Não tentem traduzir, perde a graça. Royal Briar , sim, em sua tão conhecida forma, é como deve permanecer em benefício das nossas melhores...

Nos tempos da brilhantina

nostalgia perfume anuncio antigo
Não tentem traduzir, perde a graça. Royal Briar, sim, em sua tão conhecida forma, é como deve permanecer em benefício das nossas melhores lembranças. Nem traduzir nem buscar a pronúncia dos ingleses, povo em cujo meio a marca surgiu há mais de dois séculos.

Na fala deles, o som – algo próximo de “róial braia”, com língua enrolada no “r” – nada tem a ver com aquele frasco gordinho na penteadeira dos nossos avós, ou pais. Para nós, a expressão britânica é ruído estranho às memórias da mocidade, tempo em que vento nenhum conseguia assanhar
nostalgia perfume anuncio antigo
cabelos tão forçosamente assentados. É coisa também avessa à loção que, para voltar a perceber com os sentidos de menino, eu, hoje, daria tudo.

Royal Briar, sim, na exata pronúncia das crianças e adolescentes que fomos em todos os recantos deste Brasil imenso. Dito, assim, com nossa inflexão, o termo nos remete aos pais vivos, à família completa, aos primeiros namoros, aos amigos, às paisagens e aos costumes de antigamente.

Imagine, agora, traduzir o rótulo cuja lembrança nos é tão cara se disso resultar, como resulta, “sarça real”... Que coisa é essa? Fui ver e descobri que se trata de um arbusto milenarmente referido. Moisés deparou-se, espantado, com um deles em chamas. Aquilo ardia sem se consumir, sem virar carvão. Misteriosamente, o fogo não o queimava.

Pois bem, aquele a quem logo depois seria entregue o primeiro código ético e moral da humanidade, duas tábuas com dez sentenças, largou o gado do sogro, do qual cuidava, a fim de melhor observar aquele mistério. Foi quando uma voz o deteve: não deveria se aproximar daquele fogo. “Sarça ardente”, está lá, desse jeito, na Bíblia. Lembram não?

Nos idos de 1799, James Atkinson, o sujeito que em seguida seria o perfumista da Corte Real da Inglaterra, cunhou a marca que encantou a nobreza. Vem desse tempo, ainda, a “English Lavender”,
nostalgia perfume anuncio antigo
a lavanda inglesa das antigas penteadeiras, bem ali ao alcance dos menos abastados. Isso mesmo, minhas e meus camaradas, aquilo que ia à cabeça e pele dos nossos ancestrais e à de muitos de nós já foi a essência preferida por reis e rainhas.

Mas, pasmem, não é que por volta de 1960 a brilhantina Royal Briar tornou-se brega e começou a perder prestígio até para as concorrentes Palmolive e Colgate, produtos de gente sem sangue azul, coisas dos americanos! É bom dizer que essas duas últimas atraíam os meninos da minha geração menos pelo aroma e mais, muito mais, pelos zagueiros que suas tampas proporcionavam ao futebol de botão. Acho que ambas reinaram até princípios de 1960. Não mais existiam como produtos de uso diário à época dos embalos do sábado à noite, aqueles de John Travolta com seus trejeitos e cabelos duros de gel. Refiro-me ao moço do filme “Grease” lançado em 1978 para uma juventude que, muito antes disso, já amava os Beatles e os Rolling Stones.

Nos idos de 1960, se a mente não me trai, tiramos da testa o cachinho “pega-moça”, abandonamos o espelhinho de bolso e o pente de plástico que, até então, não largávamos. A propósito, na linha abaixo do equador, palmolive nunca foi “palmolaive” nem colgate, “colgueite”. Isso, também, é pronúncia de gringo, é coisa estranha ao nosso sotaque e à nossa alma.

nostalgia perfume anuncio antigo
Ah, a velhice... Sem mais nem menos, lá vêm do nosso passado lembranças como a das antigas penteadeiras, suas caixas, potes e frascos. Agora mesmo, os ventos de 1959 também me trazem o porta-chapéus e a cristaleira da minha casa, os amigos em camisas de mangas enroladas (apesar de curtas), meninas de saias plissadas e galochas para os dias de chuva.

Nas imagens que assim me chegam tudo isso tem a beleza e o encanto que na época eu não percebia. Nem vocês, confessem. Falo aos tão ou quase tão adentrados quanto eu e, evidentemente, com essas mesmas saudades.

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE
  1. E a luta inglória entre o óleo Glostora e as brilhantinas Colgate e Palmolive?

    ResponderExcluir
  2. Francisco Barreto29/4/22 10:35

    Acabo de entrar no Cine Rex, neste início dos anos 60, sob o olhar vigilante Etelvino, o Porteiro, indo participar da ruidosa e adolescente algaravia da nossa plateia para ir ver Rock around Horas com Billy Halley and His Comets. Adornavam nossas cabeças Glostora, a brilhantina secundada pelo pente Flamengo que se contorcia, ponta a ponta sem se quebrar. Não lembro de Frutuoso ao lado de muitos hormonais adolescentes danificando as cadeiras do Rex de Luciano Wanderley. One, two, three rock 'n roll + brilhantina faziam nossa festa. Obrigado, Frutuoso. Quem sabe vamos ainda relembrar o "quem me quer" da Lagoa aos velhos Domingos"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Frutuoso Chaves29/4/22 19:50

      Um abraço. Grato a você.

      Excluir
  3. José Mário Espínola30/4/22 00:33

    Que beleza de crônica, Frutuoso! Deu para sentir o cheiro da brilhantina Royal Briard. Embora eu ainda tenha cabelos para usá-la, não encontro mais no mercado. Nem preciso: já me casei muito bem!
    Uma revelação: AINDA HOJE eu usei English Lavender! Que coincidência!
    Parabéns, Frutuoso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - Grato, José Mário, pelo comentário que, vindo de quem vem, me envaidece.

      Excluir
  4. Amigo Barreto
    Nesse espetáculo do Rock Around the Clock no Cine-Teatro Rex, não se pode esquecer a performance de Ivo Beach, a subir ao palco para dançar junto com o conjunto, na tela.

    ResponderExcluir

leia também