Machado de Assis foi censor, José de Alencar era contra a abolição, Jorge Amado defendeu Hitler, Graciliano Ramos era... eita que hoje...

Curiosidades sobre meus colegas

literatura brasileira escritores brasil curiosidades
Machado de Assis foi censor, José de Alencar era contra a abolição, Jorge Amado defendeu Hitler, Graciliano Ramos era... eita que hoje baixou o caboclo destrói reputações. Agora que consegui sua atenção não irei desmentir o anunciado, porém explicarei as afirmações.

Aos fatos.

Machado de Assis foi censor de um órgão criado para avaliar as peças de teatro que poderiam ser encenadas. E censurou sim, aos menos três peças. Mas que censor. Preocupavam-no muito mais as bobagens a serem levadas aos palcos do que eventuais imoralidades.

literatura brasileira escritores brasil curiosidades
José de Alencar Celyn Kang
José de Alencar tinha um raciocínio “abolicionista” que se levado ao conhecimento de qualquer negro não o faria muito simpático a eles. Seu argumento era o de que os africanos formavam uma raça inferior, sendo necessário parar imediatamente com a sua chegada ao Brasil para não prejudicar o futuro do nosso país. Ou seja, era contra a escravidão por motivos absurdos. Ele entendia que todas as grandes civilizações cresciam à custa de escravos, PORÉM (e é incrível esse ponto) achava que os escravos postos em trabalhos forçados tinham acesso à instrução. Tentava provar o argumento com o alto número de escravos que conseguiam comprar a liberdade depois de tanto trabalhar.

Jorge Amado demonstrou simpatia pelo nazismo quando a Alemanha e a União Soviética fecharam um pacto de não agressão. Foi além; virou redator da página de cultura do jornal Meio-dia, que fazia propaganda nazista. Oswald de Andrade contava que foi convidado pelo baiano a escrever um livro em defesa da Alemanha, pelo qual ganharia 30 contos. Recusou. Jorge Amado pulou do barco nazista e no meio da década de 50 também desistiu do ingênuo Stalin.

literatura brasileira escritores brasil curiosidades
Jorge Amado Bernard Gotfryd
Porém quem mais me fascinou nessas leituras foi o colega Graciliano Ramos. Pois não é que ele achava o futebol uma moda passageira que jamais pegaria no Brasil? Diz aí, Graça:

"Não seria, porventura, melhor exercita-se a mocidade em jogos nacionais... o murro, o cacete, a faca de ponta, por exemplo?”. Ele pedia que os jovens resgatassem a queda de braço e a rasteira. "Reabilitassem... o porrete, o cachação, a queda de braço, a corrida a pé, tão útil a um cidadão que se dedica ao arriscado ofício de furtar galinhas, a pega de bois... e melhor que tudo... a rasteira. A rasteira! Este sim é o esporte nacional por excelência!".

Quanto à rasteira é esporte que os políticos vez por outra aplicam-se com galhardia e competência.

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE

leia também