Paraíba, 6 de fevereiro de 2022

Pauta Cultural (Ep. 27)

Paraíba, 6 de fevereiro de 2022

◕ Aconteceu
O
professor (PHD) Milton Marques Júnior, titular do Departamento de Letras Clássicas e Vernaculares da UFPB, lançou novo livro: “Homero na sala de aula”, uma obra fundamentada na sabedoria mitológica, com utilidade didática em seu aprendizado para a vida cotidiana. Não houve evento presencial.

▪ O livro pode adquirido por meio do WhatsApp: 83 ▪ 9 91 13 25 30 ▪
O
violinista paraibano Sascha Mandl, radicado há muitos anos nos Estados Unidos, atualmente residindo em Milwaukee (Wisconsin), consolida sua bem sucedida carreira também como regente. No último dia 3, Mandl dirigiu a Sønderjyllands Symfoniorkester da Dinamarca, interpretando obras de Mozart, Korngold e Mendelssohn.

▪ Mais informações em: facebook.com/symfoniorkestret ▪
◒ Acontece
A
os poucos, e com os devidos cuidados, a Livraria do Luiz volta a movimentar o cenário cultural da capital paraibana, na Galeria Augusto dos Anjos (centro). O “Café Literário”, com variado menu, funciona em seu interior, é ponto de encontro tradicional sobretudo nas manhãs de sábado, com a presença de amantes dos livros para um bom papo ou em torno de eventos afins, acolhidos pelos proprietários Ricardo e Janaína. As novidades do acervo são sempre atualizadas no facebook da livraria.

T
odos os sábados, dia de feira livre em Cajazeiras, a editora Arribaçã, dirigida pelo poeta Linaldo Guedes, promove um bazar, instalado em uma banquinha de livros, com diversas obras dela própria e de editoras parceiras. No Bazar Arribaçã também há artesanato e camisetas com estampas temáticas. O evento ocorre das 8h às 12h, na rua Epifânio Sobreira, em Cajazeiras.

◔ Acontecerá
N
o próximo dia 20 de fevereiro, às 18h, o Instituto Cultural da Paraíba realizará concerto no Centro Cultural São Francisco, com a Orquestra Camerata Parahyba, que foi dirigida pelo maestro e violinista Yerko Tabilo, ora conduzida pelo violinista Rucker Bezerra. O evento abrirá a primeira edição do Festival Bach e toda renda será revertida para a Casa da Criança com Câncer.

⊙ Imperdível
S
er obrigado a provar que está vivo, em pleno terceiro milênio, na era das "lives", das chamadas de vídeo, é mesmo algo inadmissível. "Até agora, 36 milhões de aposentados, muitos deles mais mortos do que vivos, viam-se obrigados a apresentar-se em carne e osso nos guichês de bancos superlotados." - Isso não será mais necessário, segundo recente decisão do INSS. Realmente uma boa nova, ressaltada pelo cronista Frutuoso Chaves.
E
m crônica-conto narrada em estilo de fábula, Célio Furtado deixa mensagem de estímulo e superação: "Do alto temos a sensação de que todas as coisas nos parecem menores [...] Todos sentem medo, inclusive os alpinistas! Mas sabe por que não demonstram nem se desesperam? Porque estão ali para subir! O objetivo está no alto, então é pra lá que olham!"
D
e bengala, cadeira de rodas, rádio no ouvido, sozinho ou acompanhado. Não há obstáculos para ser feliz na cena urbana cotidiana sob o olhar sensível do cronista José Leite Guerra. No texto Cadeirante na praça, Leite narra algumas cenas colhidas no dia-a-dia da praça de seu bairro.
Caix@ Postal
"Muito boa articulação, mostrando a polêmica criada à época pela chegada do cinema falado."
Orlando Gomes Filho ▪ 05-02-2022
Comentário sobre o texto O Cinema Falado foi o culpado?, de Flávio Ramalho de Brito.


"Muito bom e muito bonito. Sempre me fascinou, o sono. Que é quando, ao que me parece, livre de nossa intervenção, algo diz algo muito importante para algo, em nós."
WJ Solha ▪ 02-02-2022
Comentário sobre o texto Lâmina diária, de Clóvis Roberto.


"A ideia da construção dos quiosques, articulada pelo então Prefeito Carneiro Arnaud não foi de todo equivocada, no entanto não se sabia que o espaço se tornaria a "bagunça comercial" de atualmente. Com todas as mazelas citadas pelo amigo Petrônio, feroz defensor e profundo conhecedor da área. Urge um reordenamento!!??"
Lauro Santos ▪ 30-01-2022
Comentário sobre o texto Descobrir o mar, de Petrônio Souto.


COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE

leia também