A mitomania é a compulsão pela mentira, contada de forma consciente, que tem por objetivo a autoproteção ou, muitas vezes, o falseamen...

Perversidade da mentira

sombra misterio mentira mitomania
A mitomania é a compulsão pela mentira, contada de forma consciente, que tem por objetivo a autoproteção ou, muitas vezes, o falseamento da realidade, de maneira a fazê-la parecer melhor. O mitomaníaco não consegue parar de mentir, e ele mente sobre sua realidade para fazê-la parecer melhor, aparentar mais do que tem ou encobrir algo. O ato de mentir é um sintoma de adoecimento psíquico, o qual a pessoa que sofre dessa doença sente prazer de alimentar falsidades e a necessidade de sentir-se superior diante de todos, estabelecendo a relação de poder para forçar a depressão de quem a ouve. A atitude de enganar é uma fuga de um apequenamento geralmente gerado pelo sentimento de rejeição, e é impulsionada pela
sombra misterio mentira mitomania
▪ Pxls
vontade de seduzir para sentir-se acolhida por meio de palavras sedutoras e por imagens falsas do mentiroso. As causas desse fracasso são as frustações ou carências afetivas desde a infância. Uma das consequências da falseabilidade é a demência ou o comportamento destrutivo quando ela é questionada pela ausência de sua veracidade.

A mentira compulsiva está enquadrada nas doenças psiquiátricas e psicológicas, uma delas é o transtorno de personalidade antissocial, que conduz o mitomaníaco a um processo de isolamento para não ser descoberto como mentiroso. A mitomania tem o objetivo de falsear a realidade e o desejo de autodefesa contra a ameaça de sentir-se rejeitado pelos afetos. Quando o enganador é denunciado onde vive, ele busca outro espaço social. O mitomaníaco age de acordo com o resultado do próprio sofrimento por levá-lo a um processo de semiconsciência. As suas intenções também dependem do transtorno de personalidade, o qual a mitomania pode estar relacionada, nesse caso, se o mitomaníaco possui um transtorno de personalidade antissocial mais grave, como um sociopata, ele pode fazer mal para os outros. Quando as mentiras são muito discrepantes em relação à realidade, é mais fácil de identificar o comportamento compulsivo. O mitomaníaco, geralmente, não revela a sua família, nem onde trabalha emprego ou o lugar onde mora.
sombra misterio mentira mitomania
▪ Pxls
Nesses casos, é possível — na convivência — perceber a falta de coerência das mentiras com a realidade. Deve-se não confrontar o mitomaníaco, mas acolhe-lo de forma compreensiva. Em alguns casos, quando ele admite que está mentindo, mas não consegue parar de mentir, fica mais fácil sugerir que procure ajuda técnica. Se o mitomaníaco não admite que mente, uma das formas de tentar fazer com que ele procure um tratamento é conversar com a família dele para ver se os mais próximos conseguem convencê- lo a procurar ajuda. A psicoterapia é um dos tratamentos mais indicados para a mitomania. No processo terapêutico, o paciente entra em contato com o desejo que não corresponde à realidade dele. Nessa técnica, ele vai assumindo a consciência da patologia e analisando quais experiências a sua compulsão pela mentira está relacionada.

A sedução da mentira pode vir pelo desejo de ter reconhecimento, poder e glória. Apresenta o descumprimento das regras éticas ou morais para levar vantagem nos negócios, no ambiente de trabalho e na vida social. O mentiroso sedutor tem o prazer de distorcer toda ideia do que é bom e do que é mau, do que é certo e do que é errado, manifestando uma superioridade sobre todos e seapresentando como autoridade suprema. A mentira é a causa primeira de muitos males com a distorção da verdade para adquirir vantagem pessoal, instituindo-se como valor perverso. O poder de difusão da mentira está na banalização da malignidade que está no
sombra misterio mentira mitomania
▪ Pxls
dia a dia das pessoas, produzindo a insegurança de comunidades, grupos, nações e de países para impor o poder de domínio sobre o outro e do controle financeiro contra a dignidade humana.

O espetáculo da mentira é uma falsa autoexaltação e inicia, geralmente, na família. Desenvolve-se na vida social e nos meios de comunicação. As redes sociais e a publicidade criam - nas pessoas - imagens adulteradas e as lançam nos vazios existenciais para preenche-los com objetos de consumo, por isso que essa publicidade tem a função de alienar e se firma numa mentira metódica. A cada novo engano de marketing é o reforço do anterior, criando a submissão da pessoa que se manifesta inconsciente na negação da vida real. Nas relações da realidade virtual, mentir é o único sentido de sobreviver. Nenhuma pessoa que mente suportar ser questionada, porque ela é vítima das próprias calúnias. Por isso que ela se permite e se constitui como um palco diante da “sociedade do espetáculo”. A sedução da mentira destrói o sentido de beleza à vida.

Finalizo com a frase (adaptada) que está no livro Além do Bem e do Mal (1886) do filósofo, filólogo, crítico cultural, poeta e compositor alemão Friedrich Wilhelm Nietzsche (1844 - 1900): “Fiquei magoado, não por me teres mentido, mas por não poder voltar a acreditar-te”.

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE
  1. Muito forte e verdadeiro 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏✂️🪡🧵

    ResponderExcluir

leia também