parecemos. , almas de poeta. Como voce é doce sensivel yransparente. Que bom que ainda estou aqui para me orgulhar de voce minha eterna menina

    ResponderExcluir
  2. Uma bonita, terna e melancólica analogia, comparando o amor que feneceu com as folhas mortas, usando de forma inteligente une trés jolie chanson française...!
    Doutora, você se supera: amadurece como escritora, longe de fenecer!

    ResponderExcluir

leia também