A alteridade cultural constitui um elemento essencial na formação das identidades individuais e coletivas, uma vez que se configura a partir da relação dialógica do sujeito com sistemas simbólicos e expressões culturais que lhe conferem sentido de pertencimento, tanto em relação ao grupo social ao qual integra quanto à sua historicidade e à construção de uma percepção de mundo. Nesse contexto, a música erudita, quando difundida por meio de perspectivas democráticas e inclusivas, pode desempenhar uma função relevante nos processos de integração sociocultural, ao mobilizar narrativas vinculadas à ancestralidade e à memória coletiva, promovendo, assim, políticas afirmativas para a consolidação da dignidade humana.
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Pierre Bourdieu conceitua o capital cultural como o conjunto de conhecimentos, habilidades, disposições e bens simbólicos que um indivíduo adquire ao longo de sua trajetória social, os quais podem ser mobilizados para obter vantagens econômicas, educacionais e de prestígio hierárquico. Segundo o autor, a distribuição desigual desse capital entre os indivíduos e grupos sociais contribui diretamente para
Pierre Bourdieu @r/sociology
De acordo com a teoria bourdiana, em livro citado, analisa as relações entre estrutura e ação social, buscando compreender como as estruturas sociais influenciam o comportamento individual e como as práticas sociais, por sua vez, reproduzem ou transformam essas estruturas. Por exemplo, as instituições escolares ou culturais tendem a legitimar como universal uma cultura particular — aquela produzida e valorizada pelas classes dominantes — transformando-a em capital simbólico. Esse processo serve para justificar a superioridade de seus detentores e manter as hierarquias sociais. Bourdieu identifica três formas principais desse fenômeno:
▪️ Capital cultural incorporado - Refere-se aos conhecimentos, competências e disposições internalizadas por meio da socialização, como domínio linguístico, preferências estéticas e hábitos culturais, que exigem tempo de aquisição e são indissociáveis do corpo do indivíduo;
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▪️ Capital cultural objetivado - Corresponde aos bens materiais portadores de valor cultural, como livros, obras de arte e instrumentos musicais, cuja apropriação requer, em geral, o capital incorporado para que seu uso simbólico seja efetivamente reconhecido;
▪️ Capital cultural institucionalizado - Diz respeito às credenciais formalmente reconhecidas que podem gerar oportunidades, como diplomas e títulos acadêmicos, que conferem legitimidade e status social, funcionando como forma de conversão do capital cultural em capital econômico e social.
Diversas iniciativas de educação musical pública e projetos sociais vêm incorporando a música erudita como instrumento de inclusão social. Um exemplo notável é o Projeto Guri, gerenciado pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo e executado
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Criado em 2012 e oficialmente institucionalizado em 29 de dezembro de 2018, por meio da Lei nº 11.261, o Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (PRIMA), do estado da Paraíba, tem como um de seus principais objetivos promover a inclusão social de crianças e jovens por meio da prática instrumental em orquestras sinfônicas. O programa está
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