O castigo de quem não ama, ou nunca amou, é a solidão. Os que amam estão sempre acompanhados de amigos. Por conseguinte, cumprem o mandamen...

O castigo de quem não ama

O castigo de quem não ama, ou nunca amou, é a solidão. Os que amam estão sempre acompanhados de amigos. Por conseguinte, cumprem o mandamento do “amai-vos uns aos outros. ”Difícil, não? Dificílimo. E Jesus disse que se identificariam os seus discípulos por muito se amarem. Esta a grande carteira de identidade do verdadeiro cristão.

Mas, desde quando o homem ama o seu irmão? Não, pelo amor de Deus, não olhe a nossa história, que provou que “o homem é o lobo do homem”, como disse Hobbes, um grande pensador. Já Sartre afirmava que “os outros são o inferno”. E o torturado Augusto dos Anjos afirmava que “o homem que vive entre feras, sente necessidade de ser fera”.

Mas, muita gente poderá monologar: como é possível amar ao próximo como a si mesmo? Para cumprir tão dificílima lição é preciso, antes de amar, compreender. O próximo é um enigma. É preciso decifrá-lo.

O escritor católico Gustavo Corção escreveu um belo livro intitulado “A descoberta do outro”. Muita gente ainda não descobriu o outro, esquecido de que ele é a nossa ponte para Deus. E qual foi a grande recomendação de Jesus? “Reconcilia-te com o teu adversário enquanto estás a caminho com ele”. Bote isso na cabeça se queres ser um verdadeiro cristão. Nada de vingança, de ressentimento, nem de indiferença diante do semelhante.

O importante mesmo é compreender o outro. Da compreensão surge a compaixão, que nada mais é do que se colocar no lugar do próximo, sem jamais julgá-lo. Dirá você: é tão difícil isso, senão impossível... Concordo. Mas, não se esqueça que para Jesus só seremos seus discípulos se amarmos uns aos outros. E lembrar que há muitos que conseguiram aprender essa difícil lição...

A lição é difícil, mas, lembremos, enfatizando o que dissemos acima, que são muitos os que já conseguiram aprendê-lo e praticá-lo, não esquecendo que o castigo do egoísta é a solidão.

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE

leia também