Fé na vida, fé no homem, fé no que virá. Esse recorde da bela canção do compositor Gonzaguinha, Sementes do Amanhã, remete-nos ao cultivo ...

Fé na vida

ambiente de leitura carlos romero marco granjeiro de lima fe confianca em deus espiritismo kardec doutrina espirita

Fé na vida, fé no homem, fé no que virá. Esse recorde da bela canção do compositor Gonzaguinha, Sementes do Amanhã, remete-nos ao cultivo da fé na vida, fé no ser humano e no porvir. Mas, o que significa ter Fé? A Palavra Fé no original hebraico, Emunah é um termo usado no cotidiano do povo Yehudi (judeu), para designar fidelidade, confiança, honestidade, constância, firmeza, dentre outros.

ambiente de leitura carlos romero marco granjeiro de lima fe confianca em deus espiritismo kardec doutrina espirita
Na Língua Grega, traduz Pìsti, cujo significado raiz é: Fidelidade. Ter uma atitude de fé, portanto, é manter a fidelidade aos princípios, aos propósitos. É ter ânimo forte, diante das intempéries da vida.

O que significa ter Fé na Vida? Falar sobre a vida é submergir-se em um oceano profundo de enigmas e desafios. Vivenciamos na atualidade, uma verdadeira pandemia do suicídio, sentimento de desgosto e de desinteresse pela vida. Números alarmantes no mundo todo revelam um aumento considerável de casos de suicídios. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o suicido é uma questão de saúde pública. Em números relativos os estados que registraram o maior crescimento das taxas de suicídios, segundo o Ministério da Saúde foram: A Paraíba (142,9%), Amazonas (131,3%) e a Bahia (104,3%).

Recomendamos a leitura do livro Viver é a Melhor Opção, do Jornalista André Trigueiro. Nele o Autor traz ao debate da sociedade um assunto que tem se mantido como verdadeiro tabu. Aborda com profundidade a situação do suicídio sob vários enfoques, com demonstrações contundentes que afirmam que nenhum ser, independente da faixa etária, condição social, orientação sexual e quaisquer características pessoais ou coletivas, está isento dessa problemática.


Na questão 943, de O Livro dos Espíritos, Allan Kardec, indaga aos Benfeitores Espirituaisa respeito dos motivos que levam as pessoas, sem motivos aparentes, perderem o gosto pela vida e obteve como resposta, três situações comportamentais a destacar: Efeito da Ociosidade, a Saciedade e a Falta de Fé.

A respeito da Ociosidade, de fato, não ocupar utilmente o tempo, pode transformar a vida num vazio existencial profundo, de consequências danosas para a estrutura física, mental, emocional e espiritual do ser.

ambiente de leitura carlos romero marco granjeiro de lima fe confianca em deus espiritismo kardec doutrina espirita
A Saciedade pode representar distúrbio de natureza psicológica cuja raiz é a ansiedade. É o ego adoecido em busca de “remédio” no consumismo, na busca distorcida em preencher os vazios com coisas que nunca preenchem.

Paulo assevera em Hebreus, 11.1-2, que a “Fé é uma posse antecipada do que se espera um meio de demonstrar as realidades que não se vêem”. Reflexões que percorrem caminhos intuitivos e da manifestação do transcendente em nós.

Também sobre a Fé, o Espiritismo leciona sedimentá-la em nós com a argamassa da racionalidade. O termo razão na visão Kardequiana, é empregado como princípio de explicação das realidades, a maneira lógica de pensar, de descobrir relações de causa e efeito. Além do crer, é necessário, sobretudo, compreender.

A Ciência do Infinito oferece elementos para ajudar o ser humano a ter uma vida saudável e feliz. Trazendo respostas, orientando caminhos do Autodescobrimento, a liberação dos conflitos e da transformação moral nas bases do Evangelho do Cristo, fortalecendo assim, a nossa fé na vida.


Marco Granjeiro Lima é educador, mestre em serviço social e presidente da Federação Espírita Paraibana

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE
  1. Maravilhosa mensagem de grande ensinamento para para todos nós. Parabéns Marco!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Marco Lima! Bastante suave suas palavras ao nos trazer a problemática desse assunto tão sério. Nós temos a responsabilidade de acolher, esclarecer, motivar os q se encontram em tamanha aflição silenciosa. Isto mediante o conhecimento q temos adquirido por meio dos Espíritos, no trabalho coordenado por Jesus Amado em gratidão a misericórdia e bondade de Deus, nosso Pai, nosso Criador!

    ResponderExcluir

leia também