Não cultivo o hábito de assistir TV, muito menos ainda quando se trata da chamada TV Aberta. E, a cada dia que passa, aumenta o meu convenc...

A degradação da TV aberta no Brasil

tv aberta lixo degradação baixaria

Não cultivo o hábito de assistir TV, muito menos ainda quando se trata da chamada TV Aberta. E, a cada dia que passa, aumenta o meu convencimento de que esse meio de comunicação deveria voltar à era da censura. Não falo isso em relação aos noticiários, é claro, pois não há nada mais salutar do que a liberdade de expressão.

Estou me referindo a certos programas indecorosos e de mau-gosto que, exibidos em horários inoportunos, fazem degradar ainda mais a formação intelectual do brasileiro.

Agora mesmo, por um infeliz acaso, deparo-me, de supetão, com a TV ligada no indigesto programa do Faustão. Um certo "convidado" mostrava, orgulhoso, suas proezas com uma serpente, a qual era arrastada pelo "domador" e agonizava, com sua fúria natural, sem saber o que estava fazendo naquele cenário estúpido do show dominical.

Diante de uma visão tão grotesca, até agora estou a indagar, sem resposta, por que as autoridades ainda permitem, no estágio atual da civilização, a prática de diversão humana à custa de animais? Aliás, como o Poder Público pode conceder autorização a uma emissora para exibir tão absurdo festival, e, o que é pior, classificá-lo como programa "livre"?

Os bichos selvagens, por mais peçonhentos que sejam, devem ser preservados em seu habitat, ou, quando muito, ser utilizados de forma racional, em benefício da ciência. A sua aparição desnecessária e cruel, sob os holofotes de uma emissora de TV, é algo desumano e merece o repúdio da sociedade, ou melhor, deveria constituir crime, com punição severa para os infratores.

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE
  1. Concordo plenamente com tudo que vc escreveu meu caro!!!
    A nossa tv aberta é uma vergonha e realmente deveríamos voltar a era da censura.
    qto aos notociários, depois que li um artigo sobre como era produzido o jornal nacional da rede globo,acho tbém que tería que ser repensado. pois o telespectador do mesmo é tratado como o Holmer Simpsom do seriado da Fox, ( pregiçoso que assiste ao jornal deitado em seu sofá comendo rosquinhas e tomando cerveja e sem o menor poder de raciocínio para coisas mais complexas que poderiam fazer parte da grade do jornal.
    isso é uma tremenda vergonha!!!

    ResponderExcluir
  2. também concordo
    mas essa é so a ponta do iceberg
    nem se falou nos outros canais

    ja faz dois anos q nao olho mais tv
    nao vale o esforço

    ResponderExcluir
  3. Anônimo5/6/08 14:05

    Infelizmente a censura ainda continua sim, por parte de algumas noticias que podem prejudicar de alguma forma os ditadores remanescentes que ainda estão no comando do pais.

    Quanto aos programas, é um atentado contra a inteligencia, infelizmente a sociedade ainda se rebaixa a ponto de passar um domingo em casa frente a um programinha de quinta categoria.

    Pão e circo meu caro, Pão e circo...

    ResponderExcluir
  4. Anônimo5/6/08 15:05

    Carlos, cheguei via Ueba. Excelente texto. Eu desisti de ver TV há um bom tempo...não há nada que se aproveite, exceto os noticiários, mesmo assim nem todos.
    Abraços, Juliana

    ResponderExcluir
  5. A tv brasileira que matar todos nós de depressão!

    Jornalismo que so fala de mortes e tragedias alem de corrupções.

    Programas infantil onde apresentadores tratam meus filhos como se fossem retardados sem saber que são mais inteligente que eles.

    Programas de fofocas que se algum famoso soltar um PUM... este tem que cometar e dizer o que a pessoa comeu para peidar aquele cheiro. "Isso não e da minha conta o mundo não vai ficar pior e nem melhor com isso"

    Programas de auditorios onde todos presentes são domesticados para bater palmas, vaiar ou gritar nas hora que ver alguma plaquinha indicando " conteudo na maioria das vezes LIXO"

    Programas de esporte onde um grupo de pernas de pau ou ex-atletas idosos , faltam garrar nos tapas para defender o time do coração que não joga merda nenhuma!

