Desde pequeno eu monto uma espécie de um álbum de figurinhas da cidade. Um catálogo individual, de valor único para o ser eu. É uma coleçã...

Pedaços da cidade

nostalgia paraiba capital arquitetura
Desde pequeno eu monto uma espécie de um álbum de figurinhas da cidade. Um catálogo individual, de valor único para o ser eu. É uma coleção de imagens, coisas, momentos e sensações existentes e provocadas pela cidade. Um acervo que cresce e se renova. Do som do alto-falante do parque de diversão armado na lateral do mercado público no Castelo Branco, com suas velhas, inseguras e, ao mesmo tempo, geniais canoas; assim como as sementes vermelhas de casca dura enfeitando calçadas da Avenida Epitácio Pessoa durante desfiles de 7 de setembro em épocas nebulosas.

nostalgia paraiba capital arquitetura
Av. Epitácio Pessoa
nostalgia paraiba capital arquitetura
Ponto de Cem Réis

A velha fonte desaparecida do Ponto de Cem Réis a jorrar pequenos arco-íris com os raios de sol da tarde, quando fervilhava de gente o Centro da cidade. Assim eram as fachadas de diversas cores e humores de moradias de séculos passados a despontar dos meus primeiros anos até recentemente a cada revisita.

O velho novo trem da estação ferroviária em direção a Cabedelo em sua marcha lenta e constante, cheia de encantos de muitas músicas de mineiros como Milton Nascimento e Flávio Venturini ou na poesia de Manuel Bandeira. E todos os fogos de muitos São João com gosto de comida de milho e da fumaça das fogueiras. E por falar em festas das barracas, balões de ar e brinquedos da Festa das Neves. A roleta de cana, a pipoca, o algodão-doce. Cíclicas passagens de cada ano.

nostalgia paraiba capital arquitetura
Estacão Ferroviária
nostalgia paraiba capital arquitetura
Basílica N.S. das Neves

Da natureza, impregnados cheiros, cores e sabores da Bica. E os bichos engaiolados da liberdade, desprovidos da possibilidade máxima da vida, o correr o risco. E humanos soltos a misturar-se com outras máscaras.

Coleciono as terras, gramas e topadas de muitas bolas em campinhos pela cidade, na maioria das vezes com os pés descalços. Dos gols e sorrisos eternos que fiz, das vitórias inesquecíveis, dos tentos sofridos, das derrotas doídas, do sol e da chuva de jogar bola em ritos de purificação dos meninos. A mesma chuva pelo vidro da janela de uma casa, batendo com ramos de plantas num carro, pela tela de muitas televisões com chuvisco das velhas tecnologias como um bom Telefunken.

nostalgia paraiba capital arquitetura
Rio Jaguaribe
Guardo os muitos mares da Praia do Cabo Branco e de outros lugares. Armazeno catalogados os ipês amarelos, o prédio magnífico do Liceu Paraibano, os sofridos e úteis ônibus como o 1001 e o Bairro das Indústrias, o lamentoso Jaguaribe, hoje assassinado, que testemunhei límpido nem há tanto tempo assim. Edições de velhos e mortos jornais com seus nomes pomposos na primeira página.

Os muros, as casas, as ruas, os carros e os sorrisos. Os fins de tarde, as músicas, os pássaros, os ventos. A cidade é um álbum de muitos pedaços que o coleciono com cromos sempre raros e uma figurinha nova a coletar.

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE
  1. Muito bom, Clóvis Roberto. "Os muros, as casas, as ruas, os carros e os sorrisos. Os fins de tarde, as músicas, os pássaros, os ventos". A crônica virando poema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz que tenha gostado do texto caro Solha. Uma honra tê-lo como leitor. A poesia está no ar. Obrigado pela gentileza.

      Excluir

leia também