A inteligência emocional (IE ou QE, quociente emocional) não está ligada apenas à tomada de decisões. Estudos mostram que o emprego, os...

O papel da inteligência emocional

inteligencia emocional quociente emocional felicidade cardiologia
A inteligência emocional (IE ou QE, quociente emocional) não está ligada apenas à tomada de decisões. Estudos mostram que o emprego, os cargos e as funções que a pessoa consegue após se formar na faculdade, galgando o seu grau universitário, podem refletir seu QI, mas o quanto ela avança na função tem pouca ligação com ele. O progresso não está relacionado nem mesmo às notas na escola. Em vez disso, está vinculado ao QE. O sucesso e a felicidade estão muito mais relacionados ao QE do que a qualquer outra forma de inteligência.

inteligencia emocional quociente emocional felicidade cardiologia
GD'Art
Vários estudos científicos demonstram que o aumento do QE de uma pessoa evita ou ajuda a tratar uma depressão, que está cada vez mais presente nos dias atuais, assim como fobias, transtorno obsessivo-compulsivo, transtorno de estresse pós-traumático, anorexia, bulimia e vícios como o alcoolismo.

O programa de doze passos dos Alcoólicos Anônimos (que consta em nossa pesquisa), por exemplo, alcançou sucesso notável ao redor do mundo, mas é quatro vezes mais bem-sucedido se aliado a um programa para melhorar a inteligência emocional.

inteligencia emocional quociente emocional felicidade cardiologia
GD'Art
E as pessoas que não têm vício nem doença específica? O aumento do QE pode ajudá-las a pensar com mais clareza e a se comunicar com maior eficácia. Favorece a união em contextos de grupo, reduz declarações e atitudes antes radicalmente opostas e promove uma vida muito mais feliz.

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE

leia também