… conforme a minha peça teatral "A verdadeira estória de Jesus." LUCAS - Mas ... vejam! Vejam! Lá está o Salvador, ...

A noite de Natal em diálogo dos quatro evangelistas

… conforme a minha peça teatral "A verdadeira estória de Jesus."

LUCAS - Mas ... vejam! Vejam! Lá está o Salvador, chegando!

MATEUS - Onde, onde?

LUCAS - Lá está: por trás dos rolos de fumaça que sobem da névoa suja em que Jerusalém está imersa! Em cima... do outdoor com o perfil de Tibério e os símbolos do comércio e indústria sob a legenda “Pax Romana”.

MARCOS - O que estou vendo (ri) é a Constelação de Virgem .

LUCAS - Exatamente!

Os quatro Evangelistas, Centraal Museum (Utrecht)
Anthonie van Blocklandt (Montfoort 1533-1583)
MATEUS - Oxente!

LUCAS - Reparem como ela se alça ao céu de um tal modo... que, quando daqui a pouco o sol começar a nascer... parecerá sair de sua parte inferior, como num parto!.. ( grito lancinante de uma locomotiva distante. Sons cinzentos das sirenes de refinarias, metalúrgicas, siderúrgicas sobrepondo-se uns aos outros, fogos de artifício). Estive aqui, no ano passado, exatamente neste momento da madrugada entre vinte e quatro e vinte e cinco de dezembro, assistindo a essa comemoração do Solstício.

MARCOS - Solstício?

LUCAS - É a época em que o sol passa pela maior declinação boreal ou austral e cessa de afastar-se do equador. Há um Solstício por volta de 23 de junho...

Os quatro Evangelistas, Museu de Belas Artes (Bordeaux)
Artus Wolffort (Antuérpia (1581–1641)
MARCOS - As festas juninas, lá em Roma, que têm esse nome porque o povo acende fogueiras por toda parte para a deusa Juno!

LUCAS - ... e outro agora.

MARCOS - ... Hoje, lá, comemora-se o Natal do Sol Invicto, uma festa que assimilamos dos persas, que comemoram - também hoje - o nascimento do deus Mitra.

JOÃO - ... Tudo pelo medo de que o Sol desapareça no inverno e não volte mais...

LUCAS - O povo não entende que tudo nada mais é que um processo natural... e os místicos se aproveitam da ignorância popular para aí instalar seus mitos.

Crucificação, Metropolitan Museum (Nova York) - Salvador Dali (1904–1989)
MARCOS - E é o que você pretende fazer.

LUCAS - ... Mais ou menos. Não sei se vocês sabem, mas no Egito há hoje uma festa, também: a do nascimento de Hórus, chamado pelos adoradores dele de “O Sol da Justiça”, e de Osiris, o divino filho da Santa Virgem Neith...

JOÃO - ... e hoje, na Grécia, se comemora o nascimento de Hércules, filho de Júpiter com a mortal Alcmena.

MARCOS - ... e de Adônis, de Baco, em Roma!

LUCAS - Pois bem: lá está a... Virgem... presidindo o céu, apesar de ter seu signo em setembro. A Virgem dando à luz o Salvador que nos livrará do frio, da morte, das trevas do inverno. Por isso, nas esferas pérsicas de Aben Esra e de Abulmazar, ela é representada com um menino nos braços.

Trecho da peça "A verdadeira estória de Jesus", encenada em João Pessoa, em 1988, baseada no romance homônimo lançado pela editora Ática, em 1979, escritos pelo autor. A obra "Crucificação" de Salvador Dali ilustrou o cartaz do espetáculo

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE

leia também