Uma amiga que não posso dizer da minha mesma idade para não ofendê-la pergunta por que não reedito o meu primeiro livro. Acha que ainda ...

Virou outra coisa

literatura paraibana centro historico joao pessoa nostalgia passado cronica cidade antiga
Uma amiga que não posso dizer da minha mesma idade para não ofendê-la pergunta por que não reedito o meu primeiro livro. Acha que ainda existe algum interesse, mesmo de antiquário, por uma coletânea de 1978.

Boa parte das ‘Notas do meu lugar’ foi escrita para o consumo do dia presente. O dia do jornal.

O clube central existia bem vivo, falando e fuxicando pela elite em cena da cidade. O clube e o Ponto de Cem Réis, este como mostruário humano e social de todas as classes. Isso não existe mais. Até fogo pegou no ex-clube, na semana passada.

Tudo vem de outra circunstância. Eu largava a conversa desses pontos, indo direto para a máquina. Escrevia de fora e para fora, a cidade ferindo os meus olhos e o meu modo de julgar. Se a escrita já vinha impregnada de algum cheiro de mofo era da nostalgia das leituras, do gosto pelas coisas passadas pela Rua do Ouvidor de Machado, de Lima Barreto e do cronista campeão de leitores do meu tempo, Humberto de Campos.

Aconteceu, então, o que estava longe de minhas suspeitas: foi embora cedo e quase inteira a cidade da minha crônica. Quando não são as figuras, encerradas na moldura final, são as casas dos seus amores, dos seus caprichos, desabando inteiras como ocorre a cada inverno na solidão da Duque de Caxias, das Trincheiras, com sobrados avarandados, de taipa real, modelo do século XVIII. Coisas que só restam nos álbuns de Stuckert e Walfredo Rodriguez.

Venho pensando em fazer uma seleta desses escritos de quase quarenta anos, mas quem estaria pedindo isto? Com o tempo, mudou de substância. Não é mais a crônica do cotidiano, como eu pretendia, “escritas com a intenção de fixar um momento, um gesto, aquele ato ou palavra que se encobriram na vida e que não tiveram relevo suficiente para se constituir em notícia”.

Eu enfatizava, confiante: “Muitas delas tentam refletir os reclamos da rua, os pleitos que prescindem até de teor para ser formalizados”. Reparem no tempo do verbo: “prescindem”, a vida no indicativo presente.

Pois bem, esta cidade passou a um passado que para o leitor de meia idade chega a remoto. Tanto a cidade da minha crônica sumiu como o leitor de meia idade não pisa ou nunca pisou nas suas calçadas. É um leitor – e constitui a grande maioria – nascido, criado e formado na cidade vizinha, mais ao leste, iniciada com o Hotel Tambaú, seguindo a orla calçada, trepando em torres de vinte e trinta andares. Não é a cidade que tentei caracterizar ao contato com seus antigos moradores.

Na releitura, as “Notas” foram se desatualizando. “Esta cidade não existe mais”. A Torre de que Walter Santos falava, outro dia, em conversa pelos arredores da Fundação casa de José Américo, não existe mais. E a crônica do cotidiano terminou em memória, uma memória desconchavada, com o verbo no presente e a ação no passado.

Como a intenção não era de memorialista, o livro simplesmente envelheceu.


COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE
  1. Mas a memória da cidade não pode ser abandonada, até mesmo se levarmos em conta que, de repente, não mais que de repente, ressurgem saudades que levem ao desejo de recuperar a pedra e cal que hoje se mantem na mente de uns poucos.
    Pode e deve servir, pelo menos, de lembrança a autoridades que acham que governar é construir novos pousos, esquecendo os antigos, quando muito relegando-os a um abandono disfarçado, que lhes soará quase que como uma sentença de morte.

    ResponderExcluir

leia também