Num distante dia de verão aqui em João Pessoa, Agnaldo Almeida, Lena Guimarães e eu começamos uma luta inglória, fadada a ser levada a...

Pequenas ideias, grandes vitórias

cooper joao pessoa caminhada praia cabo branco
Num distante dia de verão aqui em João Pessoa, Agnaldo Almeida, Lena Guimarães e eu começamos uma luta inglória, fadada a ser levada ao ridículo e ao consequente fracasso. Mas acreditávamos fortemente no nosso propósito, mesmo porque o que pretendíamos seria muito bom para a cidade.

Éramos caminhantes matinais da beira mar do Cabo Branco e identificáramos uma possibilidade de melhorar a situação de todos que se dedicavam ao
cooper joao pessoa caminhada praia cabo branco
Lena Guimarães Felipe Gesteira
então chamado cooper. A ideia era interromper o tráfego de automóveis na beira mar por um determinado espaço de tempo de modo que os pedestres pudessem sair das apinhadas calçadas e ter maior folga em seus exercícios usando a avenida. Nosso poder de luta estava no fato de Lena ser editora do Correio da Paraíba e Agnaldo o tampa de Crush do O Norte. Eles aplicaram no caso o bom jornalismo que sempre praticaram. E eu... eu era o doido que provocava os dois para a luta. E que luta.

A divulgação da ideia na imprensa logo despertou a ira dos contrários, principalmente alguns proprietários de hoteis da orla que argumentavam prejuízos enormes a serem auferidos se os seus hóspedes não pudessem entrar com seus veículos nas garagens dos hoteis onde se hospedavam.

Conseguimos a preciosa ajuda do Superintendente do DETRAN que identificou um espaço das 5 às 8 horas da manhã onde o fluxo de veículos era quase zero. Não nos preocupávamos com os moradores da área porque desde o início ficou estabelecido que eles poderiam circular ao redor das quadras onde residiam e ter acesso às suas casas ou ir para outros locais usando a rua de trás.

cooper joao pessoa caminhada praia cabo branco
Celyn Kang
A Câmara Municipal organizou um debate onde as partes expuseram seus pontos de vista e pouco depois o DETRAN iniciou a interrupção do tráfego no horário que havíamos proposto. Foi “na tora”, se bem que posteriormente surgiu um projeto de lei normatizando o que já existia.

E foi maravilhoso! Até hoje me dá um orgulho enorme ver aquele monte de gente bacana praticando seus exercícios nas manhãs de nossas praias e saber que fui uma formiguinha no contexto.

cooper joao pessoa caminhada praia cabo branco
ecoturismoecultura.
No entanto, o que mais me alegrou foi ver um folder de propaganda de um dos hoteis localizados à beira mar (cujo proprietário fora o mais radical contra nossa ideia) anunciando que eles dispunham de uma pista pública de prática de exercícios em frente ao estabelecimento.

Surfaram na nossa onda.

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE

leia também