Vamos à sessão de despedida. Ou melhor, de desapego! Não é sessão de “descarrego”, alto lá, que pode até ser assunto de outro texto.

Terapia do desprendimento

ambiente de leitura carlos romero cronica conto poesia narrativa pauta cultural literatura paraibana germano romero desprendimento desapego terapia apego despedida efemeridade materialismo ambicao
Vamos à sessão de despedida. Ou melhor, de desapego! Não é sessão de “descarrego”, alto lá, que pode até ser assunto de outro texto.

Desapegar-se é saber diminuir laços que nos apertam. É preciso exercitar o desapego sempre que a salutar luzinha da vigilância se acender na consciência. Um exercício do qual se tira bom proveito.

O apego é perigoso e pode se estender a muita coisa. Até à própria vida. O amor à vida é saudável, talvez nato, intrínseco ao instinto de sobrevivência, entretanto jamais devemos nos esquecer da efemeridade com que flui a experiência terrena, volátil como as nuvens.

Comecemos com o apego às coisas materiais, que tanto seduzem, provavelmente o mais equivocado dos sentimentos. Vamos às miúdas, por exemplo. Uma jóia, uma caneta, um relógio, um objeto de estimação. Procuremos um destes, retenhamo-lo na mãos e fitemo-lo, com toda meiguice, o fascínio que exerce. Em seguida, imagine-se em quais mãos este objeto se haverá, daqui a algumas dezenas de anos, quando não mais estivermos vivos no corpo. A quem seduzirá, iludirá…

Agora, as roupas. O terno ou o vestido mais bonito, mais caro, mais querido. Componha-se com uma destas peças, à frente do espelho, mesmo sem vesti-la. Corteje-a! E pense em quem estará usando-a, num futuro — quem sabe — não muito distante…

Passemos às coisas maiores. O carro, por exemplo. Este objeto que tantos egos infla, tanta vaidade esbanja, principalmente ao desfilar luxo e conforto por onde gritam as desigualdades e indiferenças urbanas. Caso possua um, estando nele ou não, suponha quão pouco tempo de moda dura o glamour de um veículo. Talvez nem valha a pena pensar em quem estará ao seu volante, pois logo logo será um carro sem futuro.

E a casa, o apartamento, a chácara, a fazenda, estes bens maiores que enchem a vida e a vista? Se tiver uma, bem bonita, quanto mais aprazível, melhor. Contemple-a do jardim, do lado de fora, ou, estando em seu interior, lance o olhar pela paisagem que costuma ver da varanda, de uma janela, do terraço. Comece a pensar sobre quem a habitará, usufruindo de tudo, dormindo no seu quarto, circulando pelos sonhos que ali foram vividos.

Agora a melhor parte da sessão. Depois de refletir sobre aquilo a que tanto nos apegamos, sejam livros, roupas, carros, jóias, casas, lembremos das pessoas que nos cativam, que são caras e amadas. Assim como os anéis, nenhuma nos pertence para sempre. Não chegaram aqui conosco, nem conosco partirão. E, como tudo que nos cerca, estarão presentes, em carne e osso, apenas temporariamente. No futuro, quem sabe, frequentarão as mesmas órbitas… é possível.

Se o mundo que nos cerca, o visível é passageiro, fugidio e evapora com o pó que nós seremos, o oculto não se vai. O que é edificado com emoção e sentimento das virtudes e lembranças, e de outros “objetos”, será visto para sempre com o olhar que sobrevive.

Na sessão de desapego estes itens não se inserem. Nem há como evitá-los, pois nasceram enraizados. É o que se chama carma, vestimenta cultivada, que se tece evoluindo, da qual nunca nos despimos. Se quisermos que suaves sejam as cores que veremos, com macia vestimenta e o conforto de viver sem apego ao que se perde, conquistemos, desde já, só o que daqui, um dia, para sempre levaremos.

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE
  1. Belissimo texto Germano... O desapego é " Ter sem possuir" ..Os béns materiais são efemeros!!!
    Concordo "ipsis literis"...
    Felizmente já tenho essa facilidade!!!
    Paulo Roberto Rocha

    ResponderExcluir
  2. Perfeito, Germano Romero. Os pomposos romanos dos tempos do Império tinham por hábito fazer com que junto de toda pessoa aclamada num desfile triunfal, seguisse alguém que ficasse lhe repetindo "Lembre-se de que vai morrer", "Lembre-se de que vai morrer". Todos temos orgulho do teto da Sistina, porque sabemos que foi um ser humano - como nós - que o criou. O coro da Nona Sinfonia? Foi obra de um de nós. O zero? De um de nós. A escrita? De um de nós. O computador? De um de nós. Por isso Neil Armstrong deixou na Lua uma placa onde se diz que ali foi dado um pequeno passo humano, um salto da humanidade. É isso que deixamos. Do quadro "Casal Arnolfini" - arte suprema, assinada por um tal de van Eyck, ao espelho "olho de peixe" que se vê na parede ao fundo do quarto dos retratados, com a moldura contendo os passos da Paixão, preciosidade de um anônimo artesão, como o lustre no teto, - e como é belo o trabalho meticuloso de quem concebeu e costurou o vestido da senhora, o ceramista que produziu o piso caprichado do apartamento.Todos se foram, mas o que nos deixaram ... permanece. The rest... is silence.

    ResponderExcluir

leia também