    Novelas que em 40 minutos não passa 5 minutos de coisa util, apenas enchendo linguiça com vovós fazendo refeições , criançãs manhosas...etc Afinal esta e unica utilidade nas novelas que foi encontrada para criançãs e idosos, "Eles são capaz de muito mais"

    Reality Shows que quem não quiser perder tempo assistindo ate o final, basta ir em uma video locadora e escolher um video na sessão proibida para menores, ou esperar ate o reality acabar para comprar a playboy das participantes.

    Tem muito mais coisa , mas se eu continuar escrevendo seria praticamente um livro contando tudo sobre o lixo da tv aberta no Brasil

    Gostaria que existisse no canal aberto, programas semelhantes aos do Canal History ou qualquer um dos Discovery. """ Um sonho impossivel""

    ResponderExcluir
  6. o Clube dos Seriados Antigos do Brasil apoia toda a iniciativa e comentários do amigo Romero, assinando embaixo..
    sds
    forte abraço
    Fontana

    ResponderExcluir
  7. t todas estão em um mesmo patamar mt baixo ,agora o sbt sem duvida é aa pior de todas ,tirando uns tres programa ( aventura selvagem ,a apraça é nossa , as cameras escondidas e o dois homens e meio) ja
    ja deveria ter sido vendida a alguem que saiba fazer tv.daqui uns
    eles vão esta esta emendando o jornal da madrugada com jornal da
    da manhã , e tirando a comedia dois homens e meio , uma das coisas
    que se salvam na programação.Se liga SS , troque alguns diretores!!!

    ResponderExcluir
  8. caro romero, acho q pior q seja vc mostrar a vida selvagem é vc ter que ficar cara com gabi , o dono do sbt
    deve estar defasado , pois querer cometir com o jo soares tentando empurrar guela abaixo dos telespectadores com gabi , realmente a tendencia é ficar cada dia pior!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Caro Carlos, concordo com você no que diz respeito à mediocridade que impera, não só na televisão aberta, mas também nas chamadas músicas que nos empurram goela abaixo, seja no rádio, seja na televisão, seja na internet. Tenho 52 anos e passei infância e adolescência vendo o que a tv tinha de melhor em termos de musicais, filmes, séries, desenhos, programas infantis, novelas, humorísticos, etc. Ligava-se o rádio e o que se ouvia era música da melhor qualidade e com grande variedade de estilos e artistas. Prá você ter uma ideia, conheci Roberto Carlos antes da Jovem Guarda, Os Beatles em início de carreira, entre outros. Não sei se por causa da censura que imperva na época, a qualidade dos programas era inquestionável. Com o fim da ditadura militar e da censura, tenho a impressõ que os meios de comunicação estavam "testando" para saber se o fim da censura era mesmo prá valer. Como não houve manifestações contrárias por parte do governo, eles foram apelando cada vez mais. Por outro lado, relembrando o antigo sucesso do cantor Zé Ramalho, "Vida de gado, povo marcado, povo feliz". O maior culpado pela mediocrização da programação da tv no Brasil é o próprio povo, que engole este lixo sem reclamar. Veja a TV Cultura: com uma programação de qualidade, sua audiência é ínfima. Não se deve dar pérolas aos porcos, pois eles não sabem o seu valor. Se o povo não reclamar, nada vai mudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sábias palavras, Carfil.

      Há quem acredite em um retrocesso, em um retorno à qualidade, mas eu só vejo um futuro negro no horizonte da música brasileira. O que se vê, hoje, são barbaridades, verdadeiros crimes contra a harmonia e a sonoridade e ainda têm a petulância de classificar de "música".

      Decerto a culpa esteja na falta de controle, na permissividade.

      O que esperar de um país em que o maior sucesso vem de um sofrível refrão como "vem cá, delícia, assim você me mata"?

      Excluir

leia também