Paraíba, 23 de janeiro de 2022 A Pauta Cultural do Ambiente de Leitura Carlos Romero chega ao Episódio nº 25 em novo formato — ALCR Revi...

Pauta Cultural (Ep. 25)

revista alcr atualidades cultura literatura
Paraíba, 23 de janeiro de 2022

A Pauta Cultural do Ambiente de Leitura Carlos Romero chega ao Episódio nº 25 em novo formato — ALCR Revista — que a partir desta semana dará sequência ao registro de eventos, atualidades e participação de seus autores e leitores.


⇠ Aconteceu
revista alcr atualidades cultura literatura
N
o último dia 20, houve lançamento virtual do livro “A Arte do Zero”, do poeta capixaba e colaborador do ALCR, Jorge Elias Neto, com leitura de alguns poemas e participação dos leitores. O evento, promovido pela Arribaçã, editora da obra, pode ser visto no Instagram.
revista alcr atualidades cultura literatura
A
peça “Pedro Boi”, inspirada na obra do pintor paraibano Pedro Américo, de autoria do dramaturgo, escritor e poeta Tarcísio Pereira, obteve o primeiro lugar no Prêmio Funarte de Dramaturgia, no âmbito da região Nordeste. O autor, atual secretário de Cultura de Guarabira/PB, informou que há expectativa de que a Fundação Nacional de Arte disponibilize o texto da obra em formato digital até o próximo mês no site da instituição.
⇢ Acontecerá
revista alcr atualidades cultura literatura
N
o próximo dia 25, o historiador e membro da Academia de Letras de Campina Grande, Ednaldo Alves, lançará o livro “Histórias de Campina Grande”, na Livraria Nobel, às 16h00, na capital da Borborema.
revista alcr atualidades cultura literatura
F
oram abertas as inscrições para o Prêmio Sesc de Literatura 2022, priorizando a descoberta de qualidades literárias em escritores inéditos. O objetivo também consiste na inclusão dos novos escritores em programações culturais da instituição promovete. Os livros premiados serão publicados e distribuídos pela editora Record. Clique no banner ao lado para acessar mais informações e o edital.
revista alcr atualidades cultura literatura
D
ia 27, em mais uma edição do Pôr do Sol Literário, do Grupo Sol das Letras, o escritor Ramalho Leite lançará seu novo livro “Era o que tinha a dizer”. O evento acontecerá na sede da Academia Paraibana de Letras, às 17h30.
⟲ Imperdível
revista alcr atualidades cultura literatura
"Encontrei-o à noite, quando cheguei ao sítio. Parecia morto, mas, enquanto o desenroscava da tela ele deu um pio. Era um sinal de vida" — Salvar um bichinho qualquer, até que não é tão difícil. Basta amor. Mas salvar um beija-flor quase morto, alimentando-o pacientemente, é, no mínimo, uma ação de glória. Assim conseguiu o cardiologista mineiro Aldo Lugão, como relata no texto A gratidão dos beija-flores.
A cidade do Recife foi “contada ou cantada em diferentes tempos e espaços, quase sempre sobre o olhar das ruas centrais e históricas.” Chico Sciense, Gilberto Freyre, Manuel Bandeira. Mas há “um outro Recife, de ordem e natureza diversa, um Recife desparecido, assombrado pela saudade”, fotografado pela poesia de Toinho Castro, abordada em ensaio do escritor Bruno Gaudêncio.
Caix@ Postal
"O Ambiente de Leitura Carlos Romero é o melhor e mais completo site cultural da cidade. O editor Germano Romero põe qualidade em tudo que faz. Parabéns!"
Ivaldo Gomes ▪ 12.12.2021
revista alcr atualidades cultura literatura
“O modo de vida humilde e generoso de Clóvis Beviláqua, o fez receber a alcunha de santo laico. Viva aquele que soube viver com sabedoria! Parabéns pela beleza do texto, Gonzaga Rodrigues".
Marilia Mesquita Guedes Pereira ▪ 22.01.2022
— sobre o texto Não Custa Lembrar, do cronista Gonzaga Rodrigues.

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE
  1. Bem, fica a imagem do formato anterior, com o próprio Germano Romero passando notas e comentários de viva voz, entre suas plantas e gatos.

    ResponderExcluir

leia também