Compreende-se a leitura como sendo uma das formas de um sujeito adquirir o letramento escolar para que assim possa atuar socialmente e exercer sua cidadania. Não há como pensar a ideia de pertencimento sem fazer a travessia pela leitura, dado que cabe à escola apresentar tradições, costumes, a cultura da comunidade local e mundial para que os estudantes tenham ciência de sua atuação dentro do contexto sócio-histórico em que se encontram.
Por isso, salienta-se que a leitura não se restringe apenas ao mero processo de decodificação das palavras, mas a vários níveis de conhecimento que são acessados durante o ato de ler. Reforça-se também a importância do conhecimento
Iara Correia
A compreensão de um texto atravessa a mera decodificação das palavras, está para além dos conhecimentos da gramática normativa, o que não quer dizer que se deve desconsiderá-la, afinal a sintaxe, a morfologia, a semântica e a fonologia se unem à análise do discurso, à linguística textual, à pragmática e a outros componentes da língua(gem) para constituir um idioma e, por conseguinte, a comunicação que coloca os seres humanos como agentes na sociedade.
Importa destacar a leitura como um processo que requer do leitor uma postura ativa diante do texto para que esse indivíduo reflita sobre o que está lendo e consiga se apropriar das informações e vinculá-las ao seu propósito de leitura. Assim como o autor tem um objetivo ao escrever um texto, o leitor também deve tê-lo quando se disponha a ler.
Nguyen Thu Hoai
M. Dalangan
É fato que a Educação básica, sobretudo na Escola pública, enfrentou e enfrenta diversos desafios para que a leitura se desenvolva de maneira eficaz, por isso que tanto se insiste que os alunos tenham ao menos o direito
Kornél Máhl
O que justifica uma pessoa ter passado mais de 12 anos na escola e ainda apresentar sérias dificuldades relacionadas à leitura? Evidentemente, não são fatos isolados. Assim, é necessário que haja mudanças nas práticas de leitura e que sejam apresentadas estratégias para que os discentes sejam inseridos em abordagens sociais de leitura. Sabe-se que há tempo existem muitas teorias, obras relevantes para modificar esse cenário em que a exclusão social se perpetua pela falta de letramento.
Diante disso, se a escola é o principal lugar onde as práticas de letramento são desenvolvidas e é o espaço que proporciona (ou deveria proporcionar) a mobilidade social, é urgente a necessidade de reinventar e/ou aprimorar as práticas pedagógicas para que não haja a estagnação do processo educativo.
Texto publicado em A União em 07/04/2023