L i a crônica do meu xará e amigo Carlos Pereira e tive ciúmes. Ele fazia uma declaração de amor à minha namorada, a Capital das Acácias, qu...

Parabéns à minha namorada!

Li a crônica do meu xará e amigo Carlos Pereira e tive ciúmes. Ele fazia uma declaração de amor à minha namorada, a Capital das Acácias, que completou mais uma primavera, no próximo dia 5 de Agosto. A mais antiga capital do país. E lembrar que sou hoje um cidadão pessoense, graças a um projeto do meu amigo e mestre Fernando Milanez. É que nasci em Alagoa Nova, a terra do frio que, infelizmente, fabrica cachaça, que serve de cobertor para muita gente. Saí dela, ainda menino de 4 anos – que lindo! – e vim morar, na cidade das acácias, dos flamboyants, dos paus d'arcos, do sol de Tambaú, da Lagoa, onde antes navegavam lindos gansos.

Não Carlos, a cidade de João Pessoa também é minha. Sou seu apaixonado. E, aqui para nós, sabe quem melhor escreveu sobre essa nossa namorada? Foi Ascendino Leite, no livro “Minha Cidade”, o que também me provocou muito ciúme. Com que beleza ele fala de seus jardins, de seus bondes, de seus bairros, de suas colegiais, de seu Ponto de Cem Réis. E lembrar que um dos maiores de seus poetas – Peryllo D'Oliveira – cantou-a num poema que começa assim: “Ave Cidade, o silêncio é contigo!” Ah, meu Carlos Pereira, como as coisas mudaram... Nossa linda capital é hoje conhecida como a “Capital do Barulho”, triste classificação, divulgada até na Folha de São Paulo, uma vergonha!

Vim morar em João Pessoa e me encantei. Aqui estudei, aqui amei muitas namoradas, até que casei duas vezes. A primeira com Carmen, a segunda Alaurinda.

Cidade de João Pessoa, Capital das Acácias, cidade do sol que aqui chega primeiro. Cidade do Cabo Branco, da escultura do genial Niemeyer, da Estação Ciência, onde o genial Flávio Tavares, em belo painel, narra a história da cidade. Cidade que nasceu à beira do rio Sanhauá e foi tomar banho no mar de Tambaú.

Mas, meu querido Carlos, falando sério, não tive ciúme de sua declaração de amor à nossa cidade. O ciúme tem conotação animal, vem de cio.

Cidade de João Pessoa, hoje uma grande atração turística do nosso país. A calçadinha de Tambaú virou passarela de turistas.
Lembremos, saudosamente, do poeta: “Ave-cidade, cheia de graça, o silêncio é contigo”...

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE

leia também