Se você está estressado, se está com inapetência para a vida, se se sente mal humorado, que tal uma boa receita? De início lhe digo que o...

Receita do bom viver

receita contra depressao melancolia autoajuda ambiente de leitura carlos romero

Se você está estressado, se está com inapetência para a vida, se se sente mal humorado, que tal uma boa receita? De início lhe digo que os remédios aqui indicados não vão para a boca, e sim, para os ouvidos. E nas farmácias não serão encontrados. A receita que sugiro e que me tem feito muito bem é uma receita musical. E quando falo de música, é evidente que estou me referindo à musica clássica ou erudita.

Então, vamos aos remédios. O primeiro deles, que deve ser tomado pela manhã, logo ao despertar, é a Alla Turca, de Mozart, uma partitura que eleva o ânimo da gente. Acho que Mozart estava de bem com a vida, quando compôs aquela música para piano. Mas também você pode ouvir um concerto de Vivaldi ou a “Valsa das Flores” de Tchaikowsky. Que belo bailado!

Mas a vida não é apenas alegria. Há momentos para a reflexão. Então, ouçamos a Sinfonia nº 5 de Beethoven, espécie de autobiografia do mestre de Bonn. A sinfonia narra a luta do grande surdo contra o destino.

Outra página que eleva e enleva o seu espírito é o Adágio da Nona Sinfonia, também do gênio alemão. Ouvindo-o, parece que você está diante de Deus.

Mas se você prefere dar um passeio num bosque, num jardim botânico, ouça a Sinfonia Pastoral de Beethoven e se deslumbre com o canto dos pássaros, a visão de um lago. Você toma um verdadeiro banho de paz. Também você poderá ouvir a Sonata Aurora, do mesmo compositor, inspirada no canto da cotovia...

A música, a boa música, é uma verdadeira terapia. Mais do que isto, ela faz você transcender.

Para um momento de profunda meditação, temos a Sinfonia nº 5 de Mahler. Aí você transcende ou chora. E que tal uma música de muita paz? Uma música da boa tristeza, que faz você sair, por alguns momentos, deste planeta de expiações e provas. Sugiro o “Réquiem” de Fauré. Confesso que já chorei de emoção ouvindo esta partitura. Minha alma parecia tomar um banho de lágrimas.

Mas vamos adiante. Que tal se divertir um pouco escutando a “Dança Macabra”, de Saint Saens, vendo os esqueletos saindo das catacumbas para um balè à luz do luar? Afinal os defuntos precisam se divertir, segundo a ótica do compositor.

E se você quiser uma música que expresse toda a beleza nativa do nosso país, eu indico a Bachianna nº 5 do nosso Villa Lobos, na qual ele conseguiu colocar a floresta do Amazonas na partitura. Lembrar que o nosso Villa é muito conhecido e respeitado nos países do primeiro mundo.

Musicoterapia! Eis a solução para tristeza, depressão, melancolia, e mau humor. Difícil a música clássica? Que nada. Basta ter uma alma sensível e ouvi-la com o coração.

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE
  1. Receita muito bem vinda!! e Como diz o autor do texto...
    "A música, a boa música, é uma verdadeira terapia. Mais do que isto, ela faz você transcender"....Concordo em gênero.. número e gráu!!sou movido à energia musical!!
    Assim como cada medicamento é um ativo/relativo/antídoto e eteceteraetal ...as notas...a melodia musical em suas sequência de notas ,instrumentações e conjunções ...certamente são ativas em nossas almas e consequentemente em seus respectivos corpos fisicos!!
    Parabéns Sam pela singela realidade de seu texto/ receituário!!!
    Vou aviar estas 👏👏👏
    Paulo Roberto Rocha

    ResponderExcluir

leia também