Mal me levanto, manhã cedo, para a caminhada diária, e vou logo dando graças aos céus pelas minhas pernas. Aliás, já disse o psicoterapeu...

Lição de vida

lição de vida autoajuda otimismo carlos romero

Mal me levanto, manhã cedo, para a caminhada diária, e vou logo dando graças aos céus pelas minhas pernas. Aliás, já disse o psicoterapeuta Og Mandino que contar as nossas bênçãos deve ser uma obrigação diária.

Apresso o passo e mergulho nessa multidão de praticantes do cooper. Todos caminhando à sua maneira. Todos com as suas singularidades no andar, no vestir, no falar, no cumprimentar. Há os que adoram levar os seus cachorros a tiracolo. Há os que tapam os ouvidos com um walkman, preferindo ficar surdos ao murmúrio poético do mar, ao cochicho do vento, ao canto eufórico dos bem-te-vis. E ainda tem aqueles que tentam, com as suas rezas silenciosas, falar com um Deus longínquo, lá nas alturas, esquecidos de que Ele está presente em tudo que nos rodeia.

Pernas, mãos, coração, pulmões, quanta coisa vai se beneficiando com essa caminhada que para muita gente é um sacrifício!

E lá vou eu refletindo sobre tudo isso, quando vejo uma jovem caminhando, não sobre os pés, mas sobre rodas. Noto que ela está com um semblante muito alegre, sentindo-se feliz em participar dessa procissão matinal. Os olhos se extasiando com a beleza da manhã, enquanto as mãos movimentam sua cadeira de rodas no asfalto da avenida.

Não está sozinha. Ao seu lado um familiar mantém com ela animada conversa. E o curioso é que seu contentamento contrasta com a tristeza de muitas pessoas de pés sadios e (certamente) de mente enferma. Muitos que ainda não aprenderam a contar as maravilhas que a vida lhes dá gratuitamente.

A jovem da cadeira de rodas tem membros inferiores atrofiados, mas aparenta uma vontade férrea de viver. E ela vê o que muitos não enxergam nessa manhã: o mar, as árvores, os pássaros, o céu, o sol, toda a natureza em festa.

Sem dúvida, ela nos deixa, com o seu sorriso, uma excelente e comovente lição de vida.

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE
  1. escelente texto, excelente reflexão. álavras sábias, das quais devemos retirar cada pormenor e absorver toda a sabedoria, aprender com elas e mudar o que vai mal em nós. Obrigada Carlos, adorei o seu post. Aproveito para agradecer as suas palavras no meu blog, o prazer em poder divulgá-lo é todo meu. Ainda a propósito deste seu texto, convido-o a ler o meu conto (está do lado direito do meu blog) que se chama "Ser Diferente: Força de viver". Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. perdão pelo erro na primeira palavra do meu comentário. Escelente, é obviamente excelente.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo8/6/08 08:38

    Caro Professor,

    Como sempre, seus textos são escritos com uma leveza e alegria tão grandes que fazem a nossa alma levitar, sem esquecer é claro, do conteúdo que é riquíssimo.E essa sua percepção positiva do mundo, que contrasta com a percepção da maioria, é uma verdadeira sessão de psicoterapia. Seu blog é um templo virtual!!!!!!

    Francisco Camboim

    ResponderExcluir
  4. Anônimo8/6/08 08:46

    Caro professor,

    Me enganei com os intricados labirintos da tecnologia da informação e coloquei o autor do comentário como anônimo. Mas, sou eu mesmo professor, Francisco Camboim em carne e osso, ou melhor,pelos caminhos virtuais da internet!!!!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo8/6/08 08:52

    Professor,

    me parece que a sua alma se une ao seu pensar e escreve esses textos, ou será o contrário, seu pensar se reune à sua alma nos momentos em que escreve!!!! Não importa, o que sei é que seus textos são excelentes!!!! Parabéns!!!!

    ResponderExcluir

leia também