Eu me peguei assistindo ao seriado Wandinha. Vieram-me tantos pensamentos sobre o que se passa na atualidade. Será que a nova ideia é t...

Wandinha

wandinha seriado wednesday compersividade
Eu me peguei assistindo ao seriado Wandinha. Vieram-me tantos pensamentos sobre o que se passa na atualidade. Será que a nova ideia é ter prazer no prazer do outro? Será que, durante todo esse tempo de século torto, nos ensinaram a ter somente o prazer próprio?

Você já ouviu falar em compersividade? Ser um indivíduo compersivo é ser ausente de ciúmes e o primeiro passo é o reconhecimento do sistema monogâmico como opressor. O segundo passo é a reparação dos danos que esse sistema colonialista nos provocou.
wandinha seriado wednesday compersividade
Netflix
Pronto, não vou entrar no tema capitalismo, branquitude etc. Não! Vou falar de liberdade! Vou falar mais de Wandinha, quartinha. Mesmo que a rotulem de autista, de borderline, ela é apenas uma egoísta.

Quartinha não divide nada com ninguém, nem mesmo as cores, por si sós inexistentes. O prazer de Wandinha é ter prazer para ela mesma. Ou seja, ela é egocêntrica.

Wandinha não se dá conta de que, com o advento da internet e redes sociais que ela tanto critica na série de sucesso, impera o líquido amor, e só se cura o amor em sua liquidez, pela fluidez. Ser fluido é pensar na territorialidade mental em primeiro lugar, pois o território corporal pode ser compartilhado com outros seres. Isso é ser compersivo, pois não somos ilhas.

“Nenhum homem é uma ilha”. Foi com essa frase famosa que o filósofo inglês Thomas Morus nos ajudou a ter a nítida compreensão de que a vida humana é feita de coletividade. Só se vive convivendo.

wandinha seriado wednesday compersividade
Netflix
É justamente na convivência, no compartilhar da vida social e comunitária, que o ser humano se enobrece, pois ele se desvenda, abandona pudores e realiza-se como ser moral e ético, sob cuidados de uma versão que se dizia proibida ou velada, não é mesmo?

É, Wandinha! Somos fãs de muitas das suas características. Até vens mudando, mas precisas rever teus conceitos, principalmente no tocante à compersão.



COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE

leia também