“Ninguém se perde na volta”, frase cunhada por José Américo de Almeida quando regressou à Paraíba depois de um tempo morando no Rio d...

Visita à casa materna

jardim serido rio grande norte
“Ninguém se perde na volta”, frase cunhada por José Américo de Almeida quando regressou à Paraíba depois de um tempo morando no Rio de Janeiro, repito esta mesma frase ao voltar a Jardim do Seridó depois de oito anos ausente. Constato que a cidade cresceu e ficou mais bonita. As ruas do centro estão arborizadas com caibreiras, o pau d'arco do sertão. Flores amarelas em profusão enfeitam as avenidas com seus tons de amarelo dourado nesta época do ano. Existe um novo bairro, Alto da Bela Vista, de lá se avista a cidade inteirinha com os rios da Cobra e o Seridó com os leitos secos.
Uma igreja foi construída bem no alto da colina, dedicada a São José.

Relembro um poeminha que escrevi sobre o rio da minha aldeia:

Rio Seridó riozinho da minha aldeia. Caminhas para onde?

Em frente às residências foram plantadas mangueiras, mangas de várias cores e tipos (espada, rosa, maranhão, tommy). As mangas estavam maduras, era um convite para saboreá-las. Tive vontade de voltar a ser menina e furtar uma daquelas mangas, pareciam deliciosas. O sol forte do sertão dá beleza às cores das frutas e elas se tornam mais saborosas.

A viagem a Jardim do Seridó teve um motivo especial, fui para a comemoração dos 90 anos de uma prima e fiquei hospedada no Hostel Arco-íris, local que merece ser visitado. A casa de Iris, a dona do hostel, é um verdadeiro museu. Nas paredes, a decoração mistura o sagrado com o profano - santos, anjos, orações bordadas, duendes, iemanjá, tudo convive fraternalmente. Do outro lado da rua, em frente à casa, Iris fez um jardim com plantas da região: mandacarus, xique-xique, palmas para gado e esculturas de vários animais: vaca, cavalo, coelho, gato, coruja, garça, uma verdadeira arca de Noé. E na parede está pintada uma arca à moda do desenho antigo. Não falta a presença de uma bicicleta com flores no bagageiro e
jardim serido rio grande norte
jardim serido rio grande norte
N. Duarte
muitas frases pintadas de autoajuda espalhadas no meio das plantas e pregadas em algumas árvores de pequeno porte. Vale repetir a canção italiana: Casa de Irene:

A casa d'Irene si canta si ride C'e gente che viene, c'e gente che va. (...)

A casa de Iris é como a casa de Irene.

A cidade oferece outro local de visitação, é a Fábrica de Abelhas São Patrício, de Ezequiel Medeiros Macedo. Ezequiel é um dos maiores apicultores do Nordeste, cultiva abelhas sem ferrão e já esteve presente no Globo Rural diversas vezes para falar sobre essa sua atividade que exige muitos cuidados e dedicação. Quem quiser saber como criar abelhas mansinhas, sem ferrão, é só falar com este primo apicultor, elas podem ser criadas até em apartamentos. Se na cidade de Carnaúba dos Dantas existe o Castelo di Bivar, em Jardim do Seridó existe o santuário de Ezequiel. Turistas de todo Brasil vêm para conhecer este lugar sagrado, digo sagrado porque sem abelhas a humanidade não sobrevive e Ezequiel está fazendo uma ação digna de louvores – cultiva abelhas que buscam o néctar das flores e oferecem o elixir da vida.


A viagem a Jardim do Seridó representou um retorno à casa materna e à procura do tempo perdido. A casa onde nasci está modificada, já não é a casa da minha primeira infância. As inúmeras janelas antigas foram substituídas por outras mais modernas, certamente não mora agora nenhuma menina fujona.

O grupo escolar, onde meus irmãos e minha tia estudaram, continua com a mesma aparência, hoje é uma Escola Estadual. No frontispício está escrito o ano de 1928, a bandeira do Rio Grande do Norte em alto relevo e a inscrição: Governo do Rio Grande do Norte/ Sec. de Estado da Educ. da Cult, do Esporte e do Lazer/ Escola Estadual Antonio de Azevedo/ Escola de Ensino Fundamental. Ato de Criação Dec. 225 de 08 de julho de 1910. É uma escola centenária.

jardim serido rio grande norte
jardim serido rio grande norte
jardim serido rio grande norte

Percorrendo as ruas do centro e dos bairros, verifiquei algumas construções que guardam resquícios de uma arquitetura à moda antiga, casinhas coloridas com desenhos, triângulos e arabescos na parte frontal, tudo de forma harmoniosa. Tinha razão Mário de Andrade quando passou por lá em fins de 1920 e comparou essas casinhas com as pinturas feitas por Tarsila do Amaral das casas do interior paulista.

jardim serido rio grande norte
jardim serido rio grande norte
jardim serido rio grande norte
jardim serido rio grande norte

Todas as ruas são muito limpas, não se vê sujeira nas calçadas e transitam poucos “viventes”, para usar uma expressão cara a Graciliano Ramos. De dez horas da manhã até às quatro da tarde é hora de trabalhar na sombra ou dentro de casa, o calor é grande, mas à noite sopra uma brisa gostosa. Antigamente as pessoas colocavam cadeiras nas calçadas e o papo com os vizinhos se estendia até às 21 horas. Hoje a televisão, os filmes da Netflix ocupam o lugar dessas conversas.

É sempre bom voltar à cidade que nos viu nascer, rever os parentes, ouvir histórias de antigamente e aprender um pouco da sabedoria dos seridoenses.

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE
  1. Obrigada Gil messias e Alaurinda. Esses comentários me incentivam a perseguir a temática da memória.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Ana Maria e Carlos Antônio. Os leitores são os maiores incentivadores dos escritores

    ResponderExcluir

leia também